Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Antevisão: SA Spurs vs Miami Heat (NBA Finals)



As Finais da NBA estão de volta e trazem consigo um duelo entre equipas que reinaram em Eras diferentes.
De um lado temos os velhos e aborrecidos Spurs e do outro os entusiasmantes, jovens e carismáticos Heat.
Os  Heat vão limpar esta série em 5 jogos.

Porquê, perguntam vocês!?! Simples....

      Parker > Chalmers
Ginobili < Wade
        Leonard < Lebron
Splitter < Bosh
 Duncan > Haslem
  -
  Coach Pop > Coach Spo
  -
   Banco de SAS = Banco de MIA

Está aqui um video com uns Highligths e pronto...
Está feito!



Esta antevisão seria feita por um jogador de damas.
O problema é que estas finais serão um autentico jogo de
XADREZ.

Existem tantos factores que podem fazer com que a balança penda para um lado ou para o outro, que nem sabemos por onde começar.
Que tal pelo percurso das equipas?

Miami teve um passeio tranquilo mas um final atribulado.
Na 1ª ronda defrontaram os Bucks e o seu base Brandon Jennings que entrou na série a matar e saiu de lá a morrer. O famoso tweet do jogador de Milwaukee correu Mundo e o que era suposto acabar em 6, acabou em 4 com os Heat a palitar os dentes com uma equipa que nem sequer nos Playoffs devia estar (no Este o 7º e o 8º lugar são atribuídos às equipas menos más e não às mais ou menos boas).




Na 2ª Ronda a equipa de South Beach apanhou um susto logo no 1º jogo contra os Bulls, liderados pelo Ex-MVP Derick Rose e o All Star, Luol Deng  Nate Robinson e por Joakim Noah.

Apesar das enormes dificuldades postas pelos guerreiros de Chicago, que dividiam o seu dia entre o hospital e o pavilhão, os Bulls mantiveram-se numa série em que não tinham que estar perto sequer. A combinação entre a raça dos Touros e o pouco sentido de urgência mostrado por parte do conjunto de Miami fizeram com que a série fosse muito mais disputada do que o que realmente deveria ser.

Chicago lutou, mas vontade e a garra só te podem carregar até um certo ponto e com o talento individual que Miami possui nas suas fileiras, David não derrotou Golias (mas fez-lhe uma ferida no olho).




O verdadeiro teste chegou contra a equipa de Indiana que seguindo o mesmo trilho deixado por Tom Thibodeaue e os seus pupilos, conseguiram levar o jogo à negra.

IND durante grande parte da série usou a fisicalidade para tirar MIA fora da sua zona de conforto. Hibbert e West tiveram autênticos banquetes tanto no interior com post ups directos como através do pick and roll.

Os rapazes da Florida inspirados em Dr. Jekyll e Mr. Hide tanto faziam jogos em que não davam hipóteses como jogos onde praticamente nada saia bem.
Os trapalhões Pacers com um bocadinho mais de sorte e com um pouco menos de Lebron podiam ter aproveitado a inoperância de jogadores como Wade e Bosh mas saiu curto.

Esta foi uma excelente equipa para preparar Miami para as finais.
Pena é que San António, com quase 10 dias de descanso  estava colada à TV, a tirar notas (e se tiraram tantas como eu acho que os campeões estão em apuros).




E o que dizer do trajecto dos Spurs até estas finais?!
Por algum motivo os fãs da NBA continuam a não acreditar em San António.

Na 1ª ronda defrontaram o 7º classificado do Oeste, nada mais nada menos que a Super Equipa de lesionados Los Angeles Lakers.

Muitos fãs da liga achavam que LA, que andou pela época toda aos trambolhões, mudou de treinador, acumulou derrotas estranhas e teve uma praga de lesões iria conseguir se superiorizar ao conjunto do Texas.
Sem Kobe que tinha feito uma ruptura total no tendão de Aquiles, com Nash a coxear e com Blake e Meeks na enfermaria, só restaram as torres gémeas rodeadas por um conjunto de pinos com camisolas douradas e purpura.

Embora Gasol e Howard tenham estado ao seu nível, SAS desfilou pelo campo e esmagou completamente a equipa Califórnia.

Mas a derrota de uma das equipas mais odiadas da liga não chegou para que a maior parte dos fãs casuais os quisessem ver nas finais.



Seguiram-se uma das equipas sensação da liga e o seu "menino bonito" Steph Curry.
E mais uma vez nós virámos-nos contra Pop e os seus rapazes, pensado que desta vez é que era .

Com os "Splash Bros" a ser um autêntico quebra cabeças e com muita garra e vontade, GSW deu a sensação que poderia ganhar a série.

Poppovich, que tinha muitos problemas defensivos por não ter onde "esconder" Parker, conseguiu fechar a torneira e "secar" a barragem de três pontos vinda do Estado Dourado.

San António conseguiu assim transpor Golden State e para isso contribuíram 2 factores:
  • Experiência 
  • Lembram-se da história em que menina com os sapatos de cristal tinha de estar em casa antes da meia-noite senão o feitiço acabava? Podemos dizer que Curry não olhou para o relógio e mais uma vez os seus calcanhares de cristal estalaram quando soaram as 12 baladas.
Será que era desta que os adeptos da NBA iam dar crédito aos Spurs?
Nem por isso!



Seguiu-se outro duelo com uma das equipas mais populares do momento, os Memphis Grizzlies.
Memphis com o recém coroado DPY, Marc Gasol  à cabeça (e que já é visto por muitos como o melhor poste da NBA) deu bastante trabalho aos Spurs.

Levaram San António a prolongamento por duas vezes  mas como nós sabemos, vencedores morais ganham um balde cheio de nada no final do dia.
A equipa que já era colocada nas finais, com grandes possibilidades de ganhar a Miami, por causa dos seus 2 gigantes, acabou por levar uma vassourada e foi de férias mais cedo .

Poppovich atacou todas as fraquezas da equipa de Memphis, vezes sem conta, expondo tanto Z-Bo como o reinante jogador defensivo do ano, que se viu grego para parar Parker e o seu pick and roll alto.

E mais uma vez chegando a estas Finais o quê que estamos a fazer mais uma vez ?!
90% dos adeptos que apostam na vitória de San António apostaram nos Pacers e antes disso nos Bulls...
Esta previsão não se baseia no reconhecimento das habilidades que a equipa dos Spurs mostrou até agora.
Ela tem como motor A VONTADE DE VER MIAMI PERDER e isso faz-nos dar a mão a Tony Parker, torcendo pelo seu segundo MVP das finais.
San António, equipa a que ninguém liga toda a época, terá durante 2 semanas bastantes fãs que seguem a equipa "desde pequeninos".






Agora que já olhamos para o percurso feito por estas duas equipas vamos olhar para o que se passou e assim tentar prever o que se vai passar nas FINAIS.


Como dissemos anteriormente este duelo fará uma ponte entre o passado e o futuro.
De um lado temos uma dinastia que está a chegar ao seu fim. Grande parte dos fãs que hoje estão a presenciar as finais não viram o seu ultimo titulo em 2007.
Do outro lado Miami tem a possibilidade de criar a sua própria Era, deixando para sempre uma marca na história da NBA.

Estas finais têm muitos jogos dentro do próprio jogo. Vamos olhar para alguns dos destinos que esta série poderá decidir:
  • Duncan continua a tentar derrotar o até hoje invencível "Father Time"
  • Parker poderá ser seriamente  considerado como O MELHOR JOGADOR ESTRANGEIRO DE SEMPRE! "Basta" conseguir levar a sua equipa à vitoria e arrecadar o prémio de MVP das finais.
  • Lebron, ao conquistar o seu 2º titulo pode abrir a janela com vista para o clube de elite onde só os eleitos entram. Esta final marcará o legado de Lebron e as suas aspirações a GOAT.
  • Lebron e a sua Free Agency em 2014 terão ainda mais holofotes a apontar para si se o Larry O'Brien Trophy ficar no Texas
  • Wade e Bosh que estão a fazer uns playoffs miseráveis receberão um balão de oxigénio se a equipa de South Beach chegar ao Bi-campeonato.

A equipa dos Indiana Pacers está de parabéns.

Os mesmo desbravaram grande parte do labirinto e castigaram Miami, expondo todas as suas fraquezas.

Cabe agora ao treinador Greg Poppovich encontrar a saída.
Como aconteceu em todas as séries até agora, San António tem ajustado o seu jogo sempre que se depara com uma equipa diferente.

Pop teve muito tempo para delinear uma estratégia que consiga travar os campeões e Indiana deu-lhes razões para estarem optimistas.
A defesa dos Pacers, que ainda assim cometeu alguns erros crassos frente a MIA,  é superior à dos Spurs mas quando olhamos para o ataque das duas equipas, estamos a comparar basicamente um I-Pad com um Tamagoshi.

Indiana possui problemas gravíssimos ao nível do controlo de bola e a sua execução ofensiva é suspeita no mínimo.
(In)felizmente San António não tem nenhum desses problemas.

Ao contrario da final de conferencia de Este, que foi por vezes feia na maneira como foi jogada, teremos uma final esteticamente agradável.

Ambas as equipas têm excelentes ataques que  privilegiam o passe e a procura do homem livre mas eu daria a vantagem aos Spurs nesse capitulo, pois muitas vezes Miami adormece e cai vitima do Hero-Ball (passem a bola ao Lebron e saiam da frente).

Ambas as equipas saem muito bem em transição e ao contrario do que o "povo"diz, os Spurs que não são nada velhos, adoram acelerar e atacar o cesto, cedo nos 24 segundos.

Ginobili e Wade não têm estado muito bem nestes playoffs especialmente no capitulo ofensivo por isso acho que podermos dizer que o factor SAÚDE vai ser muito importante no decorrer destas finais..

Olhando para a ajuda que os dois Big 3 vão ter :


Miami simplesmente não se pode dar ao luxo de falhar lançamentos exteriores. Se a bola de 3 não estiver a entrar Miami não terá hipóteses de revalidar o titulo.
  • Miller, Chalmers ,Ray Allen e Battier quando chamados vão ter de estar à altura (no ano passado brilharam nas finais com jogos muito bons).
  • Falando do jogo interior Haslem e Birdman serão fundamentais para parar as manobras de Duncan e companhia.
Os cortes nas costas após penetração de Chris Andersen e a meia distancia de Udonis Haslem vão ser bastante importantes para manter Duncan "honesto" na defesa, evitando assim que ajude em todas as penetrações.

Birdman tem também que controlar a sua emoção e não tornar algo tão positivo em raiva e descontrole, como fez no jogo 5 contra Indiana.



No lado da equipa do Texas, falar dos papeis destes role players é algo mais especifico.
Na equipa dos Spurs não existem "cromos" repetidos e sendo assim cada operário é encarregue de uma função especifica.
  • Bonner e Diaw irão afastar-se do cesto e assim dar espaço para as penetrações de Parker e Manu.
  • Green e Neal vão ter de estar quentes de 3 pontos e se isso acontecer San António corre sérios riscos de acabar esta época com mais um estandarte de campeão no tecto do AT&T Center.
  • Leonard terá o trabalho mais difícil, conter King James! Kawhi tem de tentar tornar LBj num marcador de pontos e não num playmaker e facilitador. Leonard vai ter de ser inteligente para não ter problemas de faltas cedo.
  • O brasileiro Splitter vai ter a oportunidade provar mais uma vez que tem lugar nesta liga.
    O poste que é um dos jogadores mais underrated da NBA tem de aproveitar o mau momento de Bosh, castigando-o no poste baixo e na luta pelos ressaltos.

As individualidades:

Do lado de San António estou curioso para ver que tipo de Tim Duncan aparece.

  • Com a possibilidade de Miami jogar pequeno, será que Bosh e a sua preferência por jogar a 4 ou 5 metros do cesto vai arrastar Tim para o perímetro?
    Será que isso vai afectar a defesa dos Spurs e a sua ultima linha de defesa?
  • Será que vai conseguir explorar as deficiências defensivas que Miami apresenta no interior?
    Duncan está a lançar 46% de campo nos Playoffs mas se o grande (e desajeitado) Roy Hibbert fez o que fez, Duncan não pode ficar atrás.
  • Não é  a altura para altruísmos Timmy!
    Nós sabemos que Tim é um jogador de equipa mas ele vai ter de assumir e de ser assertivo logo no principio dos jogos.
    Parker é o líder da equipa mas SAS precisa que a segunda cabeça do dragão não seja cortada cedo demais.

Do lado dos Heat estou curioso para ver que tipo de Wade aparecerá mas sei perfeitamente que isso depende muito do seu estado de saúde, por isso não me vou alongar com o assunto.

O que mudará para Lebron James nesta serie?

  • NINGUEM CONSEGUE PARAR LEBRON!! É tão simples quanto isso.
    Mas será que ele conseguirá parar alguém?
    LbJ não pode fazer o mesmo que fez na série anterior onde andava à deriva pelo campo, a tentar interceptar bolas para sair em contra ataque.
    Desta vez Spo não o pode esconder em nenhum jogador com capacidades ofensivas duvidosas como Lance Stephenson ou Sam Young e se o King continuar a arriscar vai pagar CARO!!
  • Parem com essa brincadeira e deixem de dizer que se Parker estiver on fire Lebron vai ter de o defender. Quanto tempo? 5 minutos por jogo? E depois terá energia para atacar também?
    Esse tipo de projecções são as que no final do dia, o fazem ser um jogador que defensivamente tem mais fama do que proveito.
    James é um TREMENDO defesa na AJUDA e tapa as linhas de passe como ninguém mas não tem qualquer tipo de hipóteses em se manter à frente de Tony Parker no 1 contra 1. A sua velocidade lateral não o permite e o seu tamanho também não ajuda.

  • Será que Lebron vai ter ajuda? Com Wade cheio de problemas físicos e com Bosh a atravessar uma crise de identidade será que mais alguém dará o passo a frente?
    O tempo o dirá...
  • Se Lebron entrar num concurso de flops com Manu Ginobili vai perder feio.
    LbJ não deve desrespeitar um dos país fundadores do flop e se o fizer irá ficar mal na fotografia.
    Como dizia o outro; "Na tua escola já andei eu!!"


Para terminar deixo aqui as 2 principais razões pelas quais acho que a equipa de  __________ vai se sagrar campeã em 2013.

A razão número 1 é esta:


Enquanto Miami tem baseado o seu ataque em penetrações e passes para a linha de 3 pontos, pick and pops com Bosh e isolamentos para Wade e Lebron, a equipa de San António e a sua execução ofensiva, fazem vir lágrimas aos olhos de qualquer apreciador da modalidade.

Querem afundanços espectaculares e jogadas aéreas fenomenais?

Eu prefiro uma equipa que privilegia o passe e que executa durante 22 segundos (se for preciso) para encontrar um homem sozinho.
Alguns chamam aos Spurs aborrecidos.
A um tremendo sistema ofensivo com constantes cortes nas costas,movimentos fluidos no lado sem  bola e a uma abordagem que promove a criação de lançamentos através do passe e não pelo drible, eu chamo de  poesia.

Razão número 2:

Miami continua a oferecer pontos fáceis com todos estes blitz e nem sequer tenta alterná-los com uma outra abordagem na defesa do pick and roll.

Se Indiana que não consegue fazer dois passes seguidos sem perder a bola fez este tipo de estragos, imagino o que fará Tony Parker e o resto da gang!
Se Miami deixa Duncan rolar para o cesto como deixou Hibbert, vai derrotar-se a si própria.
Ou Coach Spo faz um ajuste ou teremos um banho de sangue em mãos.
Miami vive dos TOs cometidos pelos adversários mas desta vez eles vão jogar contra uma equipa que sabe cuidar da bola.




Uma equipa com Lebron James ao leme não pode ser menosprezada mas Miami na minha opinião, não vai conseguir lidar com o ataque de San António.
Para complicar as coisas este formato 2-3-2 faz com que ao perder um jogo em casa, os Heat corram o risco de nem sequer voltar a jogar no seu pavilhão.

Vamos assistir a umas finais como as do ano passado em que OKC quanto mais lutava, mais se afundava nas areias movediças.
Daqui a 2 semanas vemos se Miami mostrou mais do que aquilo vi até aqui.

Spurs em cinco seis jogos, 
Tony Parker MVP das Finais.

Cláudio Landim

4 comentários:

  1. Hhhmm...

    Um fervoroso adepto da movimentação da bola só podia ser fã de uns Kings do início da década passada....

    Boa previsão. O meu gosto por verdadeiro basket e farto das prima-donas da NBA actual espera muito que tenhas razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava muito dos King de Mike Bibby mas sangro ouro e purpura #Lakers.

      Nãos leves a mal ;)

      Obrigado pelo comentário e pela leitura João.

      Eliminar