Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

domingo, 9 de junho de 2013

"Antigamente é que era bom!" Será mesmo assim?! (90s vs 00s)



"No meu tempo é que era bom!"

Disseram os meus avós, diziam os meus pais, digo eu hoje e dirão os meus filhos amanhã, se um dia tiver o azar a sorte de os ter.
Transportando essa expressão para a NBA criou-se um mito (ou não) que a geração que jogou nos finais dos anos 80 e princípios dos anos 90 era composta por um grupo de "vacas sagradas" que só estavam ao alcance daqueles que os antecederam.

A Team USA de '12 nunca derrotaria a Dream Team de '92, Kobe nunca alcançaria Jordan, Artest nunca seria o defesa que Pippen foi, Dwight seria uma nulidade se tivesse jogado nos anos 80 e toda uma lista de comparações que acontecem semana após semana e que eu podia continuar a enumerar.

Todas elas têm um denominador comum! A valorização das Lendas que já acabaram as suas carreiras e já têm as suas camisolas penduradas no teto dos pavilhões, em detrimento das jovens estrelas que ainda não "fecharam a loja" e continuam a lutar por um legado melhor.

A ultima acha atirada para a fogueira foi da autoria do nada controverso Dennis Rodman, que disse o seguinte :

"Lebron seria um jogador normal se jogasse na Era em que eu joguei."



Acrescentou também que se MJ jogasse hoje, marcaria em média 40 pontos sem sequer suar.
Não satisfeito, The Worm acrescentou  que as equipas da altura arrasariam as equipas desta Era.
Para terminar falou do fator "pancada" contando que um jogador nos anos 90 levava um golpe duro, lançava lances livres e depois continuava o jogo como se nada fosse.

Vamos tentar entender hoje, se esses comentários são verdadeiros ou não e vamos também tentar falar de outros temas que envolvem este "duelo" entre a Era de Rodman e a de Lebron.

Estamos a falar de cenários hipotéticos e não de factos por isso se não tiverem uma máquina do tempo por ai, não as assumam como dogmas nem como completos disparates.



Antes de começarmos a falar de jogadores e equipas temos de falar das regras.

HandChecking (clica no link)

Uma das regras que transformou a NBA numa "Via Verde" para os jogadores exteriores.
Traduzido para português seria literalmente controlar ou deter o atacante com as mãos.

A NBA, com Jordan (Galinha dos ovos de ouro) como seu cabeça de cartaz estava a atrair um publico mais vasto do que alguma vez tinha feito e por esse motivo decidiu abrir o jogo e privilegiar o espetáculo (ofensivo).
A liga que até à altura tinha no seu top 10, sete ou oito gigantes, mudou drasticamente o tipo de defesa que se podia aplicar sobre um atacante no perímetro.

Antes da regra os defesas exteriores podiam ,controlar os defesas com as mãos, dar pequenos toques, usar resistência física para parar um jogador e até agarrar ou enganchar jogadores sem bola, para que eles não conseguissem obter uma posição favorável.

A implementação da regra começou em 94 e chegou ao que é atualmente em 2004.
Ser um jogador exterior naquela altura, era claramente mais difícil do que é agora.

Faltas Duras (clica no link)

Como podem ver no link as faltas eram muito mais duras do que são agora.
O que hoje é falta, antigamente era um toque.
O que hoje é uma técnica, antigamente seria uma falta de jogo.
O que hoje é uma expulsão, antigamente seria uma falta técnica.

Ou seja, os jogadores que já eram defendidos de maneira condicionada ainda eram alvos destas "prendas" por parte dos adversários.
Nunca se estava a salvo deste tipo de jogadas e tudo o que os jogadores atingidos tinham a fazer era lançar os lances livres e voltar à carga.

A máxima "o que não me mata torna-me mais forte" era levada à letra e quem não tivesse esse tipo de mentalidade não se aguentava muito tempo na liga.

O expoente máximo da fisicalidade que existia nos finais dos anos 80 e princípios dos anos 90 são as "
Jordan Rules" (clica no link).
Uma tática desenvolvida por Chuck Daly para parar MJ usando vários double e triple teams. Para além da componente técnica, os Bad Boys de Detroit tinham como intenção "bater" em MJ sempre que o mesmo fosse possível.

A cereja no topo do bolo é a regra que vamos apresentar a seguir...

3 Segundos Defensivos (clica no link)

Esta regra só foi implementada em 2001.

Antes disso era possível que um jogador permanecesse dentro da área pintada mais do que 3 segundos, sem que tivesse que estar a um braço de distância de quem estava a defender.

Os jogadores exteriores cada vez que penetravam tinham lá em baixo um "camião"  estacionado no garrafão, que ficava à espera de qualquer "peão" mais distraído para lhes passar por cima.

Esta regra fazia com que fosse muito mais complicado acabar com lançamentos perto do cesto.



Agora que já entendemos algumas das mudanças de regras mais importantes da liga, nos últimos 20 anos podemos falar da afirmação que Rodman fez sobre LbJ....

Pensando melhor vamos falar antes de um pequeno, GRANDE jogador que viveu "o antes e o depois", sentindo na pele estas mudanças .
Um jogador que não tinha a estampa física que King James tem mas que pelos vistos não foi muito afetado pelas regras "barbaras" que fazem com que um jogador que hoje marca 30 pontos por jogo, nos anos 90 marcasse apenas 15.

Alguém conhece este rapaz?


Allen Iverson que ainda não desfilava pelos campos da liga, de manga no braço e cabelo trançado, já fazia estragos nos anos 90.

AI foi o Rookie do ano em 1997 e mais tarde MVP da liga. Era um jogador indefensável!!! A sua rapidez e a sua técnica individual faziam com que The Answer fosse um dos talentos mais temidos da NBA.

Vamos lá tentar entender se as regras alteraram os dados estatísticos do base de Filadélfia:

(clica para aumentar)

Pelos vistos não houve nenhum aumento substancial depois da implementação das regras.
AI não ia muitas mais vezes para a linha de lance livre e não passou a marcar mais 10 ou 15 pontos do que marcava antes!
 Mas o pequeno MVP também não era tosco nenhum e antes das HandChecking Rules ou das defesas zona já conseguia dominar o jogo.

Um dos jogadores mais rápidos de sempre e que agora não podia ser limitado fisicamente continuou a produzir o que sempre produziu.

E isso leva-nos a Lebron....
Será que as regras, que não afetaram um base de 1,83m e 75kg iriam transformar um autentico tanque de guerra com mais 20 cm e 40KG (QUARENTA) num jogador mediano?!

Rodman desta vez foi longe demais!
Lebron, que é provavelmente um dos 5 melhores atletas que a NBA alguma vez viu! Salta mais alto, corre mais rápido e é mais forte do que 95% dos jogadores daquela Era.

Se Lebron hoje em dia faz um flop por jogo ou se queixa aos árbitros, fá-lo por manha e não porque dói!

O ambiente ao nosso redor determina e condiciona o nosso desenvolvimento!
 Se Lebron fosse a 1ª escolha do draft e crescesse numa era de "carniceiros", certamente também andaria com um cutelo no bolso para não ficar atrás.


Se fizéssemos um draft em que todos os jogadores, de todas as Eras estivessem disponíveis LbJ seria TOP 10 tranquilamente! Neste momento não tem uma carreira que o catapulte para esse mesmo top mas o que lhe falta não é jogo. Faltam-lhe títulos e isso acaba por não ter nada a ver com basquetebol.



Lebron passa, Lebron dribla, Lebron lança de fora, Lebron ataca o cesto, Lebron defende (embora seja um pouco sobrevalorizado), Lebron ressalta e  faz isto tudo enquanto pode jogar em 4 posições diferentes.
  • Podemos também dizer que neste momento os atletas são infinitamente superiores aos atletas dos anos 80 e 90.

  • Podemos dizer que a liga tem muito mais talento do principio ao fim e que o 200º melhor jogador da liga na década de 90, provavelmente hoje nem jogaria na NBA.

  • Podemos dizer que a Team USA neste momento já joga contra equipas de elite enquanto a Dream Team não jogou sequer contra alguém digno desse titulo.
O mito que diz que James apenas usa a técnica da força e não a força da técnica não passa disso mesmo, um MITO!



Já entendemos que ainda é cedo para comparar Lbj com MJ.
Provavelmente King James não chegará sequer perto do numero de "divisas" que sua alteza tem mas isso não é motivo para que não reconheçamos o facto de estarmos a olhar para um dos melhores de todos os tempos.

Aproveitem enquanto podem (e quem diz Lebron diz Kobe e companhia) porque quando eles pendurarem as botas quem vai dizer "no meu tempo é que era" vamos ser nós!

Lebron seria grande em qualquer Era!
 Rodman devia estar a falar de Chris Bosh.



Podiamos acabar aqui mas vamos tentar fazer uma coisa que raramente acontece quando há este tipo de discussões entre maçãs e laranjas.

Porquê que 85% destes debates têm os fãs que deliram com os anos 90 na ofensiva e quem defende os 00's está invariavelmente na retranca?!


E que tal virar a mesa e passar a ser o "agressor" em vez da "vitima?"

Para quem acha que a mudança de regras nunca prejudicaria um jogador dos anos 80 e 90 em relação aos jogadores de hoje em dia, deixo aqui um comentário de Doc Rivers.



"No primeiro eles retiraram o nosso HandCheking" Rivers recordou. "No ano a seguir eles retiraram o nosso antebraço."

"E na altura eu retirei-me. Eu estava acabado. Na minha cabeça eu pensava 'Tenho de mexer as pernas? Então desisto! Isto já não é engraçado!"



Eu não quero ser aquele fã que é "prisioneiro do momento" e escolhe o Kyrie ou o Curry como melhores bases da NBA, sempre que os mesmo fazem 30 pontos. Também não quero ser aquele fã que está preso no passado e que não pode dar um elogio a um jogador no ativo sem mencionar que o "dinossauro", que não joga desde o Cretáceo era muito melhor.

Com um pouco de senso comum é fácil usar as palavras de Rodman, Pippen, MJ e todos os amantes da década de 90 contra si próprios.
  • Se era muito mais difícil atacar naquela altura porque hoje em dia os jogadores exteriores estão protegidos pelas regras então isso não quer dizer que os defesas exteriores da liga, hoje em dia ,são muito melhores??!







Se Pippen, que é discutivelmente o melhor defesa exterior de sempre podia agarrar, puxar, controlar os jogadores com as mãos e fazer faltas duras sem ser expulso o que seria dele sem esses mesmos benefícios?


O que seria de Ron Artest no seu pico, que mesmo com todas as limitações que os jogadores exteriores encontram hoje na defesa, TRANCAVA completamente o seu adversário?

Se as defesas de antigamente eram muito mais difíceis de romper porque o nível de fisicalidade permitido era muito maior então o que aconteceria se um jogador dos anos 80 que só sabe defender com as mãos, caísse de paraquedas numa liga em que qualquer toque é falta?

O que fariam Bruce Bowen e Tony Allen (que já são defesas de top) se pudessem usar as suas mãos para condicionar os adversários?

Os defensores de Pippen costumam usar as finais em que o mesmo defendeu Magic e lhe causou  problemas, para justificar o seu estatuto de GOAT, no que toca a defesa exterior.

Eu tenho 2 perguntas...

Isto é "trancar"??? 

Quantos minutos é que Pippen jogaria na NBA de hoje em dia, se defendesse sempre assim?
(Isto é uma otíma defesa mas Magic não é propriamente conhecido pela sua rapidez e qualquer tipo de tentativa em fazer isto a bases como Wall, Westbrook, Rose, Ty Lawson ect dariam 2 faltas rápidas no 1º período)

Antes questionámos se Lebron conseguiria marcar 25 pontos nos anos 90.
Mas será que Pippen conseguiria fazer o mesmo tipo de defesa sem usar as mãos e o corpo para limitar o adversário?






"Howard se jogasse na década de 90 seria um jogador banal"

O 3x Defensive player of the Year teria alguns problemas no ataque se jogá-se contra os Mutombos e os Hakeems dos anos 90 mas defensivamente não será Dwight MUITO MELHOR do que essas mesmas lendas no que toca a defesa?

Os jogadores dos anos 90 têm a vantagem de poder ficar dentro da área pintada mais do que 3 segundos à espera das penetrações.
Tinham também a vantagem de ter defesas à frente que podiam condicionar e "amolecer" o atacante antes que o mesmo chegasse a si. Antes de chegar ao seu destino final, já tinha levado 2 ou 3 toques do seu defensor pessoal .

Os atletas de hoje em dia são muito melhores que os dos anos 90 (volto a repetir).
Arrisco-me a dizer que o único defesa de elite com atleticíssimo suficiente para guardar Jordan jogava na sua equipa.


A NBA tornou-se numa liga de Pick and Roll ou seja, os postes que estavam a habituados jogar no interior e que não gostavam de vir cá para fora, hoje são obrigados a fazê-lo.

Hoje existem muitos postes a vir para o perímetro lançar de 3, o que faz com que o seu defesa tenha que andar fora da sua "zona de conforto".

E ainda assim, com todos estes contratempos, Dwight  consegue dominar a liga defensivamente. Será que Mutombo sem tantos benefícios conseguiria fazer o mesmo?
Será que Hakeem, que era um enorme defesa, seria o mesmo defensor dominante se apanhasse pela frente o tipo de atletas que Dh12 apanha noite sim, noite sim? 


Neste momento existem bases em cada esquina que conseguem meter o mais alto dos postes no mais ridículo dos posters.
A Ciência e a medicina desportiva ajudaram Lebron a ser o jogador que é mas James não é o único a usufruir das mesmas e a sua concorrência tem a mesma vantagem.
Lebron, Kobe, Durant e companhia, têm o mesmo tipo de tratamento preferencial que Jordan tinha na altura.

Na minha opinião, MJ é o melhor de sempre mas antes de Wilt falecer ele disse algo muito interessante:


"Para tu seres considerado o melhor de sempre tens de fazer com que a NBA seja obrigada a mudar as regras para te parar."

"Jordan fez com que as regras mudassem a favor dele e não contra. Enquanto nós eramos castigados e os árbitros não faziam nada para tornar o jogo "justo", Jordan é intocável!
Tanto os árbitros como Stern e o seu marketing à volta do melhor jogador de sempre,  fizeram com que o seu legado se torna-se inalcançável."

 
Nós vivemos numa altura FANTÁSTICA para ser um fã da NBA.


Está tudo à distancia de um clique, a informação é atualizada ao minuto, nas redes sociais.
Acabaram as pesadas cassetes de VHS e o problema de podermos apenas ver o jogo que a cadeia de televisão decidiu transmitir.

Quando Kobe e companhia se retirarem e tivermos Rose e Westbrook no seu auge, a espalhar magia pela liga, vamos ter exatamente a mesma necessidade de comparar e de dizer que "no tempo do Kobe e do Duncan é que era".

Vamos aproveitar então!!!


Porque o que hoje damos por garantido, amanhã pode não cá estar.
Duas excelentes Eras, uma só paixão!!

We Love This Game!






Próximo artigo: Será que Kyrie Irving seria um jogador banal se jogasse na Era de Uncle Drew?



8 comentários:

  1. O basket da NBA mudou tanto nos últimos 20 anos, que torna-se difícil comparar Eras e até jogadores.

    Comecei a ver religiosamente jogos da NBA em 1994. Jordan tinha-se retirado (pela 1a vez) e o jogo era dominado por jogadores interiores. As grandes vedetas e jogadores dominantes eram Hakeem, Ewing, Robinson, Shaq, Barkley, etc. A fórmula era simples : arranjar um poste dominante, rodeá-lo com atiradores e um PF que desse porrada de criar bicho, e estava feito. Os Bulls do Jordan e os Blazers de Drexler eram a excepção.
    20 anos depois, o jogo deu uma volta de 180º. Já não há 1 único poste ofensivamente dominante na Liga. De tal forma que o Hibbert, que nos anos 90 seria um jogador banalíssimo, é visto como uma espécie de game-changer, simplesmente por jogar como um verdadeiro interior. Um LeBron em 1994 seria um PF a tempo inteiro, uma versão ligeiramente melhor do Barkley. Nunca um jogador exterior.

    Em termos de talento espalhado pela Liga, penso ser mais ou menos equivalente. Se na altura havia jogadores apaixonantes e carismáticos, hoje também os há. E claro, actualmente temos muito talento Europeu e sul-americano, o que nos 90's era quase tabú. Houve Schrempf, Petrovic,Kukoc,um Sabonis já todo podre, Radja e pouco mais.

    Na minha opinião, estamos perante uma época dourada, equivalente em termos de talento e emoção aos anos 90. Com mais espectacularidade e jogo ofensivo, mas com muito menos intensidade e contacto, o que é uma pena. Os Knicks, Pacers, Pistons e Heat dos anos 90 não eram muito bonitos de ver jogar, mas tornavam os seus jogos em experiências únicas de intensidade e rivalidade. Havia porrada de criar bicho, animosidade e rivalidades a sério. Os jogadores odiavam-se mutuamente. A NBA de hoje é uma desilusão nesse sentido. Qualquer encosto mais forte é uma falta técnica, e por muito que isso tenha dado espectacularidade e velocidade ao jogo, torna-se mais pobre em termos de paixão e intensidade.

    Para mim, o ponto baixo da NBA foi mesmo o final dos 90's, início de 2000. Desde a retirada definitiva do Jordan dos Bulls em '98 até ao amadurecimento da geração fantástica do Draft de 2003. Foram 5 anos paupérrimos, a Liga andava perdida e em baixa de talento. Salvou-se um gigantesco Shaq, um fantástico Duncan, um electrizante AI, uns afundanços do VC e uns Sacramento Kings brilhantes. Tudo o resto era chato, chatinho.

    Resumindo, a mudança drástica de estilo de jogo torna complicado comparar as diferentes Eras, mas é seguro dizer que ao mesmo tempo que sinto falta da paixão e intensidade dos anos 90, também me regozijo com o estilo de jogo mais rápido e espectacular da actualidade. O talento não morreu. Continua, e a levar-nos em frente.

    Quanto às declarações do Rodman...ridículas. É certo que o LeBron não dominaria a Liga de forma nenhuma como o faz hoje em dia. Nem de perto, nem de longe. Mas estaria certamente entre o top 3-5 da NBA sem dúvida alguma, e com certeza que seria um jogador diferente, mas igualmente brilhante...só que de outra forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário.
      Talvez melhor que o artigo por isso acho que vou ter de o apagar ;)

      Obrigado pela leitura Fitzx ;)

      Eliminar
  2. Peço desculpa pelas gralhas mas o texto foi postado com uma correção pouco cuidada.

    Obrigado pela leitura ;)

    ResponderEliminar
  3. Acho que os jogadores hoje estao em vantagem, porque podem ser melhores atletas... basta ver as pre-épocas antigamente....parece o Rokkie Balboa a darem socos no talho!!! =) mas enfim, é impossivél saber ao certo, mas parecem palavras de um Rodman(tb ex Spurs) a tentar afectar o Lebron.
    Mais um Excelente post Landim, mt trabalhinho ai.... Parabens... abraço

    Shaq

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que nem o Floyd Mayweather ganha ao velhinho Ricky Balboa lol.

      Obrigado pela leitura Shaq, Grande Abraço ;)

      Eliminar
  4. É triste não existirem mais espaços onde artigos com esta qualidade possam ser postados.

    Devia ser remunerado pelo excelente trabalho que tem feito.

    Ganhou um seguidor atento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costuma-se dizer :

      "Todos têm o que merecem! Uns mais tarde, outros mais cedo"

      Obrigado pela leitura e pelo "follow" invisível. ;)

      Eliminar
  5. Não concordo com o Rodman em relação aos comentários sobre o Lebron...

    mas primeiro posso só ter 25 anos mas saquei muitas perolas do basket anos 80 e 90 e comecei a ver basket mais ou menos com 4 anos... Primeiro o Lebron é um jogador muito inteligente e sabe que tem um dominio fisico acima da média por isso mesmo o faz um jogador com grande BBALL IQ e é um dos melhores all around players de sempre da NBA no meu top estão... Bird, Dr.J, Wilt, Jabbar, MJ, Pippen e Lebron não está por ordem pa quem viu o Dr.J a jogar e vir as suas stats ele é realmente um bom all around player... Primeiro Tecnicamente MJ é e continua a ser o jogar mais perfeito, ele conseguia e foi durante muito tempo um ball hog mas com grandes stats no geral e quando evoluiu mostrou que tinha capacidade para mais para quem se lembra e o viu jogar nao preciso de me extender , a comparação que fez do AI, não concordo pk comparou numa altura em que ele tava em decline e palavras do AI: mesmo ao usar o meu melhor move para o crear espaço para o shot ele (MJ) mesmo assim conseguiu recuperar e quase abafar-me pah quem é sincero e vir o video como eu o vi por pouco que e o MJ estava com quê 32 anos, quanto ao Howard é muito fácil falar dele quando tamos numa era em que Centers nem vê-los são uma especie em extinção, e quem fala do Howard pode sempre olhar para o David Robinson fisicamente e atleticamente potente mais nada o digo, a nivel anos 80/90 e os 2000's obviamente que o ser humano evoluiu a medicina evoluiu os work outs evoluiram e são bastante mais atleticos agora do que naquela altura mas, uma diferença naquela altura more talent and better fundamentals and in todays game good talent, athleticism but less fundamentals, quero aqui dizer que ainda bem k o Lebron joga nesta era e não naquela porque o que seria de nós só a vermos Duncans, Kobes, Melos, Durants a jogar não tinha piada outra coisa não concordo em comparar eras ou jogadores, apenas aprendi a respeitar e a adorar cada era e cada jogador que dominou a sua era apenas acho que deviamos aproveitar e divertirmo-nos com o presente, apreciando o futuro mas sempre respeitando o passado pk conforme o Basket foi evoluindo nós fomos aprendendo com as lendas do passado... BOM ARTIGO o meu nome é Ivo

    ResponderEliminar