Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Edição Especial: Point Guards





"Um verdadeiro base tem como função em campo, passar a bola e isso faz com que os seus colegas sejam melhores!"

Será que isto é verdade?!

Durante mais de 10 anos acreditei cegamente nisto.
Nunca ninguém me conseguiu provar o contrário e como toda gente o dizia só podia ser verdade...

Quem é que no seu perfeito juízo é capaz de dizer que um Pass First PG (base que normalmente está à procura do passe e só depois do seu próprio lançamento)  não faz os seus colegas melhor?

Como é que um jogador que faz mais de 10 assistências por jogo pode ser egoísta? 
Mas que lógica absurda é esta que vai contra os princípios de qualquer fã da modalidade com 2 palmos de testa e meio Kilo de senso comum?

Aí é que começa o nosso problema...

Quando analisamos o que acontece dentro das 4 linhas, o senso comum só nos vai levar até um certo ponto.
A partir dai se não tivermos as bases suficientes para entender o que está para além daquilo que esse precioso senso comum nos traz, vamos-nos ver presos no meio de todo o lixo que a comunicação social desportiva vomita para cima de nós (especialmente a Americana que em vez de fazer análises dos jogos ao intervalo, mete comediantes e cabeças falantes a falar de basquetebol). Magic, Chuck, Shaq ,Skip ,SAS ect..


Eu nunca entendi como é que um shoot first PG, que invariavelmente é rotulado de egoísta, podia fazer com que a sua equipa e os seus companheiros jogassem melhor...

Como é que um base que só passa quando lhe negam o tiro pode ajudar um colega a melhorar?


Não tinha as respostas para essas perguntas até que estes 3 senhores entraram em cena.

Confesso que me faz uma enorme "comichão" ver grande parte dos fãs da NBA usar estereótipos para chegar à conclusão de que este faz os colegas melhores e aquele faz os colegas piores só porque o "manual de instruções", que vinha com a action figure assim o diz e por esse mesmo motivo quero mandar uns bitáites sobre o assunto.

Aqui vamos nós....

ROSE, RONDO E WESTBROOK.

A percepção pública destes 3 bases tem vindo a mudar nos últimos anos.


Rondo que era o "patinho feio" quando o BIG 3 de Boston estava no seu auge, transformou-se mais tarde num cisne e é neste momento o porta estandarte do movimento " We LOVE pass first PGs". 

Para quem gosta de bases tradicionais RR9 é o salvador de uma espécie em vias de extinção e a sua versatilidade, visão de jogo e as sua média de assistências na casa das dezenas fazem com que ele seja visto por muitos como o melhor base da NBA.
Embora tenha alguns problemas em relação à sua personalidade, geralmente esses mesmos problemas nunca são utilizados para o "atacar".
Falaremos pormenorizadamente de Rondo lá mais  para a frente por isso não adormeçam até lá ...

Rose nunca conheceu a face mais escura da moeda no que toca à opinião pública e à sua reputação.

O base que ultimamente tem sido alvo de muitas piadas devido ao tão anunciado #TheReturn, sempre foi um dos favoritos do público e o premio de MVP que já possui faz com que seja um nome incontornável quando o tema é sobre "Os melhores da NBA".

É visto pelos fãs como o "rapaz humilde" e isso faz com que se crie ainda mais empatia com o base de Chicago.

Westbrook sempre foi a "ovelha negra".

Destes 3 bases, Russel tem a fama de ser um jogador egoísta,  louco e que atrapalha mais do que ajuda.
Para esta reputação contribuíram (de forma indirecta) James Harden e mais um dos Golden Boys da liga, Kevin Durant.


Especialmente o segundo, visto que é o melhor jogador do conjunto mas ainda assim lança tantas vezes por jogo como Westbrick.
A imagem de YOLO e a sua maneira de jogar têm mudado aos poucos e poucos mas ainda continua a reunir tantos apoiantes como detractores.


Mas destes jogadores quem é o melhor BASE?
Quem faz os seus colegas jogar melhor? 

A resposta é óbvia pois Rondo é o único pass 1st no meio dos 3, certo?


ERRADO!
Vamos lá tentar entender porquê....


Score 1st PGs

Antes de começarmos deixem-me já tirar esta pedra do caminho.

Rose e Yolo são ambos farinha do mesmo saco!!
Acho interessante quando alguém diz que Rose é um base e Westbrook um SG adaptado visto que ambos têm exactamente o mesmo "modus operandi".

Podem usar a defesa de Westbrook para o colocar à frente de Rose!
Podem usar o MVP de Rose para o colocar à frente de Westbrook!
Para ajudar Russel podem dizer que se ele como opção secundária nos Thunder,  já tem os mesmo números que o base de Chicago, imaginem então se ele fosse a opção número 1!
Podem também dizer para ajudar a causa de Derrick, que Westbrook só tem os números que tem porque a presença de Durant faz com que as defesas não possam fazer double teams nele, o que não acontece nos Bulls com o ex-MVP!

Podem puxar de mil e um argumentos mas no final do dia ambos trazem o mesmo à mesa.
Sabem qual é a diferença entre os 2?

O Motor que cada um tem por baixo do capô!

Rose embora seja um jogador emotivo, tem um motor Europeu...
Sofisticado e silencioso mas ao mesmo tempo potente e eficiente...
Rose e o seu bólide não incomodam ninguém e fazem com que as miúdas giras lá da rua não consigam virar a cabeça para o outro lado, quando ele está a estacionar a máquina.

Já Westbrook possui um motor americano em baixo daquele peito.
Barulhento e aparentemente descontrolado mas que tem uma força bruta impressionaste..
Russel não tem a mesma sorte que Rose e mal chega à sua zona, os vizinhos menos condescendentes chamam logo a policia por causa do ruido que a sua máquina produz.

Isso faz com que o mais barulhento Westbrook seja apelidado de louco, burro e descuidado enquanto Rose (que faz exactamente o mesmo) passa pelas criticas tranquilamente e com um sorriso no rosto.

A diferença entre os 2 é mesmo essa...

Barulho! Barulho e nada mais...

É claro que Westbrook vai continuar a ser castigado pelos "puristas" que gostam de ver bases à antiga jogar mas esse é um preço justo a pagar desde que no fim do dia a equipa vença and guess what?!

OKC ganha muito mais do que perde!

Quanto a Rose e ao seu estatuto de intocável (o rapaz não tem culpa nenhuma que os fãs o coloquem nesse tipo de pedestal) durará até ao período de "lua de mel" acabar.


Como disse Iverson acerca de Lebron: "Agora eles amam-te mas um dia eles vão-te odiar".

Os Golden Boys da liga e os jogadores que são vistos pelos fãs como "Can't Do No Wrong Players" mais cedo ou mais tarde vão ver essa benesse desaparecer.
É só chegarem à NBA 3 ou 4 "brinquedos novos" que estes rapazes aqui vão provar da fúria injustificada dos fãs.

Com isto dito, continuo a achar "estranho" o facto de ver vários rankings a falar dos top PGs, em que Rose aparece em 2º e Westbrook em 6º (ou vice-versa).
Sendo jogadores relativamente parecidos não deveriam eles estar colados no ranking, seja qual for a sua posição?!

Só os ingênuos acreditam é que acreditam que 90% destes rankings não se baseiam  no:
"Eu gosto daquele por isso ele é 3º e como não gosto do outro ele é 9º".
Metam-nos em que posição quiserem, digam que um é melhor que o outro mas quando colocam Rose em 1º e Yolo em 5º, eu só posso  considerar isso um acto "suspeito".



Continuando a falar de bases marcadores de pontos viramos as nossas atenções para outros 2 Golden Boys da liga.
E atenção a este pormenor...
Quando eu digo Golden Boys não o faço com qualquer intenção 
de ofender os visados!

Já em diversos artigos frisei a ideia de que a opinião pública de um certo jogador (se gostam ou não dele) é muitas vezes, para o fã casual, mais importante do que qualquer coisa que os mesmos façam em campo. Estes 2 futuros astros com ossos de cristal porque estão sempre na enfermaria fazem exactamente o mesmo que os 2 anteriores mas como não partilham do mesmo atleticismo desumano que Rose e Brook possuem , passam pelas gostas da chuva sem se molhar.


Kyrie e Curry colocam imensa pressão nas defesas (especialmente o miúdo de Golden State) e isso faz com que as equipas adversárias tenham que reagir e ajustar.

A capacidade de tiro de Curry faz com que o seu defesa tenha de o defender sempre bastante perto, logo Curry através do drible, consegue penetrar e fazer com que as defesas colapsem sobre si, libertando os companheiros.


Curry pode-se tornar num dos jogadores mais valiosos da liga porque ele possui na manga um truque que o faz ser  virtualmente indefensável. #CurryforThree3

Como disse Isiah Thomas: 

"Lançar  bem cura a maior parte dos pecados. Não tens de correr rápido, não tens de saltar alto, só tens de dar a bala ao sniper e deixá-lo trabalhar",


A capacidade que este rapaz tem de lançar de fora, OFF THE DRIBLE (subir para 3 depois de meter vários dribles no chão)  é a característica que o faz destacar-se da concorrência e caso se consiga manter intacto saudável, o resto seguirá o seu caminho natural...

A sua defesa é suspeita mas tem tempo para melhorar.


Kyrie é um prodígio com uma técnica individual soberba mas o seu tiro exterior embora seja acima da média, não chega a ter a mesma qualidade do de Curry.

A diferença entre os 2 é que Uncle Drew é bastante mais novo que o atirador de Golden State e tem um tecto muito maior!

Não vou "cascar" em Kyrie porque estou à espera de ver algo mais, para ser honesto.

O talento está lá mas a hype que o mesmo tem sobre si tem muito a ver com o monstro da publicidade e do "parece-me um rapaz simpático".

Desde o episódio em que desafia Kobe(link), passando por Uncle Drew(link), aquele slalom brutal que o mesmo fez contra os Big Boys da Team USA(link) e terminando na necessidade absurda de escolher um herói para os Cavs depois do "Vilão" King James ter abandonado o barco... 

É facil verificarmos isto de que estou a falar com estes 2 exemplos:


Caso A) O fã casual diz geralmente que um jogador de elite tem de ser minimamente bom na defesa. 

[Não concordo mas compreendo. ]



Chega o Jogo All Star e toda gente acha que Irving devia estar lá e não Holiday, que é um defesa bastante acima da média enquanto Kyrie faz com que alguns espantalhos pareçam lockdown defenders.


Caso B) Andamos a época toda à volta da cantiga do pass 1st  e no final do dia quando é para escolher um PG, as mesmas pessoas que diziam "eu gosto mais dos pass 1st PGs" dizem "dá-me o Kyrie e fica tu com o Vasquez".

[É a lógica do fã que fala mal de jogadores como Griffin ou Howard porque estes são muito atléticos e deviam ter um toque mais "fino" mas depois quando vão jogar com os amigos escolhem sempre  em primeiro, o jogador mais alto e o que salta mais].

Voltando a Kyrie, eu ainda não vi "nada" (a não ser previsões para o futuro) que me faça colocar Kyrie no patamar de um Franchise Player de topo, por isso vou-me silenciar e ver o quê que este jovem talento fará na próxima época, com algum talento ao seu redor.

Lembrem-se que estamos a falar de Irving em 2013 e não no de 2017.
O último Score 1st PG de que vamos falar é Tony Parker.

E sim, não me enganei! Antes que alguém o ponha em causa na secção de comentários.



Tp9, por algum motivo que eu ainda não entendi bem, é muitas vezes mencionado como sendo um pass first PG. Não deixa de ser incorrecto porque o francês mostra claramente uma predisposição para marcar pontos.

Parker é facilmente um dos 5 melhores jogadores do mundo a atacar o cesto (tanto actualmente como nos últimos 10 anos) e embora não acabe com os mesmos dunks (link)  potentes que por exemplo Rose nos habituou, tem um arsenal de lançamentos ao seu dispor que o tornam temível nas zonas perto do cesto.

Este é sem duvida o base mais cerebral dos scoring PGs e não tem nenhuma lacuna ofensiva. (Já consegue lançar de 3)



Já na defesa a história é outra e podemos usar como exemplo a série dos POs contra os GS Warriors.


Gregg Popovich teve de esconder o Francês de Stephen Curry e isso criou ENORMES dificuldades porque ao tirá-lo do veloz atirador, colocou-o em Barnes que é muito maior.

O Rookie como não é burro fez 147 mil post ups e isso obrigou a equipa de SAS a enviar  ajuda sempre que Barnes recebia a bola.

Parker continua a ser um dos jogadores mais underrated da liga (por não ser americano, não ter a máquina de Marketing atrás dele que Cp3 tem por exemplo e por jogar nos aborrecidos Spurs que só por acaso praticam o basketball mais agradável da NBA.


E por falar em Spurs deixem-me dizer isto pela última vez:

Pff, habitantes do planeta Terra...

Parem de dizer que o Tony Parker é um System PG e que só funciona no sistema do Coach Pop.

Explicando o sistema de Gregg Popovich de maneira bastante preguiçosa podemos dizer que Pop incentiva a criação de cestos através do passe e não do drible.
O Sistema de Coach Pop privilegia o passe ao drible e às isolações, fazendo com que jogadores que eram ZÉs Ninguéns nos Cavs passem a ser ZÉs Alguéns em San Antonio.

Efeito colateral: 

Se o sistema faz com que a laranja passe por toda a gente isso faz com que Tony Parker tenha stats menores, porque a bola não está nas suas mãos grande parte do tempo Cof cof Westbrook Cof cof Rose cof cof Irving .


Agora expliquem-me como é que alguém pode chamar a TP9 um "system PG" se o sistema que eles usam em San Antonio tira a bola das suas mãos devido ao principio básico do passe a da patilha?! 


Porquê que bases que adoram atacar o cesto, fazem os seus colegas melhores que 90% dos Pass first PGs da liga?
Vamos ver...





Pass 1st PGs



Os tão falados Pass 1st PGs!! 
Aqueles que só têm atitudes altruístas  que fazem os colegas melhores, que são o cérebro da equipa, aqueles que nunca comem a última fatia do bolo e oferecem sempre os seus trabalhos de casa aos colegas para eles copiarem e não levarem reprimendas dos professores.

Este é o cenário que grande parte da massa adepta da NBA transmite quando está a falar deste tipo de PGs e posso já dizer que isto não podia estar mais longe da verdade.

Dentro do grupo "raro" de jogadores com este mind set podemos destacar 3:

-Pablo Prigioni porque tem um nome fixe,
Ricky Rubio, The Spanish Sensation e o Mr Triple Double, Rajon Rando.

Como não me apetece falar do 1º porque ele não é cá chamado para este grupo restrito de talentos na liga vamos falar de Rubio. 

Para ser honesto com vocês eu não gostava de Rubio.
Todos os "miúdos" que entram na NBA com um hype fora de controle não costumam cair em boas graças aqui deste lado e esse foi o caso com o base espanhol.
Como não assisto com a regularidade que devia raramente vejo jogos da liga espanhola achava ridículo que o 2º ou 3º base do Barça fosse capaz de se tornar uma estrela na NBA, quando até o tremendo Juan Carlos Navarro não o conseguiu fazer.

Outro dos meus erros foi cair no estereótipo racial (e desde já peço desculpa) no que toca à sua defesa. Geralmente estes rapazes caucasianos são muito menos atléticos e velozes do que os negros e na minha cabeça só estava o dia em que Rubio iria apanhar os Ty Lawsons, John Walls e os Westbrooks deste mundo, que o iam expor como o jogador Overrated que é!


Estava COMPLETAMENTE ENGANADO!!!

Em termos defensivos Rubio calou-me bem calado e o seu corpo longo consegue criar tantas dificuldades como qualquer outro jogador a atuar na sua posição.


No ataque Rúbio não desiludiu e é um dos jogadores mais espetaculares em campo.

A maneira inteligente como vê o jogo e sobretudo as suas mãos que metem a bola em qualquer lado, fazem com que seja um fan favourite e é um regalo vê-lo a orquestrar o ataque nos Wolves.

Mas eu tenho 2 pequenos, grandes problemas com ele:



A quantidade de TOs que o jovem base faz quando tenta inventar linhas de passe onde elas não existem.

Ricky tem de ser mais egoísta e assumir, pois esta época registou mais de uma dezena de jogos com 5 TOs ou mais.

O 2º problema irá melhorar com o tempo e esse problema é a sua capacidade para meter a bola no cesto.

Este banho de sangue comprova isso mesmo.

Ao contrário de Rondo, jogador de que falaremos a seguir, Rubio lança quando está sozinho e lê bem o que a defesa lhe atira para cima mas o problema é que Ricky simplesmente não tem as ferramentas necessárias para meter a bola no cesto.

Existem muitos jogadores na liga que têm uma visão de jogo inacreditável mas não têm as "mãozinhas" para meter lá a bola.

Neste caso Rubio lê e reage em conformidade mas tanto o seu tiro de média e longa/distância como o seu toque nas finalizações perto do cesto necessitam de muito trabalho durante o Verão.

Se Rubio chegar a adquirir os mesmos o céu será o limite mas até lá fica-se pela 2ª linha de  bases da NBA.

Vamos Muchacho !

Depois de falar dum jovem base em ascensão vamos falar dum base que já se encontra no top há alguns anos.



Rajon Rondo 


Quem me conhece há algum tempo sabe o que penso acerca deste senhor.

Não tenho problemas nenhuns com a  falta de tiro exterior que o mesmo apresenta, ao contrario do sentimento que nutro por Rubio porque ele arranja outras maneiras de se fazer sentir em campo.
Não tenho qualquer problemas com a sua atitude corrosiva, pelo contrário, até gosto deste tipo de jogadores que não se agarram ao politicamente correto mas...


Se eu tiver que escolher os 2 jogadores que a nível basquetebolístico mais me deixam irritado a medalha tem de ir para Kobe Bryant e para o "base á antiga" mais conhecido da liga.


Junto a Westbrook, Jr Smith e Kobe, Rondo deve ser dos jogadores mais tóxicos da NBA e que tanto pode fazer com que a sua equipa chegue ao top como fazê-la viajar em sentido contrário, pelo cano a baixo. 
Explico já a seguir o que quis dizer com isto e vou tentar criticar RR9 da maneira mais construtiva possível.
´
" Rajon Rondo é o base mais versátil da liga porque neste momento é o que tem mais triplos duplos entre os bases activos!"
#Mr.Triple-Double 

Parem de usar este argumento para dizer que Rondo é superior a Cp3 e companhia por favor!

Rondo tem 18 (dezoito) triplos-duplos em 475 partidas e fazendo aqui uma rápida conta de cabeça estou a mentir, usei a calculadora podemos concluir que isso são 3.7% dos jogos.
Sendo generoso com os arredondamentos podemos concluir que a cada 100 jogos Rondo faz 4 triplos-duplos, logo é bastante interessante ver a malta a usar estes argumentos para dizer que ele é mais versátil que todos os base da liga quando na verdade, a sua uma média de ressaltos é parecida com CP3 e chega até a ser inferior à de Westbrook por exemplo.

Aparte: Nesses 18 triplos-duplos vão ver quantas vezes é que os seus postes passaram da marca dos 10 ressaltos e tirem as vossas conclusões. 
Quando eu era novinho alguém me ensinou isto:
"Se fores um jogador exterior tu tens que 'recompensar' os teus Postes porque são eles que te protegem na defesa e no ataque são eles que te abrem o caminho com bloqueios sólidos, logo sempre que possas deixá-los ganhar um ressalto ou finalizar uma jogada simples, fá-lo."

Se em quase metade dos 18 TDs que Rondo fez os seus Big Men não passaram sequer da marca dos 10, tentem lá entender de quem/onde é que Rondo foi "roubar" esses ressaltos fáceis para chegar aos 10...


Na defesa, Rondo neste momento é uma autêntica sombra daquilo que era nos tempos em que Coach Thibs era o coordenador defensivo dos Celtics!

O base que já foi um grande defensor, raramente era batido no 1vs1 devido ao seu atleticismo e à sua enorme envergadura mas neste momento não passa de um jogador que prefere tentar roubar bolas por trás ou ir à procura duma maneira fácil de ganhar a bola para sair em contra ataque.

Vejam Bradley ao lado de Rondo e digam-me sem rir que Rondo é um defesa de elite!
Porque se acham que Rajon tem esse estatuto, Bradley é o Super Sayan Lendário da defesa que só aparece de 1000 em 1000 anos para castigar os maus.



Uma criança de 2 anos não sabe explicar as diferenças entre um golfinho e um tubarão e um fã casual da liga não sabe dizer se um jogador é bom ou mau defesa, sem recorrer à ajuda de terceiros.

Como Rondo tem a fama de ser um bom defensor é sempre mencionado com os top defenders da posição.

Já o foi em tempos... mas já não o é...

Mas por incrível que pareça ainda não é esse capitulo do jogo de RR9 que me deixa com os nervos à flor da pele.


 Há quem chame Rondo de Pass 1st Pg.
Eu chamo-o de Assist 1st PG!

Este é o maior problema que eu tenho com Rondo.
Ele é tão agarrado quanto Kobe ou Carmelo mas enquanto estes 2 últimos têm a fama, Rondo tem o proveito.


RR9 não vai passar a bola a um colega se não der em assistência!!!!
Ele não vai fazer o passe que dá caminho à criação da assistência e enquanto não encontrar maneira de fazer o passe de ruptura, lá se vai o relógio esgotando.

É inacreditável a maneira como ele não aproveita os lançamentos  fáceis que tem ao seu dispor para depois inventar uma assistência 3x mais complicada de fazer.

Os melhores jogadores do mundo aproveitam o que a defesa lhes dá e executam em conformidade mas Rondo infelizmente, raramente o faz.

E é aqui que entra o patrão lá das minhas bandas, o sôr Kobe Bryant!

Lembram-se do famoso Magic Kobe?!


O Kobe que até a certa altura da época fez uma "birra" porque questionaram o número de vezes que estava a lançar e como resposta entrava para os jogos apenas para passar?!

Kobe é o jogador tecnicamente mais evoluído que algumas vez  vi jogar e o seu QI basquetebolístico é altíssimo mas o problema é que mais vezes do que aquilo que desejaríamos, ele desliga e começa a tomar decisões e a fazer lançamentos que até no Space Jam seriam questionáveis.
Bryant sabe perfeitamente que a sua equipa depende de si para marcar e como os Lakers estão de certo modo "reféns" dos seus 30 por jogo, ele está com a faca e o queijo na mão.

Para a malta mais distraída o base dos Lakers este tempo todo chamou-se Kobe Bryant e não Derek Fisher.
O verdeiro PLAYMAKER da equipa sempre foi Kobe que com a sua agressividade e capacidade de meter a bola no cesto fazia com que as defesas tivessem que atirar tudo para cima dele, dando assim oportunidade e espaço para que os seus colegas  menos talentosos pudessem operar mais à vontade . 

Enquanto Kobe ia passando (nas calmas) a marca das 10 assistências por jogo e os meus colegas Laker fans iam batendo palmas, eu só conseguia abanar a cabeça em sinal de desacordo.

As assistências de Kobe eram forçadas e não encaixavam no ritmo de jogo. 
Quem estava menos atento achava aquilo lindo e magnifico mas tinha de ser no final, o Bryant marcador de pontos a salvar o dia e a resolver a partida.

O maior problema que Kobe tem tido durante a sua carreira é a sua predisposição para fazer o que está certo, ou seja, ou entra para lançar ou entra para passar e o desejável não seria nem o 8 nem o 80 mas sim um jogador formatado que fizesse aquilo que era suposto fazer.

Esta é a frase mais importante do artigo e eu espero que a memorizem durante algum tempo:

Seja o Kobe, seja o Rondo, seja o Formigo ou o Alex...
Um playmaker é antes de tudo um jogador de basket e a função de um jogador de basket não é forçar assistências ou lançar sempre que tem a bola nas mãos..

Um jogador de basket lê a defesa, percebe o que lhe estão a dar e executa de acordo com a situação, seja ele um base, extremo ou poste!

Nós dizemos vezes sem conta que o base é o cérebro da equipa e que ele está em campo para passar...

Mas digam-me lá, se ele só está lá para passar para quê que ele tem o cérebro se a sua função é sempre a mesma?

Se só existe um caminho para seguir qual é a dificuldade em fazer o que está certo?!

E é ai que o base entra com a sua capacidade de decisão e que escolher o melhor caminho consoante as circunstâncias.

E é ai o tambem que Rondo falha MISERAVELMENTE!

O base de Boston entra nos jogos exclusivamente para chegar aos seus números de assistências.

Não faz as mesmas dentro do contexto em que o jogo se encontra e deixa os seus colegas fora de ritmo.
Não aproveita o espaço livre dado pela defesa  e mais uma vez isso faz com que os eles sofram com a sua presença em campo.

É inconsistente na suas intenções em atacar o cesto (lança poucos lances livres para quem tem tanto tempo a bola na mão) e quando lá chega é péssimo. (62%, o que o colocam a par de Blake Griffin por exemplo).

Continuando a falar de Rondo e dos seus problemas, Rajon sem bola vale ZERO,!
É o único base de elite que é deixado completamente sozinho, sempre que não tem bola e porquê:


a) Não lança bem de fora.

b) Mesmo que receba a bola o seu mindset (pass 1st , assist 2nd, fake pass 3rd) não é temido por ninguém e isso faz com que as defesas consigam recuperar a tempo.

E agora a cereja no topo do bolo e que basicamente vem a confirmar o que eu vou dizendo sobre ele:

"Rajon Rondo faz os seus colegas melhores!
É só olhar para as estatísticas e ver o numero de assistências."

Já que insistem vamos lá ver isso então...
Não vou ser oportunista e usar os números que a equipa produziu depois de Rondo se lesionar.
Não vou ser oportunista e esmagar os ataques de Doc Rivers que são cronicamente, uns dos piores da liga quando falamos em equipas de Elite.

Vou antes falar dos números da sua equipa com Rondo sentado no banco e com Rondo a jogar.
A equipa de Boston começou com a Era do Big 3 em que Rondo não era mais que um acessório.
Em 2008 era ainda um role player, em 2009 foi crescendo, em 2010 foi pela 1ª vez All Star mas o ataque ainda era maioritariamente desenhado para servir as necessidades do Big 3.


Só no ano passado é que Rondo tomou completamente as rédeas do ataque e com o declínio de KG e PP e a saída de Ray, Rondo tornou-se o Franchise player dos Boston Celtics.


Aqui podemos ver como é que a equipa se comportava quando Rondo entrava em campo e quando ia descansar (antes da lesão):




Vocês podem dizer o que quiserem, falar de 18 triplos-duplos em 470 jogos, podem falar das 12 assistências por jogo, dizer que aquilo que eu estou a falar aqui é uma grande mentira e que isto é tudo para deixar o rapaz mal mas por favor expliquem-me isto:

Como é que é possível que a equipa do base que supostamente melhor faz os seus colegas jogar na NBA, tenha melhores números ofensivos quando ele está no banco do que quando ele entra para jogar?!


E volta tudo ao inicio onde falamos do mau hábito em fazer assistências fora de timing, forçar passes quando há lançamentos fáceis ao seu dispor e a falta de spacing que o mesmo traz cada vez que entra na partida.

Aqui fica um vídeo a falar de alguns Pass 1st PGs e especialmente de Rondo!



All Around PGs


Numa Era em que cada vez mais se valorizam os jogadores versáteis e onde se critica por exemplo, um  SF por não fazer mais de 3 assistências por jogo (#LebronEffect), este tipo de bases são valiosíssimos .
Eu pessoalmente acho que este fetiche por jogadores que fazem tudo e mais alguma coisa é muitas vezes exagerado mas não na posição de PG.

Se o principal objectivo do base é ler e executar, não faz mal nenhum que o cérebro da nossa equipa tenha não só os instintos necessários para fazer aquilo que bem entende da partida mas também possua as ferramentas necessárias para tal.

Nesta lista vou destacar 2 PGs que combinam o melhor de 2 mundos.

O primeiro é Chris Paul.

Na minha opinião, o melhor base da NBA em potencial e performance (tendo à perna TP9) que teve uma época superior ao general dos Clippers em 2013,

Chris Paul simplesmente não tem falhas no seu reportório!
Depois da sua lesão grave no joelho foi obrigado a adaptar o seu jogo e abrandar, o que fez com que acrescentasse uma dimensão extra ao seu arsenal.

Paul apesar de ser bastante veloz, joga ainda melhor quando o ritmo do jogo está baixo e ao contrario de jogadores como Westbrook e Rose, não se torna numa nulidade quando lhe pedem para jogar devagar.

Cp3 ofensivamente passa de um Pass 1st PG, que quer envolver os colegas a um Score 1st PG, capaz de meter a bola no cesto como poucos.

É dos melhores jogadores a fechar jogos e nas 2 últimas épocas perdi a conta às clutch shots que marcou ao serviço da sua "nova" equipa em LA.

Atira de fora e de meia distância fazendo com que os defesas tenham que se manter por perto, mas penetra e acaba em baixo do cesto sem grandes problemas.

É rápido a sair em contra-ataque e ao mesmo tempo eficaz quando organiza o jogo em meio campo.

Tanto joga de frente para o cesto como vai lá para baixo jogar de costas "à la Kobe Bryant", criando bastantes dificuldades a jogadores exteriores que não estão habituados a defender naquelas zonas do campo ou aqueles tipos de movimentos.

A visão de jogo, a qualidade de passe e de drible que Cp3 demonstra dispensam apresentações e a sua defesa (embora um pouco overrated) é bastante sólida. Nunca vemos nenhum PG a abusar de Cp3 apesar do seu tamanho porque ele tem a velocidade para os acompanhar e a vontade para os defender.

Muitas vezes abusa no uso das suas mãos para defender e das tentativas que faz para tentar roubar a bola. Isso é algo negativo mas ao longo dos últimos anos tem andado mais "controlado" nesse tipo de aventuras.

Embora não tenha provado nada nos Playoffs (não, aquela série contra os Lakers não conta) vamos ver o quê que Chris Paul nos reserva com um novo treinador e com um supporting cast digno mas é interessante ver por exemplo que enquanto Carmelo é crucificado por não ter grande sucesso nos POs, Chris Paul tem todos os anos, um Free Pass.

Este é o único base da lista que pode ousar entrar no top 5 de jogadores da NBA (desculpa Rose) mas ele que aproveite enquanto pode porque a Era de Steve Blake, #WhiteChocolate 0.2 está prestes a começar.

Enormes defeitos em Cp3:

Como já devem ter reparado eu odeio falar de assuntos "extra basketball" para elogiar/criticar os jogadores da liga mas este tem mesmo que levar com a régua...

-Se encontrarem algum jogador na NBA mais chorão que CP3 no que toca ao relacionamento com os árbitros e às suas birras quando eles não lhe dão o que ele quer, eu dou-vos todas as minhas Swag Coins que tenho juntado ao longo dos anos.

-Na nossa Gala de Flops(link) realizada há uns meses, Lebron James foi votado como o maior flopper da NBA mas embora todos nós reconheçamos que King James é um dos jogadores com lugar cativo nesse top,  não devia ter sido ele a ganhar Oscar...

Cp3 é de longe o maior flopper da liga e é TRISTE ver o melhor base da NBA, que não tem necessidade nenhuma em fazer estas figuras, manchar o seu curriculum com estas palhaçadas(link).

O outro base de quem quero falar é Deron Willams

Há uns anos atrás eu dizia que Deron Williams era o melhor base da NBA.
A explicação é simples...

Deron Williams é TUDO o que Chris Paul é sem os flops, a choradeira e as tentativas escusadas para tentar roubar a bola.
Mas o que realmente me fazia dizer que Deron Williams era o base nr 1 da liga e não CP3, era a sua vantagem física.

D-Will era Chris Paul só que mais alto e bem mais forte, o que lhe permitia jogar a SG, defender jogadores maiores e tomar partido dessa vantagem mas o que mais gostava em Williams era a sua "Mean Streak".

Deron sempre foi um jogador de poucos sorrisos e nunca entrava em campo para "fazer amigos". Não tinha qualquer problema em meter jogadores mais altos num poster ou de esquecer a técnica por uns segundos e usar o seu poderio físico.

O meu problema com este base é que eu já não sei mais quem ele é!

Desde que saiu de Utah, D-Will tem-me deixado bastante desiludido.
Não com os seus stats ou com o que ele traz à sua equipa mas sim com o impacto que ele teve até agora nos NETS.

Foi completamente normal que na 1ª época não tivesse feito nada porque não tinha equipa para tal mas este ano, ainda que tenha estado algo combalido com lesões, foi INADMISSÍVEL que um jogador deste calibre tenha deixado que a sua equipa tivesse sido eliminada pelos mutilados Bulls, como foram os Nets na 1ª ronda dos Playoffs deste ano.

Este ano D-Will fez-me lembrar Kevin Love nas suas épocas de top em que marcava 25 pontos e fazia 15 ressaltos mas passava COMPLETAMENTE ao lado do jogo, enquanto jogadores com stats muito piores dominavam e deixavam a sua marca na partida. 


Analisando o seu jogo e falando do que ele traz à equipa, eu poderia coloca-lo colado a Cp3/Tp9 mas sendo pragmático e olhando para os resultados, não consigo determinar a sua posição no ranking de bases.

 Se vocês o têm em 1º ou em 7º na vossa lista, de mim vão ouvir sempre um "OK".

Com esta nova equipa em Brookyn os seus stats vão diminuir inevitavelmente (porque vai ter menos bola e mais ajuda) mas ainda assim poderá impactar o jogo como nunca o fez na sua carreira!!

Será que vai estar à altura e vai reclamar o seu lugar no topo da lista de PGs na próxima época?!

Veremos....


Aqui têm mais um vídeo exemplificativo do quê que este tipo de PGs traz ao jogo e temos também um convidado surpresa que se infiltrou na nossa festa de Point Guards ;)





Muito obrigado pela leitura e não se esqueçam que a minha opinião é mais uma das milhares que andam por ai e não é mais válida só porque é ouvida por mais gente!

 C*GUEM PARA OS CLICHÉS, absorvam um pouco de tudo aquilo que ouviram noutros lugares, juntem áquilo que já viram e conheciam anteriormente e formem a vossa própria opinião!
Mas antes de vocês irem embora queria-vos fazer uma pergunta:

Ainda acham que os bases só estão em campo para passar a bola?!





Antes demais queria agradecer a toda a gente todo o carinho mostrado por vocês desde que começamos esta aventura.
20.000 visitas aqui no Blog e 4.000 likes no Facebook em tão pouco espaço de tempo faz com que fiquemos muito orgulhos do trabalho que estamos a fazer.

Tanto eu como o João Costa e o Filipe Pinto vamos continuar a trabalhar duro para merecer os vossos likes e as vossas visitas.

Sabemos que muitas vezes (especialmente eu) somos um pouco controversos  mas isso acontece porque nós somos FÃS como vocês e temos opiniões próprias como qualquer outro.


Agradeço a vossa compreensão e mais uma vez peço que não tornem a página que vocês próprios ajudaram a construir num local onde se vai lavar a roupa suja e onde toda gente que tenha uma opinião contrária à vossa seja apelidado de "Hater" e "imparcial".

Para terminar queria também informar-vos que como qualquer trabalhador/estudante que se preze, tenho de aproveitar o Verão para fazer uns trocos e que pela falta de tempo este será o último post deste Verão.

Esta Edição Especial PGs está quase 2 semanas atrasada porque não temos tido tempo para respirar e assim é preferível ir de "férias" em vez de fazer promessas que não vamos conseguir cumprir.

Estejam descansados que a nossa página de Facebook(link) continuará a proporcionar-vos bastante informação/entretenimento durante todo o mês de Agosto.

Vamos voltar mais fortes e já temos uma prenda para ti no forno!

Em Setembro/Outubro vamos inaugurar um projecto que não faz parte da #NBAfansPORTUGAL mas sim de um conjunto de membros das várias páginas e blogs da família basquetebolística portuguesa.

 E mais não posso dizer...







Are You Ready ?!




28 comentários:

  1. Entao e o Plus Minus do Rondo nao conta para nada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O +/- do Rondo foi negativo no ano passado -_-

      Eliminar
    2. Tava a falar quando fizeste as contas nao falaste dele só isso. Ja agora qual a opiniao sobre o damien lillard e o wall? Que futuro lhes reserva?

      BTW: Gostei bastante do artigo!

      Eliminar
    3. O Wall tornar-se-á um base de elite nas próximas 2 épocas.
      Já este ano deu muito boas indicações.

      Sobre o Lillard vou deixá-lo no mesmo barco do Irving.
      Esperar para ver mas gosto da defesa dele e do facto dele ser +/- certinho no que faz.

      We'll see...

      BTW: +/- é um stat algo perigoso e na minha opinião não deve ser usado de forma vulgar.

      Obrigado pela leitura ;)

      Eliminar
    4. Antes de mais parabéns pelo artigo! Só á pouco tempo tive conhecimento do vosso blog, mas desde aí tenho lido todos os artigos.
      Relativamente a este artigo partilho da tua “descrença” nas capacidades do Rondo (All Star só mesmo com base na box score dos jogos, que vale o que vale…), e a deceção que foi a época do D Will (penso que esta época terá mesmo de se impor).
      Para mim o melhor é o TP9 (apesar de não se nada fã dos Spurs), seguido de perto pelo CP3. Dos restantes, muitos têm potencial para atingir o nível destes dois, mas ainda têm de evoluir muito.
      Continuação do bom trabalho!

      Alberto Rocha

      Eliminar
    5. Muito obrigado por nos seguires assiduamente Alberto.

      Agradecido pelo comentário ;)

      Eliminar
  2. Mais um grande artigo, valeu apena a espera. E desde que largaste a bomba sobre o RR fiquei curioso o porque de lhe chamares overated, mas depois deste artigo e da explicacao, apenas tenho que tirar o chapeu e concordar contigo. E este ano os Celtics tendo uma equipa nova e com algum potencial apesar de nao ser reconhecido pela CS se o RR que apenas aparece nos PO aparecesse durante a fase regular quando voltasse, nao so faria dele um dos melhores PG da liga como faria todos os colegas a sua volta melhor e claramente poderiam lutar pelos PO. Mas se voltar o mesmo RR de sempre e mais que sabido que os Celtics nao irao aos PO. Na tua opiniao depois de desmantelado o big3 verde, trocarias RR?! Tendo em conta o RR de fase regular e RR de PO, o pacote completo.

    PS: Ainda aguardo sobre aquele pedido que fiz ha uns meses atras, sobre o melhor Big dos ultimos 10 anos :)

    Boas ferias, e que voltem com a mesma forca que partiram.
    Sem duvida o melhor blog da NBA portugues da actualidade :)

    Saudacoes de um fa verde.

    Aderito Cardoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trocaria para acelerar o processo de reconstrução mas se de alguma maneira conseguirem arranjar peças válidas para lutarem pelo titulo, sem se desfazer dele (não sei bem como podem fazer isso) não faz mal nenhum em ter um jogador de elite como é Rajon Rondo, no plantel.

      Cumprimento Aderito e obrigado pela leitura e pelo comentário ;)

      Eliminar
  3. Estes vídeos fazem de ti um caso raro no panorama basquetebolístico deste pais onde só se fala de bola.
    Gigantesco trabalho, bem estruturado e explicado, longo em extensão mas entusiasmante e fácil de entender.

    Enormes parabéns e espero que haja alguém de olho em ti.

    Rui Silva Santos

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns pelo artigo, é bom ver malta a promover a discussão com pés e cabeça sobre Basket... Coisa rara em Portugal!
    A opinião que tu tens do Rondo, eu tive a certa altura do Steve Nash. O Homem andava as voltas no garrafão até poder meter a boa para assist. Foi sem dúvida um grande jogador mas o seu duplo MVP, foi quanto a mim exagerado, mas sem dúvida um jogadpr único. Overrated ou não, o Rondo é também um grande jogador, apesar de os defensores lhe darem espaço ele tem a habilidade técnica e capacidade atlética para penetrar e assistir ou marcar pontos. Sugiro que faças um artigo sobre os Bases Old School, Stockton, Isiah Thomas e Magic, 3 bases completamente diferente mas que marcaram uma Geração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho bases (nem idade) para falar desses jogadores porque não foram os que eu vi jogar :/

      Ainda assim muito obrigado pela leitura e pelo cometário António.
      Talvez daqui a uns anos e com mais uns KMs de vídeo vistos o possa fazer mas nunca se deve falar daquilo que não se sabe ;)

      Abraço

      Eliminar
  5. Boas. Só hoje consegui ler o artigo e como muitos já disseram valeu a pena a espera! Conseguiste expor as tuas ideias de forma clara e perfeitamente perceptível, ainda para mais apoiadas por imagens, k como todos sabemos conseguem facilmente mostrar o k kk um tem de melhor e pior (veja-se o caso dos "gémeos" Rondo).
    Concordei com muita coisa, discordei com algumas coisas, umas das kuais e para mim a mais gritante, o facto de considerares o nash um pass first PG. Para mim (e no seu prime, como é óbvio) devemos enkuadrá-lo (a ele e ao JKidd também) no grupo do dwill e do cp3 pois nos últimos anos acho k foram dos bases k mais influentes se tornaram para as suas ekipas, ajudando colegas (o Nash fez do Gortat um poste sério, por exemplo) e ekipa a dar "o salto".
    Relativamente ao Rondo, parece-me sinceramente k o problema está mesmo na cabeça dele pois ele já provou k é um animal competitivo. Aliás, eu acho k este ano ele vai ter mesmo de assumir e parece-me a mim k ker ele ker o Green irão fazer uma época brutal (disso dependerá o sucesso dos C's).
    Nota final para DWill e Curry, os meus preferidos actualmente. Espero k as lesões os deixem competir em paz e fico a torcer para k "carreguem" as suas ekipas à final! Nets - Warriores na final era lindo! Para sonhar ainda não se paga imposto...

    Muitos parabéns pelo blog, pela página no face e kd voltarem, façam-no com a mesma garra e vontade! Este artigo está brutal, fica aki a minha vénia Landim! Obrigado!

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela simpatia Sonny e pelo tempo despendido nesse comentário.

      Vamos ver se tens essa tão desejada final entre os NETS e os GSW ;)
      ABraço

      Elimina

      Eliminar
  6. Neste artigo discordei duma serie de situaçoes, relativamente ao Tony Parker, sem duvida q é um top 10 PG, e ate se pode considerar eventualmente um top 5 PG nas melhores noites dele, alem disso, acho claramente q o sistema do Popovich o favorece, e nao me parece que possas afirmar com tanta certeza como afirmaste que nao favorece ate porque nunca o viste a jogar noutra equipa que nao fosse os Spurs (os jogos dele pela seleçao no euro nao conta, porque obviamente que a concorrencia nao é tao forte como na NBA).
    Relativamente a questao do Rose e do Westbrook, li a maior parte dos teus artigos, e nota-se claramente q es um individuo que ate percebe de basquetebol, o q faz com q fique realmente impressionado pela negativa em como dizes que eles sao equivalentes, então nao achas que o Westbrook é claramente mais precipitado e menos inteligente a jogar q o Rose? é daquelas coisas que nao ha muito por onde discutir, opinioes diferentes tudo bem.
    Parece-me q descascaste demasiado no Rondo e usaste os argumentos negativos so quando te deu mais jeito (atençao que eu nao sou o maior fã do mundo do Rondo), porque efectivamente é um base que quando realmente interessa não anda simplesmente a procura das assistencias, se os Celtics nao foram mais longe, certamente que nao foi por culpa dele.
    Se calhar ja nao me lembro dos pontos todos em q discordo de ti, mas por fim, vi-te ai a dizer q achas que o John Wall dentro de 2 anos é um PG de elite (quando a unica coisa q o Wall provou ate agora foi fazer meia epoca a um bom nivel, e mesmo assim mostrou claramente continuar com grande lacuna no lançamento), e dizes que ainda tens duvidas relativamente ao Kyrie Irving que desde que entrou na liga incendiou as defesas todas (pena jogar numa equipa de rebos e lesionar-se mais que o que devia) ? Hmm... nao entendo o teu ponto de vista ai, de qualquer das formas, um artigo super interessante, parabéns!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando dizes que o TP9 é eventualmente um top5 PG estás a passar um atestado de incompetência a ti próprio. (isto dito com o máximo de respeito possivel)

      Mas podemos jogar a esse jogo então:
      -Tu dizes que eu não posso dizer que o TP9 é desfavorecido no sistema de Pop porque ele nunca jogou noutro.
      -Partindo desse pressuposto como é que sabes que ele não seria melhor fora de esses sistema se ele nunca teve essa oprtunidade?! hummm...

      Quais são os tipos de erros que o Westbrook de 2013 comete que o Rose MVP não cometia na altura?!

      O Wall para ser um base de elite tem de continuar a ser apenas aquilo que foi este ano e não tem que subir de prestação.

      Já o Kyrie se continuar no patamar onde está nunca vai se tornar no jogador que ele supostamente já é(na cabeça de muita gente).
      As minhas duvidas sobre o Kyrie vão para além desse patamar do ser "apenas" um base de elite porque já o mencionam muitas vezes no top 10 da NBA entre outros.

      Cumprimentos e muito obrigado pela leitura e pelo comentário extenso ;)

      Eliminar
    2. Digo que é eventualmente um top PG, e repito, obviamente que é apenas a minha opinião, mas a meu ver ele é limitado porque: atleticismo limitado, é muitas vezes violado na defesa, embora ao longo dos anos ele tenha melhorado no tiro exterior e por vezes até faz umas gracinhas, não é propriamente uma arma que ele tenha, em termos de playmaker não é nada de especial, se olharmos por exemplo para o numero de assistencias que ele costuma ter (embora tambem neste capitulo, ele tenha melhorado efectivamente), de facto é um individuo que quando ataca o cesto é quase impossivel de o defender, e nesse aspecto é de facto muito bom porque finaliza espetacularmente bem perto do cesto. (Não é por ele nao ser americano, ou por jogar nos Spurs, é mesmo porque não acho assim tao bom como muita gente o pinta, inclusive ha quem diga q ele é o melhor, mas pronto, tudo bem)
      Relativamente ao "jogo" pelo qual quiseste enveredar.. porque apesar de eu achar que o sistema do Pop o favorece, obviamente que como tu disseste e bem, eu nao posso ter a certeza tambem se ele seria ou pior ou melhor noutro sistema :) É apenas o que eu acho!
      Relativamente ao 3ºponto do Rose/Westbrook, aqui pelos dados estatisticos obviamente que eles sao semelhantes (O westbrook marca menos pontos mas joga com o Durant), mas obviamente que quem vê os jogos sabe que a estatistica não conta a historia toda, mas acho que quem viu os jogos fica bastante claro que o shot selection do Westbrook é super questionavel quando tem ao lado um shooter eximio no Durant, como é que explicas que um individuo como o Westbrook q é na melhor das hipoteses um shooter mediano, nao passe mais vezes a bola ao Durant quando tem oportunidade para tal? E não me digas que nao viste estas situaçoes, porque aconteceram aos montes! Vejo no Rose um individuo muito menos egoista e muito mais inteligente.
      Relativamente ao Kyrie Irving e ao Wall, obvio que o Irving tem muito que provar ainda, assim como o Wall tambem tem, a diferença é que o Irving tem mais armas ofensivas que o Wall e muito mais potencial a meu ver, mas mais uma vez, so o tempo dirá quem tem razao.
      Desculpa la ter feito mais um post gigante :)
      Cumprimentos!

      Eliminar
    3. Concordo com o ultimo comentário na integra (fora a parte do TP9 e do Westbrook)
      Lê a parte de escreveste do TP9 (retira a parte de atirar de 3 e vê lá se não estás a falar do Kyrie).

      E tu proprio o admites que o teu problema com o Westbrook é ele ter um jogador superior ao lado e lançar quando lhe devia passar a bola.
      Isso é o Cliche do costume porque está mais que provado que a equipa tem uma % de vitorias maior quando o Westbrook lança mais que o Durant.

      Porquê?!
      Ai volta a entrar a história da pressão de novo.
      Não existem 3 bases na liga capazes de defender o Yolo em condições e isso faz com que nos outros 26 jogos ele tenha um mismatch à frente.
      Isso mete pressão nas defesas e a sua agressividade vai ajudar a soltar os colegas especialmente o Durant.

      O KD é um jogador mais cerebral e como mete menos pressão na equipa adversária está contente com isso porque embora ele tenha vantagem em 28 dos 29 matchups raramente tem um mismatch a frente.


      Mais uma vez obrigado pelo comentário ;)

      Eliminar
  7. Discordo de algumas coisas do artigo e vou-te dizer porque e fundamentar a minha opinião e também vou dizer o que concordo contigo dando a minha opinião também.
    Criticas o Shaq,Chuck e o Magic chamando-os de comediantes e cabeças falantes, muitas vezes não concordo com o que ele dizem mas reconheço tem conhecimento na matéria já que estamos a falar de 3 former MVP´s e que viveram basket a vida toda portanto denegrir a opinião deles parece-me escusado e desnecessário.
    Comparar Rose e Westbrook e afirmar que são farinha do mesmo saco é algo que não compreendo,não é que eu seja fã incondicional de nenhum dos dois mas para mim o Rose parece-me ser um jogador superior ao Rose e digo-te porque.Rose toma melhores decisões que o Westbrook é um jogador mais calmo menos emocional mais cerebral que o base de OKC, não vemos o Rose a lançar um triplo com 22 segundos para atacar a 4 metros da linha de triplo,reconheço que o Westbrook é um defensor melhor que o Rose mas para mim o Rose torna a equipa melhor.Agora podias usar o argumento que Chicago conseguiu passar a primeira ronda dos playoffs e conseguiu um record razoavel sem o Rose este ano e se Westbrook falhasse um ano OKC iria ter muias dificuldades.A razão para que os Bulls não desabaram por completo sem o Rose é porque tem mais um sistema defensivo que o Coach Tibs implementou consegue que a sua equipa ganhe jogos focado-se na defesa com o Noah Deng Jimmy Buttler e consegue sair vencedores de jogos sem marcar muitos pontos,isso não chega para vencer um campeonato sem o Rose porque a dada altura o ataque vem prevalecer à defesa à mitica frase "I Take better offense than better defense any day",já OKC que tem uma mentalidade mais ofensiva precisa de Westbrook para marcar pontos para tirar pressão do Durant e é um equipa que tem muitos marcadores de pontos portanto seria mais complicado OKC sobreviverem sem o Westbrook.Para mim um dos problemas do Westbrook é que ele acha verdadeiramente que é melhor que o Durant e não a humildade para dar as redeas totais da equipa ao Durant, muitas vezes vemos o Westbrook a lançar mais vezes que o Durant e todos sabemos que o Durant é melhor lançador que o Westbrook e se a bola for mais vezes para o melhor jogador da equipa mais hipoteses essa equipa tem de ganhar e vemos muitas vezes vemos o Westbrook a fazer off drible jump shoots com dois defesas pendurados e com o Durant em melhor posição.Embora o Rose e o Westbrook sejam parecidos são muito diferentes da maneira que jogam e da maneira que afectam o jogo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu disse que o Magic e companhia muitas vezes são cabeças falantes não estou a questionar a capacidade deles em analisar o jogo, que jogaram (e bem) mais de metade da sua vida.
      Questiono sim a sua predisposição para meter o show e a necessidade de criar manchetes à frente do basketball.

      (Ex. Brook Lopez e DeAndre Jordan são melhores postes que Dwight Howard) -Shaq
      (Ex. Lebron é melhor que Jordan) -Pippen
      (Ex. Lebron seria um jogador banal nos anos 90) -Rodman
      (Ex. Kawhi Leonard não vai jogar muito nesta série porque não consegue defender o Pau Gasol" ->O Leonard é um SF<- Magic
      "If Yao Ming ever scores 20 points, I'll kiss a donkey's butt" -Sir Charles


      E eu podia continuar e continuar e continuar....
      Este aviso foi feito porque o fã casual respeita a opinião destas lendas mais do que respeita a opinião de VERDADEIROS analistas, que falam sobre os jogos e sobre basketball e não têm como objectivo as audiências e o entretenimento. (Se tu soubesses quantas vezes alguém vai lá à nossa página e usa como argumento videos do Skip Bayless e do Stephen A Smith não paravas de rir.

      Quanto ao Rose e ao Westbrook..
      Pelos vistos o teu problema é com o elefante sentado no canto da sala chamado Kevin Durant e não com o Westbrook por assim dizer.

      Eu sinceramente ficava com o Rose se tivesse que escolher entre os 2 mas não acredito que tu achas que ele não toma más decisões (como mergulhar para o meio de 3 defesas em baixo do cesto, porque simplesmente acha que consegue metê-la lá dentro de qualquer maneira).

      São opiniões e na minha eles são basicamente a mesma coisa se não olharmos a "detalhes"

      Eliminar
  8. Concordo com as analise que fazes o Tony Parker ao Curry e ao Irving que acho que tem demasiado hype e para mim é um bocado overrated porque foi envolvido na novela lebron e foi visto como salvador da patria de Cleveland.

    Também estava algo ceptico quando á entrada do Ricky Rubio na liga parecia-me um jogador fragil defensivamente e ofensivamente só mostrava aqueles passes malucos,mas vendo mais atentamente os jogos ele defensivamente é muito inteligente e muito solido consegue ler as linhas de passe sem se lançar á bola sem sentido e desequilibrado a defesa e ofensivamente ele lê muito bem o jogo fazendo me lembrar o Steve Nash como tu dizes no artigo ele lança quando tem de lançar o problema é que o seu jumper ainda não é solido mas acredito que com treino vá lá porque até a técnica de lançamento dele é um bocado estranha os turnovers é outra coisa que ele vai ter de melhorar mas acredito que um bocado de treino ele consiga melhorar porque temos de ver que a época nos Wolves foi um bocado afectada por lesões e ele mesmo estava a vir de uma lesão grave mas para mim ele tem um QI muito evoluido e só tem de melhorar o lançamento e os turnovers para ser um dos melhores bases da liga...

    ResponderEliminar
  9. Passando ao Rondo devo dizer que comecei a escrever o comentário com uma ideia e depois de ler mais uma vez a parte do Rondo mudei de ideias e a minha ideia aproxima-se da tua e digo porque.O Rondo deve ser provavelmente um dos jogadores que menos gosto da NBA dado a sua personalidade a sua arrogância e ao contrário de ti tenho problemas com a falta de tiro exterior dele porque dificulta o ataque de Boston (visto que o Doc Rivers ofensivamente é limitado e acho que é overrated mas isso é outro tema)os defensores afastam-se dando ao Rondo oportunidade de lançar e aglomera-se defensores no garrafão sendo mais difícil marcar pontos. Actualmente já nem se pode dizer que Rondo seja um grande defensor ou sequer um bom defensor porque muitas steals não equivalem a ser bons defesas porque que tem muitos steals muitas vezes arrisca 10 vezes consegue roubar 3 bolas mas deixa a equipa desposicionada 7 vezes para mim isso não é ser bom defensor. Muitas vez o Rondo passa 15 segundos com a bola a andar de um lado para o outro porque ele não faz circular a bola ,quando ele esta com a bola o ataque para até ele conseguir inventar um passe isso não ajuda a equipa o que ajuda a equipa é a bola circular,chegou ao ridiculo o ano passado o Rivers deixa o Rondo em campo para ele ter 10 assistências e eles estavam a perder por mais de 15 a um minuto do fim. Dito isto não estou a dizer que o Rondo é mau jogador é um grande jogador mas não é tão bom que se possa pensar e devo dizer que ler o teu artigo mudou a minha opinião.
    Quanto aos All arounds PG´s o Chris Paul para mim é de longe o melhor base da liga porque quando ele faz assistências não são forçadas quando ele faz steals não deixa a defesa desposicionada quando ele lança quer marque o falhe é um lançamento que não é forçado, defensivamente mesmo não sendo o base mais alto da liga ninguém faz "farinha" com ele não vemos ninguém a abusar defensivamente de Chris Paul acho que se os Clippers tiverem o melhor record da liga o CP3 arrisca-se a ser MVP.
    Quanto ao Deron Williams ele parece que chegou ao pico da carreira muito cedo e nestes últimos anos esta entrar na fase descendente da carreira que é uma coisa estranha já que ele tem 27 anos, parece que perdeu poderio físico já não explosão até o seu jumper parece mais fraco já não faz post ups como antes já não é tão focado na defesa ao contrario de ti nunca achei que o Deron Williams fosse melhor que o CP3 mas fico sempre a achar o Deron Williams tem sempre mais duas mudanças para meter mas por algum motivo não consegue metê-las e este ano em Brooklyn não me parece que ele vá voltar a ser o Deron de antigamente espero que esteja errado.

    Nunca fui na ideia que o base está no campo para fazer só assistências porque isso não ajuda a equipa as assistências não podem ser forçadas, para mim o base tem de ser o general em campo tem de saber ler o jogo tem de ler a defesa adversária e tomar decisões certas para equipa, para mim o base que tem isso tudo actualmente é o Chris Paul mas o melhor base que vi jogar e por acaso é o meu jogador preferido é o Steve Nash mesmo não sendo solido na defesa é (ou era) um jogador que tudo o que fazia não era forçado e a defesa tinha de respeitar o seu poder de lançamento (dos melhores pure shooters da historia da liga) o seu poder de penetração e a sua capacidade de fazer assistências o chamdado triple threat player um base é muito mais do que assistências como um poste é muito mais que os ressaltos como um SG é muito mais que os pontos que marcam cada vez menos baseio-me pelas estatísticas e cada vez mais pelo que vejo.
    Peço desculpa pelos vários comentários mas não consegui meter a minha opinião apenas em 1 comentário

    Parabéns pelo artigo embora discordemos de alguma coisa, o que é saudável, é bom ver pessoas a falar de basket em Portugal porque às vezes sinto que falo sozinho sobre basket é bom ver que existem outras pessoas que falam e percebem de basket

    Ass:Ricardo Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com este comentário não discordo com grande coisa.

      Não tens de pedir desculpa por teres feito 3 comentários extensos muito pelo contrário, eu é que agradeço.

      Fico muito feliz por ver que alguém se mostrou preocupado em vir aqui falar de BASKETBALL e não de nomes e preferências pessoais.

      Mais uma vez um grande obrigado pelos comentários deixados e pela leitura ricardo ;)

      Eliminar
  10. Só hoje acabei de ler este artigo, e meus caros estão de parabéns. Mais uma vez é bom ver que começamos a ter em Portugal páginas de qualidade e objectivas sobre a NBA.

    Sobre o artigo comentar que partilho muito da tua opinião e revi-me em vários pontos especialmente no do Ricky principlamente depois do seu ultimo ano (horribilis) em BCN. Mas foi para mim uma grande suspresa e nutro um grande carinho por este jogador. A sua defesa cresceu, uma vez que ele antes não passava de um bom ladrão e passou a ser um bom estorvo para os bases adversários. O tiro aparecerá com os anos (estilo TP9).
    Senti falta de um breve comentário a bases mais clásscios como o Sotckton o Kidd e o Magic. Quem seria para ti o teu PG num 5 histórico da NBA?

    Mais uma vez o meu apoio a esta página e têm em mim um fã da página que continuará a apoiar os Pistons xD

    ResponderEliminar
  11. gostei muito do artigo e fico cada vez mais contente por saber que ha fas a serio de basketball e nao pessoas que acham piada a nba porque sao grandes. continuando acho que o que disseste sobre rondo e totalmente correto e uma coisa que eu acho e que um pg para ser bom ou eficiente nao tem de ser pass first, score first ou all around, tem de ser o que a equipa precisa, casos do curry e rose, que fazem a sua equipa melhor a marcar pontos. o parker acho que e o melhor pg da nba pois apesar de ser muito parecido com cp3, marca quando precisa, assiste quando e o melhor a fazer e se for preciso ate joga off the ball, algo que na minha opiniao faz melhor que cp3, claro que o greg popovich e melhor que del negro mas isso nao tira merito nenhum ao tony. tambem tony parker tem titulos a comprovar a sua superioridade sob cp3, e sei que vao dizer que tem uma equipa muito, mas muito melhor que as de cp3(ja agora nao percebo como e que chamam aos spurs aborrecidos quando praticam do melhor basquetebol em anos, para mim basquetebol que ganha e bonito, mesmo o dos grizzlies, adoro aquele grit and grind) mas mesmo tendo tim duncan e manu ginobili na equipa consegui ser finals mvp. acabo assim o meu post, e espero que mantenham um bom trabalho e nao caiam na tentacao de concordar com o que a media diz, quanto mais opinioes diferentes melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário Miguel e desculpa a resposta tardia :/

      Muito agradecido por todos os elogios também e volta sempre ;)

      Eliminar
  12. Bons aspectos a apontar, maus aspectos a referir. Acho que há aí muitas ideias boas que exploraste, mas não és bom escritor. Não consegues ser imparcial e tentas fazer da tua opinião um facto. No entanto foi engraçado de se ler, melhor que as ditas palhaçadas dalguns dos melhores jogadores de sempre, Shaq, Kenny e Charles, que percebem 100x mais do que tu ou qualquer outro regular fan da nba. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.

      A unico problema do mesmo é que fala do Cláudio Landim e fala zero acerca de basketball.
      Acho que isso diz mais sobre ti do que sobre tudo o que eu escrevi.

      um abraço Kobe. >.<

      Eliminar