Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Western Conference Finals Preview: SA Spurs VS Memphis Grizzlies






Western Conference Finals Preview: SA Spurs VS Memphis Grizzlies


Já que anda tudo a fazer previews sobre as Finais de conferência de OESTE e a achar que MEMPHIS irá ganhar a serie em 5 ou 6 jogos eu também vou fazer a minha porque pelo que eu vi até aqui e embora Memphis seja a "equipa sensação" do momento San António tem claramente vantagem neste Match UP.


Spurs durante a época regular:
-6º Pace mais rápido da NBA (ritmo e velocidade a que jogam)
-1º em assistências por jogo
-19º em TO cometidos por jogo
-17º em Ressaltos por jogo
-2º em % de lançamento
-7º melhor ataque da liga
-3ª melhor defesa


-Grizzlies durante a época regular:
-29º Pace mais rápido da NBA (ritmo e velocidade a que jogam)
-24º em assistências por jogo
-8º em TO cometidos por jogo
-2º em Ressaltos por jogo
-28º em % de lançamento
-18º melhor ataque da liga
-2ª melhor defesa


SA Spurs detêm a vantagem casa e defrontaram 4 dos 7 jogos no seu pavilhão.

--------------------------------------------------------
O Abono de família de Memphis é a sua defesa brutal (na minha opinião a melhor defesa da liga) que possui 4 grandes defesas no seu 5 inicial, incluindo o DPY deste ano.
Prince e Allen trancam o perímetro enquanto o irmão Gasol mais novo protege o cesto das penetrações.
No ataque vivem da produção das suas "Torres Gémeas" no interior e do seu base emergente Mike Conley que vem provando que pode competir com os melhores praticantes da modalidade na sua posição.

-Como isto dito porquê que eu acho que os Spurs ganham esta serie?

A) O ATAQUE de Memphis é muito pouco fluido! Eles vivem da excelente defesa que praticam e gostam de abrandar o jogo para que o marcador esteja sempre com uma pontuação reduzida.
O problema no meio disto tudo é que os Spurs são das poucas equipas da liga que tanto consegue correr como ter uma execução magnifica em meio campo.
Não me parece que Memphis consiga manter os jogos entre as 2 equipas com pontuação baixa.
-


 O tipo de ataque que os Spurs executam e o tipo de defesa que Memphis apresenta!

Memphis tem uma EXCELENTE DEFESA
Os "Ursos" possuem jogadores no perímetro com características óptimas para defenderem 1vs1 (Allen/Prince/Conley).
O problema é que o sistema ofensivo de San António privilegia a criação de lançamentos através do PASSE e não do 1vs1 (KD sofreu muito com isto na ultima serie) e ai a coisa já fica mais azeda...
Tanto o Tony Allen como o Prince "adormecem" de vez enquanto quando não têm a bola a sua frente (off ball defense) e a capacidade que os Spurs têm em colocar as equipas adversarias em "scramble mode" correndo atrás da bola em vez de atrás dos jogadores vai ser preponderante na decisão desta serie.
 

C) 
Match Ups
Hoje li algo do género : "Os Spurs não têm hipóteses porque os 3 melhores jogadores deles vão ser defendidos por 3 dos melhores defesas da NBA e a dupla Z-BO/GASOL vai dominar facilmente a dupla DUNCAN/SPLITTER"

Pressuponho que ele estive-se a falar dos emparelhamentos Parker/Allen ,Ginobili/Prince ,Duncan/Gasol....

Até daria razão a pessoa que disse isto se não fosse dos Spurs que estivéssemos a falar.....
Uma serie desta magnitude e os seus matchups não podem ser avaliados por este tipo de analise preguiçosa dizendo que só porque o "Jogador X> Jogador Y" a equipa do jogador X tem vantagem..
Como disse anteriormente os Spurs e o seu sistema privilegiam o passe e não a isolação de jogador A ou B e embora concorde que o Big3 de SAS vai ter muito trabalho para se desvencilhar das "melgas" de MEM quero lembrar que no basket não entra uma equipa para atacar e outra para defender como em outras modalidades jogadas com as mãos. 

Tanto o Manu como o Parker na serie anterior tiveram ENORMES problemas em parar os "Splash Brothers". GSW abusou da decisão do coach Pop em esconder o Tony Parker no Barnes e isso criou uma serie de problemas a equipa dos spurs porque o rookie sempre que podia virava as costas para o cesto e atacava o Francês.
Esse mesmo acontecimento obrigava um dos seus colegas a vir fazer um double o que desencadeava uma serie de ajustes defensivos por parte dos Spurs e diga-se de passagem que GSW aproveitou muito bem o que o Coach Pop lhes deu.

-Nesta serie NÃO haverá esse problema...
Embora o Prince e o Tony Allen não sejam cegos ofensivamente são algo limitados e não estão propriamente em campo para contribuir com pontos.
LEONARD (especialista defensivo dos Spurs) irá defender Conley enquanto a dupla Parker e Ginobili ficara com o Allen e o Prince...
Eu não gosto de usar o termo "DESCANSAR na defesa" mas na minha opinião é isso exatamente o que ira acontecer ao contrario da serie anterior em que tanto o Klay Thompson como o Steph Curry deram tremendas dores de cabeça aos Spurs.


D) Spurs podem acabar com um jogo "à bomba" !
Green ,Manu ,Neal ,Bonner ,Leonard e até o Francês Diaw conseguem vir ca fora chutar.
Já a equipa de Memphis depara-se sempre com alguma dificuldade nesse capitulo do jogo.

E) Jogo interior-Olhando para o Match up interior deparo-me com algo que aconteceu MUITO nas series anteriores de Memphis e não vai acontecer agora.
MARC GASOL nas 2 ultimas series andou a brincar aos "guarda-redes" pois deparando-se com cepos ofensivos noite sim/noite sim abandonava completamente a marcação 1vs1 para andar a dar ajudas e a conter penetrações a 3 e a 4 metros do cesto.
Nesta serie ele não se vai poder dar ao luxo de fazer o mesmo pois não estará a defender um Deandre Jordan ,nem um Ryan Hollins ,nem Um Perkins nem muito menos um Hasheem Thabeet....
Nesta serie ele não pode dar esse tipo de ajudas pois vai estar ocupado com um senhor chamado TIM DUNCAN!
Se ele tenciona fazer essas mesmas ajudas que fez até aqui na minha opinião vai-lhe custar muito caro.

Para terminar falo da vantagem interior de Memphis. 
Acho que têm vantagem nesse capitulo mas o "zuca" Tiago Splitter que não é nenhum "scrubb" vai provar mais uma vez à arrogância americana que o nome na camisola não é tudo.

Eles perguntam-se como é que o Splitter vai parar o Z-Bo?!
Eu pergunto-me qual das torres gémeas vai andar atrás do Diaw e do Bonner no perímetro sempre que eles entrarem em campo!

Posso estar tremendamente enganado e a serie até acabar 0-4 para Memphis mas se olharmos para estas 2 equipas a fundo NO PAPEL San António tem claramente vantagem.

Spurs em 6!

Cláudio Landim

Sem comentários:

Enviar um comentário