Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

terça-feira, 16 de julho de 2013

Regras básicas do Mercado de Transferências






"Afinal como é que funciona o mercado de transferências da NBA?"
"Como é que a minha equipa pode conseguir contratar o jogador X?"
"Será que o jogar Y pode jogar na equipa Z em 2015 ou está fora de alcance?"



Estas são dúvidas que geralmente não são desfeitas e isso leva a que sejam ditas algumas barbaridades sobre o destino de certos jogadores.



Não há problema nenhum em relação ao desconhecimento que grande parte de nós temos pelas regras do mercado de transferências mas é um pouco frustrante, ter uma discussão sobre possíveis aquisições quando os intervenientes não sabem sequer o que é um restricted free agent ou uma clausula de amnistia.



Não se sintam mal porque o mercado de transferências e as movimentações da NBA são algo muito complicado de entender para um fã casual.



Eu no outro dia estava com alguma bastante dificuldade em entender o quê que o Howard podia valer aos Lakers numa sign and trade com os Clippers! upps....

Vamos então tentar deixar aqui alguns conceitos básicos das regras que regem a liga.
Atenção que dentro destes conceitos existe milhentas nuances escondidas, que só serão assimiladas com o tempo.


Não se assustem!!!!
É o Futebol!

O desporto mais popular do mundo e que por enquanto, aqui em Portugal, domina as páginas principais dos jornais e as telas de TV.

No desporto do "povo" sempre se viveu a lei do mais forte.
Os clubes "pequenos" ou com menor poder financeiro, descobrem e formam jogadores para depois um desses "devoradores de mundos" aparecerem do nada com uma mala cheia de dinheiro para o jogador, outra mala para o agente e outras 6 malas para a equipa.
 E assim lá vai o grande talento da terra para o todo poderoso €uros Futebol Clube.
Esta história repete-se vezes e vezes sem conta.


Na ultima década têm aparecido várias equipas com bastantes Petrodólars à cabeça e isso tem feito com que essa tendência se acentue ainda mais, fazendo com que equipas que não valiam uma carcaça há um par de dias, hoje já valham uma Companhia das Sandes.

Na NBA não existe esse conceito de "comprar" jogadores.
Um jogador a meio do contrato não pode ser "vendido" para outra equipa porque não é assim que a liga funciona.
A NBA possui bastantes regras para que não aconteça o mesmo que aconteceu nestas ultimas épocas com o futebol e uma dessas principais regras é o salary cap!



"O que é o Salary Cap?"

O Salary Cap ou o Tecto Salarial em português, foi criado para que a NBA fosse o mais competitiva possível e para impedir que equipas como os Knicks e ou Lakers (que têm muito mais dinheiro que os outros) consigam ter uma equipa de super estrelas enquanto os Bobcats e os Bucks, que são de mercados mais pequenos, fiquem apenas com as sobras.

Isto na teoria não afasta as grandes estrelas dos grandes mercados mas faz com que (normalmente) cada equipa tenha pelo menos uma estrela no plantel .

O Salary Cap na sua essência é o limite total que as equipas da NBA podem gastar em salários com os seus jogadores.

A formula para calcular este limite está sujeita a várias regras e excepções complexas e isso faz com que o mesmo possa ser ultrapassado.

A verde temos então representado o Salary Cap que para o ano estará fixado nos $58.68M.
Abaixo dele podemos ver uma linha com a legenda "MÍNIMO".
Essa marca estabelece o mínimo que uma equipa deve gastar por época em salários com o seu plantel. A diferença entre o salary cap e os encargos que a equipa tem em salários de jogadores chama-se CAP SPACE.
(Ex: Se uma equipa tiver $50M em ordenados para pagar o seu cap space será de $8.68M)

"Porquê estabelecer um limite mínimo?"

O limite mínimo serve geralmente para 2 coisas:
  1. Evitar que os donos forretas de algumas das equipas cortem com as despesas (o que tornaria a equipa num conjunto pouco competitivo.)
  2. Para evitar que as equipas que estão em modo "Tanking" (perder +/- de propósito para sacar escolhas altas no draft) cortem nos custos enquanto estão na mó de baixo.
"O quê que acontece quando as equipas ultrapassam esse limite mas não chegam à marca do Luxury Tax?"

As equipas perdem a maior parte das liberdades negociais que têm e passam a depender das "exceptions" (excepções) para contratar jogadores.
Já falaremos dessas excepções mais à frente.

"Então e as equipas que ultrapassaram os $71.74M e já estão na zona de Luxury Tax?! O que lhes acontece?

Antigamente estar na zona de Luxury Tax (Impostos de Luxo) não era muito problemático.
Esta marca foi criada com a mesma intenção que o Salary Cap. Ela tenta fazer com que as equipas com capacidade financeira mais elevada não abusem do seu poderio econômico para tirar vantagem do mercado.


As equipas que se encontram nesse patamar têm ainda mais condicionantes, no que toca à negociação de contratos e o mais importante:

Pagam multas à liga por cada $ que gastem para além dos $71.748M.

Com esta nova CBA o que antigamente eram "peanuts" para os Knicks, Lakers, Nets, ect, hoje já faz mossa.

Lembram-se do Lockout que aconteceu há 2 anos atrás porque os donos das equipas achavam que estavam a perder demasiado dinheiro e queriam equilibrar a balança entre eles e os jogadores?
Pois não foram só os jogadores que perderam dinheiro com estas negociações.

As equipas mais gastadores viram ser-lhes dadas 5 ou 6 machadadas que vão fazer com que a diferença entre elas e os mercados pequenos seja ainda menor.

Em 2011-12 as equipas pagavam 1$ por cada $ gasto acima da Luxury Tax line e esse dinheiro era redistribuido por todas as equipas que estivessem abaixo da marca ou seja:
(Ex. Se uma equipa estivesse $15M acima dessa linha teria de pagar à NBA outros 15M$, que posteriormente seriam redistribuídos pelas equipas cumpridoras.)

O problema é que as regras para o ano mudam e quem quiser andar a "vadiar" muito acima da marca estipulada vai ter de abrir os cordões à bolsa.




Com a nova CBA os Brooklyn Nets que têm uma folha de pagamentos situada nos $102,290,526 vão ter de pagar aproximadamente $80 milhões em impostos.

Para colocar em perspectiva este valor, sabem o quê que também custa $80M?!
O plantel dos bi-campeões, Miami Heat... Completo!

Estas multas aumentam sempre que a distância da marca limite cresce e têm mais um pequeno senão para os grandes gastadores...

Ele castiga quem já cometeu o "crime" no ano anterior e pune ainda mais severamente os franchises que por qualquer motivo, se recusam (ou são incapazes) de fugir da zona vermelha do gráfico.




O problema destas multas é que vão causar alguns problemas nas equipas com bolsos fundos mas vão causar ainda mais problemas às equipas de mercados pequenos/médios.

Agora já percebem porquê que OKC trocou James Harden? Já entendem porquê que se fala do fim do Big 3 em Miami?

 Eu já sei que alguns de vocês estão a pensar na vossa cabeça que a equipa vai-se manter unida enquanto os Heat continuarem a ganhar campeonatos mas isso não vai acontecer e o verniz está quase a estalar (Verão de 2014).


FREE AGENTS

Vocês podem se esquecer de tudo o que vai ser falado neste artigo mas por favor, não se esqueçam desta parte.
Free agents são os jogadores que chegaram ao final do seu contrato.
Mas existem 2 tipos de Free Agents e isso
é a 1ª coisa que vocês têm de procurar saber quando alguém menciona que jogador "Y" será free agente daqui a pouco tempo.

  • Os Unrestricted free agents:
São jogadores livres e podem assinar por quem quiserem. O seu destino geralmente não depende de terceiros.
(Ex. Dwight Howard ou CP3 em 2013, foram unrestricted free agents.)


  • Os RESTRICTED free agents:
Estes jogadores não têm o destino nas suas mãos.

No final do seu contrato de Rookie os jogadores com este tipo de cláusula estão sujeitos a que uma equipa (que não a sua) faça-lhes uma oferta no valor de $X milhões (existe um valor mínimo).

Se o jogador aceitar a proposta a sua equipa terá 3 dias para igualar a oferta, senão perderá o atleta.


(Ex. Kyrie Irving no final do seu contrato será Restricted Free Agent.
Os LA Lakers estão interessados nele e oferecem-lhe o contrato máximo. O base como quer ir para LA, aceita a oferta.
Os Cavs decidem igualar a oferta dos Lakers (seja ela qual for, mesmo que isso implique ultrapassar o salary cap) e assim mantêm o jogador.)

Isto faz com que muitos destes jogadores ganhem muito mais do que aquilo que deveriam e o caso de Deandre Jordan é o mais flagrante que me lembro ter visto recentemente.

Jordan recebia perto do salário mínimo quando começou a jogar pelos Clippers.
Quando o seu contrato acabou ele tornou-se um RESTRICTED free agent e os Clippers já tinham uma proposta preparada para ele.

O problema é que os Golden State Warrios foram "meter o nariz" e ofereceram a DJ um contrato de 4 anos no valor de $43 milhões. Os Clippers para não perder o jogador, igualaram a proposta e lá foram os Golden State Warriors, assobiar para outro lado enquanto LAC retinha um jogador com o custo muito maior do que aquilo que pretendiam oferecer.

Por isso da próxima vez que disserem que no Verão de 2014 querem Paul George e John Wall (Sim, estou a falar com vocês caros Laker fans), façam esta pergunta a vocês mesmos:

"Se nós oferecermos um contrato máximo ao Paul George será que os Pacers não igualam a oferta para o manter?!"


Se depois de fazerem essa pergunta a vocês mesmos acham que os Pacers ou os Wizards não vão igualar a oferta feita ao seu melhor jogador, acho que está na hora de ir fazer oh oh .....

Exceptions (excepções)

Mesmo quando as equipas estão acima do tecto salarial, a NBA deixa que as mesmas contratem jogadores usando exceptions.
No quadro temos  todas as excepções e a seguir falaremos apenas das mais importantes.

(Clica na imagem para aumentar)

Mid-level Exception

Uma vez por ano as equipas da NBA podem usar esta MLE para contratar um jogador, por uma quantia máxima de dinheiro pré-definida.
Esta MLE pode ser dividida em vários jogadores.
A quantia máxima e a duração dessa MLE só dependem da situação salarial da equipa:
  • A MLE tem o valor de $5M e pode ter a duração de 5 anos se a equipa estiver acima do tecto salarial (antes ou depois da contratação) mas que não tenha pago Luxury Taxes no ano anterior
  • As equipas que não têm espaço salarial e pagaram Luxury Taxes têm direito a uma MLE de 3 anos no valor de $3.18M.
  • As equipas com cap space  antigamente não tinham direito a esta excepção mas com a nova CBA vão passar a ter também uma MLE de 2 anos, no valor de $2.65M .

Larry Bird Exception

  • Esta deve ser a excepção mais importante e mais conhecida de todas. Ela tem este nome porque os Boston Celtics foram a 1ª equipa na história da NBA a poder ultrapassar o tecto salarial para renovar com o seu jogador (Larry Bird). Deron Williams por exemplo exemplifica bem o que são os Bird Rights.Os Nets estavam acima do tecto salarial e ainda assim puderam fazer uma oferta máxima ao jogador porque detinham os seus direitos. Para ser candidato a estes "Bird Rights" um jogador tem de ter pelo menos 3 épocas de contrato cumprido com a mesma equipa ou então com outra equipa, desde que não tenha chegado lá através da free agency ou tenha sido dispensado pelo meio. Quando um jogador é trocado os seus Bird Rights passam para a equipa que o recebe.

Minimum Salary Exception

  • Esta excepção é a mais usada na liga e permite que as equipas acima do tecto salarial contratem jogadores oferecendo o salário mínimo. As equipas podem contratar quantos jogadores lhes apetecer com esta excepção.

Traded Player Exception


  • Esta excepção acontece quando a equipa Y envia um jogador para a equipa Z mas recebe em troca um atleta com um ordenado muito menor do que aquele que o jogador que enviou possui-a. Ela é muito útil quando trocamos draft picks por jogadores já a jogar na NBA porque essas picks não têm salário. A equipa que enviou o jogador com o ordenado mais alto, recebe uma excepção válida por 1 ano para gastar mas pode não o fazer, deixando a mesma expirar. 
  • (Ex. Os Lakers trocaram Lamar Odom para os Dallas Mavericks e receberam uma exception no valor de $8.9 million e uma 2nd round pick. Essa excepção mais tarde serviu para absorver o contrato de Steve Nash no valor de $9.70M.)

Opções de contrato


No final do contrato de um jogador, muitas vezes vemos uma TEAM OPTION ou uma PLAYER OPTION.

Isto quer dizer que nesse último ano a equipa (caso seja uma team option) ou o jogador (caso seja uma player option) tem direito a escolher se continua com a equipa/jogador mais um ano, ou se o jogador se torna um free agent antes do começo dessa derradeira temporada.

(Ex. Andrei Kirilenko tinha uma PLAYER OPTION no valor de $10M com os Wolves. Em vez de optar por ficar com a equipa, recusou essa option e assinou pelos Nets).


Sign and Trade

Um sign and trade (assinar e trocar) acontece quando um jogador que é free agent, renova com a sua equipa e é trocado no mesmo instante.
Esta situação ajuda tanto o jogador (que assim recebe mais do que iria receber na sua nova equipa) como a equipa que assim não perde o jogador por nada.
(Ex. JJ Redick era Free Agent e estava com a intenção de abandonar os Bucks. JJ queria um salario elevado, os Bucks queriam algo em troca para não ficar de mãos vazias e os Clippers queriam alguém que facilita-se a troca com os Suns.
Então os Bucks aceitaram duas 2nd round picks para não ficar de mãos a abanar, cedendo assim os bird rights de Redick aos Clippers).
Na nova CBA uma equipa que esteja acima da Luxury Tax line não pode receber o jogador que assina um sign and trade. (Lakers, Nets, Knicks ect...)


Trocas 


  • Equipas abaixo da Salary Cap podem trocar jogadores sem ter particular atenção aos salários dos mesmos, desde que depois da troca não terminem $100,000 acima do tecto salarial.
  • Equipas acima do salary cap podem efectuar uma troca desde que a mesma não os faça passar a marca da luxury tax. Podem receber 100% do salário que enviaram +$5M. (Ex. A equipa ABC troca o André para a equipa XYZ. O André recebia $10M por ano, logo a equipa XYZ  pode enviar para a antiga equipa do André, 100% do salário dele+ $5M = $15M).
  • Nenhum Free Agent que tenha assinado durante as férias de Verão pode ser trocado até 15 de Dezembro. Isso impede que jogadores sejam contratados apenas com o intuito de servir como moeda de troca.
Amnistia

Toda a gente já ouviu falar deste conceito porque ele é usado por tudo e por nada, sempre que algum fã se quer ver livre de um jogador que acha estar a mais.


Afinal o que é a amnistia?!



Amnistia é uma provisão que pode ser usada desde a época de 2011-12 até à época de 2015-16 (APENAS 1 VEZ), durante 7 dias do mês de Julho.
A amnistia só pode ser usada em jogadores que já estavam na equipa em 2011-12.
Aqui está a lista dos jogadores em que se pode usar a amnistia e dos jogadores onde a mesma já foi utilizada
(Podem acrescentar Metta World Peace  e Linas Kleiza à lista).

A A amnistia consiste na dispensa de um jogador.
Mas essa dispensa não é normal e quando o jogador é removido, o seu salario deixa de contar para a salary cap ou da luxury tax.
Embora a equipa (em princípio) tenha que pagar a totalidade do seu salário, o mesmo deixa de fazer parte das contas para apurar o tecto salarial e isso pode dar grande espaço de manobra a um franchise encalhado, com um contrato tóxico em mãos (Ex: Gilbert Arenas).

Depois de um jogador ser amnistiado ele é colocado num "leilão" em que a equipa que mais dinheiro der por ele terá direito a ficar com o mesmo.
Todas as ofertas são cegas ou seja, ninguém sabe se há ofertas rivais nem o seu valor se as mesmas existirem.

Apenas as equipas abaixo do salary cap podem entrar no leilão enquanto as equipas acima da marca apenas podem ficar com o jogador se o mesmo não tiver nenhuma oferta. Se não houverem ofertas ele passa a ser um free agent. (Ex, Metta World Peace assinou pelos Knicks depois de não ter sido feita qualquer oferta por ele. LA tem de lhe pagar a totalidade do salário de qualquer maneira).

Quando um jogador é perseguido por uma equipa nesse leilão, o conjunto que o amnistiou só tem de pagar a diferença entre a oferta vencedora e o salário do jogador.
(Ex. Miami usa a amnistia em D Wade que recebe cerca de $18M/ano. Wade vai para leilão e a partir dai há 2 opções:
  1. Nenhuma equipa faz uma oferta pelo jogador e ele torna-se num free agent, tendo assim Miami que pagar a totalidade do ser salário.
  2. Suponhamos que os Mavs ofereciam $3M e os Pelicans $5M. Wade iria jogar para os Pelicans e Miami teria que pagar "apenas" $13M, sendo que esses mesmos 13 milhões não contam para o Salary Cap nem para os Luxury Taxes.)



Aqui estão as 2 listas de salários máximos e de salários mínimos, consoante os anos que o jogador já leva na liga.




A exception referente aos contratos máximos chama-se "Derick Rose Rules" e pode ser aplicada quando um jogador é votado para 2 jogos All Star, é eleito 2 vezes para a All NBA Team ou já ganhou um MVP

Esta regra faz com que as jovens estrelas da liga sejam recompensadas pelo seu sucesso precoce e possam-lhes ser oferecidos contratos no valor de 30% da salary cap, com uma duração mais longa (5 em vez de 4 anos.)

Acho que conseguimos cobrir os pontos mais importantes que regem o funcionamento financeiro da NBA.

Espero que vos tenha conseguido ajudar e que não tenham adormecido pelo meio mas este foi um artigo com o intuito de ajudar quem não entende os processos negociais da liga.

No próximo artigo voltaremos a falar de basquetebol dentro das 4 linhas ;)


Obrigado pela leitura!




Fontes: 
https://en.wikipedia.org/wiki/NBA_salary_cap
http://www.cbafaq.com/salarycap.htm





18 comentários:

  1. Obrigado por esta excelente explicação das regras financeiras da NBA!
    Fiquei a perceber muito melhor todos estes conceitos!
    Excelente trabalho!


    Luís da Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura Luis.
      Fico feliz por poder ter ajudado ;)

      Eliminar
  2. Muito agradecido!

    Continua o excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom, sempre já deu para perceber algumas coisas que não sabia, tal como as taxas e as excepções. Há algum sítio onde se possam ver os salarios actuais das equipas?
    Cumprimentos.
    DP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura DP.

      http://www.hoopsworld.com/nba-salaries

      Eliminar
  4. wow, apenas wow muito obrigado isto esclareceu me todas as minhas duvidas :D

    ResponderEliminar
  5. Bom artigo. Acho que ficou a faltar referir os Early Bird rights e explicar o que é um "cap hold" num jogador que tenha Bird Rights.

    Exemplo: O Kobe tem um contrato de 30M (aproximadamente) que termina este ano. Teria direito a ultrapassar o cap se assinasse com o Kobe. No entanto, até ele assinar e apesar de terem menos de 10M garantidos em salários para o ano que vem, na realidade teriam 30M de "cap hold" resultantes do contrato anterior. Ou seja, até assinarem ou abdicarem do Kobe teriam 40M de cap ocupado apesar de só terem menos de 10M de contratos.

    Esta regra foi criada para impedir as equipas de usarem o cap space para assinar quem quisessem e depois quando o cap space esgotasse assinassem os seus próprios free agents.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura.

      Não achei os 2 pontos relevantes para quem não sabe sequer o básico mas mais logo acrescento o 2º ponto que mencionou.
      Obrigado Ren ;)

      Eliminar
  6. Muito bom Landim.

    Mesmo eu que gosto de seguir a NBA por perto e tenho sido forçado a perceber as regras dos salários (não dá para ser adepto dos Knicks sem saber o básico lol) vi aqui elucidados alguns pontos em que tinha dúvidas.

    Há coisas que não foram faladas mas para iniciação parece-me perfeito. Se complicasses demais podias "assustar" ou confundir os que estão a tentar começar a perceber.

    Parabéns, continuem assim.

    SD,
    Xait

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela simpatia João.

      E mais outro pela leitura ;)

      Eliminar
  7. muito obrigado pela explicaçao...continua com o optimo trabalho..muito bem explanado e ilucidativo.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom Landim. É preciso inteligência e acima de tudo muita dedicação para pegar em assuntos mais sensíveis e mais complexos (já o tópico sobre a Defesa está muito bem conseguido), descascar tudo e depois servir como tu serves; simples de ingerir. Aí o mérito é todo teu. Continua o bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arigato Luis.

      Obrigado pela leitura e pelo comentário muito simpático!
      Vamos tentar não vos desapontar ;)

      Eliminar
  9. Parabéns pelo trabalho, está impecável.
    Apesar de tudo os meus Knicks nem estão numa má posição a médio prazo, penso que só têm o JR sob contrato para além de 2014...

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Os Knicks vão estar bem desde que o Isiah não mande naquilo outra vez.
      Muito dinheiro para gastar, mercado apetecível e equipa revitalizada.

      Quem vai dizer que não a NY?! ;)

      Obrigado pela leitura Fitzx.

      Eliminar