Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Resumo: Memphis Grizzlies vs SA Spurs (jogo 2) WCF




Este vídeo resume basicamente o que se passou no jogo de ontem:

Era exactamente assim que eu ia começar o resumo desta partida mas como sabemos, devido a recentes eventos na actualidade desportiva portuguesa, nunca devemos "lançar os foguetes antes da festa".
O que parecia estar destinado ao intervalo a ser mais um jogo sem historia tornou-se num desafio apertadíssimo em que pelos vistos a capacidade de sobrevivência dos Spurs falou mais alto.


Mas já lá vamos....

O 1º período da partida foi feio para ambas as equipas.
Os Spurs começaram bem chegando ao 0-7 no marcador com 8:00 min ainda para jogar mas depois a falta de eficácia ofensiva por parte da equipa de Memphis pegou-se e o período acabou com um fraco 13-15 a favor dos Spurs.
Ambas as equipas tinham feito bem o seu "trabalho de casa" e que estavam muito bem preparadas para se defender uma à outra.

No 2º período muita coisa aconteceu....
A partida esteve equilibrada até à marca dos 4:37 min em que a equipa de San António liderava por 3 mas a partir dai Memphis deixou simplesmente de marcar tendo os Spurs feito um parcial de 13-1 e fechando o período com o marcador fixado nos 46-31.

Sinais + ao intervalo:

  • Matt Bonner também conhecido como Red Mamba esteve muito activo especialmente na defesa (qualidade que pouca gente lhe atribui) e ofensivamente foi chave para que o seu defesa Z-Bo o acompanha-se para a linha de 3 pontos. Esse facto ajudou tanto nas penetrações do seu base francês como na movimentação da bola visto que o espaçamento com ele em campo era muito melhor do que o que acontecia com a dupla Duncan/Splitter.
  • Tony Parker acabou a 1ª parte com 8 assistências e foi o elemento chave nas saídas rápidas depois de lançamentos falhados pela equipa dos Grizzlies.
    Controlou o ritmo do jogo e aumentou-o com sucesso sempre que o seu treinador e as circunstâncias assim o permitiram.
  • A Defesa dos Spurs ao negar a bola ao "ganha pão" da equipa contrária (a imagem fala por sim) :
(Diaw nega a bola pela frente enquanto Manu e Joseph evitam a possibilidade de lob)




Sinais - ao intrevalo:
  • Mike Conley com problemas de faltas foi cedo para o banco.
  •  Tayshaun Prince e Tony Allen foram completamente invisíveis ofensivamente e o segundo cometeu bastantes erros na defesa também.
  • Z-Bo completamente frustrado com a defesa excelente que os spurs estavam a fazer negando-lhe a posição no poste baixo acabou a 1ª parte a lançar 1/10FG.
Memphis acabou a 1ª parte a lançar 25% de campo enquanto San Antonio chegou aos 45%.
Depois de uma 1ª parte cinzenta onde só a run dos Spurs conseguiu animar o jogo esperava que o mesmo acontecesse na 2ª.
Estava completamente enganado!
O ritmo aumentou bastante e o jogo que ao intervalo estava 31-46 chegou ao final do 3º período chegou aos 64-76.
De assinalar que tanto Mike Conley como Tony Parker aceleraram o ritmo de jogo e que os ataques de ambas as equipas estiveram infinitamente melhores que as suas respectivas defesas.
Memphis conseguiu "esconder" melhor o Z-Bo na defesa e o mesmo começou a ser mais agressivo no ataque. Neste mesmo período Randolph lançou o seu primeiro lance livre das finais de conferência, o que é algo impressionaste depois dos números que apresentou nas séries anteriores.

No 4º período tudo animou!

A defesa de Memphis apertou e San António deixou de atacar o cesto (apenas lançaram 4 lances livres em toda a 2ª parte).
Z-bo começou a estar mais envolvido no jogo ofensivo da equipa e os mesmo ganharam mais 15 ressaltos ofensivos que a equipa do Texas dando sistematicamente segundas oportunidades no ataque e abrindo a janela para uma recuperação.
Duncan com problemas de faltas ficou mais de metade do período no banco.
 Do lado de Memphis, Pondexter para além de um triplo importantíssimo que meteu a sua equipa a 5 pontos de distancia fez esta maldade ao Boris Diaw.

Após mais uma má execução ofensiva por parte dos Spurs no ultimo período, Ginobili, apanhado em contra pé, comete uma falta flagrante em Tony Allen cortando assim a vantagem de SAS para 2 após concretizados os lances livres.
Depois de aproveitar um Pick & Roll com Marc Gasol, Conley consegue marcar um floater a 18 segundos do final que empatou o jogo e levou-o para prolongamento.

A equipa da casa lançou no 4º período 19 vezes conseguindo apenas finalizar 4 delas.

No prolongamento o cansaço dos Grizzlies e a experiência dos Spurs falaram mais alto.
Memphis tentou concretizar uma reviravolta que provavelmente seria o marco desta série mas deixou de executar ofensivamente demorando bastante tempo com montar e a iniciar o ataque.
O mesmo levou com que a equipa, já sem pernas, apenas marcasse 2 dos seus 12 lançamentos de campo em OT.
.
Tim Duncan (problema de faltas) que jogou muito menos minutos que o seu colega Tony Parker tomou as rédeas do jogo e marcou 6 dos 8 pontos da sua equipa  no prolongamento.
San António assim "sobrevive" e leva a series para Memphis com o sentimento de missão cumprida, pois esta a 2 vitórias de chegar às Finais da NBA 


MVP
Tony Parker
15 pts-18 ast-5 res 2-TOs
O Francês embora tenha lançado com uma percentagem de lançamento teve o controlo completo do jogo.
Aumentou o ritmo sempre que preciso, envolveu os seus colegas de equipa e através das suas penetrações criou o pânico ao usar o Pick & Poll  para penetrar o coração da defesa contrária.




Memphis apesar de não ter arrancado a vitória consegui provar que os Spurs são "mortais" e com os 2 próximos jogos na "GrindHouse" tem todos os motivos para estar confiante.
Tony Allen e Tayshaun Prince que combinados apenas marcaram 2 em 14 lançamentos tentados têm que ser mais assertivos no ataque e o primeiro tem de acertar as suas  rotinas defensivas pois é apanhados varias vezes a "dormir" sem bola ou então fora de posição.

Costuma-se dizer que uma série só começa depois da equipa da casa perder e por esse mesmo motivo a série está tudo menos terminada.
Lembram-se daqueles 2-0 que Memphis tinha em desvantagem aos Clippers na 1ª ronda?
Lembram-se das 4 vitórias seguidas que San António encaixou frente a OKC no ano passado depois de estar a ganhar 2-0 e de estar a praticar o melhor basquetebol que me lembro de ter visto na NBA?

Seria então melhor guardarem para já os foguetes porque a festa pelos vistos acabou de começar!

Cláudio Landim

2 comentários:

  1. Parabéns Cláudio Landim, não conhecia o blog, mas gostei muito do resumo.....Bom Trabalho Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

      Não será o ultimo resumo esteja descansado.
      Amanhã temos mais um ;) Abraço e mais uma vez obrigado pela simpatia.

      Eliminar