Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fim de uma ERA : Black Mamba vs Mr. Fundamentals




Estamos a chegar ao fim de uma Era!


Nunca vi Russell ou Wilt lutando nas tabelas, nunca vi Oscar Robertson fazer um triplo-duplo ou Dr. J a voar pelos ares.
Não vi Magic e Bird travando uma das suas batalhas épicas, nem Stockton e Malone envergando a camisola dos Jazz a desmontar defesas com o seu magnifico Pick & Roll.
Não tive a sorte de ver Hakeem "The Dream" a dar nós cegos a qualquer poste que se atrevesse a defendê-lo ou de ver Jordan e Pippen com a camisola dos Bulls, dominando a liga e desfazendo toda a sua concorrência. 

A idade não me o permitiu....




Cresci na Era em que AI e o seu crossover magnifico faziam defesas tropeçar!
Lembro-me perfeitamente das discussões que tinha com os meus amigos acerca daquela misteriosa manga que só ele usava. Seria porque teve um acidente quando era novo? Estilo? Para esconder tatuagens?
Nunca descobrimos...
Eu vi, com uma camisola dos Lakers vestida que um amigo me emprestou,  Afro-Kobe a marcar de todas as maneiras e feitios, ainda com o numero 8 nas costas. Vince Carter e os afundanços absurdos, fizeram me querer tentar agarrar o aro sempre que fazia um lançamento na passada.


Shaq pulverizando qualquer "mosca" que se metesse no seu caminho fez com que aquele miúdo gordinho da nossa rua, não se sentisse tão inseguro em relação à sua figura acabando até por ter orgulho da mesma, quando lhe chamava-mos Superman.

Kidd, T-Mac, Nash, Pierce, Dirk, KG
entre muito outros...
Essa sim foi a Era em que eu cresci e é com uma ENORME tristeza que a vejo chegar a um fim.

Ao mesmo tempo fico feliz por ver uma das velhas raposas, Mr. Fundamentals, no top disputando uma final 13 anos depois de ter ganho o seu primeiro titulo.

Os San António Spurs estão a 4 vitórias de se tornar pela 5ª vez campeões do Mundo e uma daquelas discussões já enterrada à muito ressuscitou, com novos dados e ainda mais força.

Quem está no topo da colina se olharmos para todos os jogadores desta Era? Será que Duncan é o jogador com a melhor carreira e não Kobe Bryant, como a grande maioria de nós pensávamos?


Vamos olhar para os números e para os prémios:






 



No que toca a prémios destaco o Rookie of the Year Award, pois este é o único prémio importante que escapou a Kobe Bryant.

Tim Duncan entrou na NBA pronto para produzir logo à saída dos portões enquanto um jovem de 18 anos chamado Kobe Bean Bryant, que tinha sido trocado para LA na noite do draft, estava tapado pelo Ex All Star Eddie Jones.
Kobe tem mais 1 anel e 2 medalhas de ouro nos jogos Olímpicos, medalha que Duncan nunca conseguiu alcançar após aquela desastrosa campanha de 2004 em que a Team USA foi humilhada nas meias finais pelo seu colega Ginobili e a equipa Argentina


Já Duncan, tem para além do Rookie of The Year, mais 1 MVP de época regular e mais 1 MVP das finais.
Tim que para a semana fará a sua 5ª aparição nas finais da NBA nunca perdeu na fase derradeira da prova enquanto Kobe, perdeu 2 das 7 em que esteve envolvido.
Tony Parker e Shaq ficaram com os restantes 4 MVPs das finais em que os mesmos estiveram presentes. 
Duncan nunca falhou os Playoffs enquanto Kobe falhou-os por 1 vez.


Olhando para a evolução e para o trajecto pisado pelos 2 HOFs notamos enormes diferenças.
Duncan já contava com o carimbo de super estrela quando chegou à NBA.
Foi a 1ª escolha do draft em 1997 e não desiludiu.
Beneficiou da estabilidade que os Spurs e o seu treinador Gregg Popovich ofereceram ao longo dos anos. 

Foi apadrinhado pelo Ex MVP, o Almirante David Robinson que já se encontrava na fase descendente da carreira e Duncan foi assim o seu natural sucessor.
Mais tarde os San Antonio Spurs adquiriram 2 futuros HOFs, Manu Ginobili e Tony Parker que foram completos "roubos" da organização de San António pois não eram jogadores muito cotados e acabaram por contribuir de maneira preponderante para a obtenção de mais 3 títulos.
Embora os Spurs não tenham estado em nenhuma final desde o ano de 2007  sempre foram um equipa de elite ganhando normalmente mais que 50 partidas por época.
Duncan é também das poucas super estrelas da liga que não gera qualquer tipo de ódios por parte dos fãs mas o reverso da medalha por vezes pode ser doloroso visto que muitos adeptos da modalidade apelida os Spurs e Duncan de aborrecidos e sem graça



Bryant teve um percurso muito mais controverso e complicado que Timmy.
Kobe era um jovem irreverente com enorme talento mas entrou na liga sem holofotes a apontar para si.
Teve de lutar pela sua posição na equipa e quando a ganhou deparou-se com o jogador mais dominante de sempre, Shaq!
No 1º titulo do Tri, Vino ainda não era um jogador de top mas nos 2 seguintes sim. Quanto mais Kobe crescia, maiores eram os problemas entre ele e o melhor jogador da NBA  na altura.
Kobe foi preponderante na vitória do 2º e 3º anel pelos LA Lakers mas Shaq, com números absurdos nas finais, continuava a ser o opção 1A enquanto Kobe se contentava por ser 1B.



Bryant viveu um drama pessoal gravíssimo em 2003 quando foi acusado de violação por uma empregada de hotel no Colorado.
A  imagem pública de Kobe ficou destruída depois desse incidente, o que mais tarde lhe veio a custar talvez 1 ou 2 prémios de MVP.
Durante o escândalo Bean continuava a jogar mas dividia o seu dia entre os tribunais e o pavilhão.

Um dos factores que serviu para minar a relação de um dos melhores duos de sempre foi o facto de numa conversa não gravada, Kobe ter dito ao detective que "se soubesse tinha pago à jovem como Shaq costumava fazer com todas as mulheres com quem dormia." Esta declaração posta em publico uns meses depois do incidente foi um dos motivos pelos quais Shaq se divorciou mais tarde.

Após vários problemas com Diesel, provocações, musicas de rap (não ouçam que são capazes de perder a audição) e uma época  fracassada devido a lesões e ao excesso de peso que Superman apresentava, o verniz estalou.

Os jogadores fizeram um ultimato avisando que só um deles poderia ficar e assim Shaq abandonou a equipa.
Os LA Lakers tornaram-se oficialmente a "equipa do Kobe" mas tempos difíceis se adivinhavam.
Na altura Afro Kobe era o melhor jogador da liga, postando números ridículos noite após noite mas a sua equipa não o acompanhava,
A falta de qualidade levava a que LA não fosse uma equipa de top e Kobe, que fazia tudo sozinho, precisava de uma estatística só para si .
Desde a noite em que marcou 81 pontos, passando pela noite em que em 3 períodos tinha mais pontos marcados do que toda a equipa dos Mavs e terminando na época em que fez 10 jogos com mais de 50 pontos e 28 jogos com mais de 40 Kobe tinha tudo....
Tudo, menos sucesso colectivo. 



Depois de Shaq ter ganho um titulo em South Beach a saudade dos tempos em que Diesel trazia títulos para a Califórnia intensificou-se.

"Será que Kobe pode ganhar um titulo sem Shaq? Será que Kobe alguma vez vai ganhar um titulo sendo o indiscutível  numero 1 da equipa?"

Essas duvidas desapareceram quando um espanhol de 2,13m chamado Pau Gasol foi trocado pelo pesadelo ofensivo conhecido por Kwame Brown .

Kobe que agora tinha encontrado o seu Robin, foi 3 anos seguidos às finais ganhando duas delas.
Ao mesmo tempo que finalmente consolidava o seu lugar na historia, destruiu a potencial dinastia eminente à sua equipa rival, os Boston Celtics.
Conseguiu assim chegar aos 5 titulos, ganhou o MVP das finais por 2 vezes e conseguiu finalmente capturar o prémio de MVP da liga.


O caminho atribulado de Kobe contrasta com o tranquilo de Duncan.
A personalidade calma do Mr. Fundamentals contraria a maneira de ser arrogante de Black Mamba.
O Carisma de Bryant faz com que recolha fãs e haters em cada esquina! Esta não se confunde com a serenidade e respeito que Timmy transmite aos fãs.
Um gera controvérsia e reboliço por onde passa, o outro gera indiferença e as vezes até aborrecimento.

Estamos na presença de 2 dos melhores jogadores de sempre (Top 10) e escolham quem escolherem não vão ficar mal servidos.


Eu pessoalmente, como sangro "ouro e púrpura" escolho Bryant, apenas por este simples motivo:

  • De 2000 a 2003 Kobe não era o melhor jogador da NBA mas estava a ganhar títulos.
  • De 2004 a 2008 embora não estivesse a ganhar titulos era o melhor jogador da liga
  • De 2008 a 2011 quando Lebron emergiu como numero 1 mundial, Kobe estava a marcar presença em 3 finais, ganhando 2 delas. 

Kobe conseguiu estar sempre no topo de uma maneira ou outra enquanto Duncan, apesar do seu curriculum invejável, andou meio desaparecido do top dos tops, durante alguns anos.

Para já, acho que a Mamba Negra é o melhor jogador desta Era!!

Mas essa decisão é capaz de mudar se 1 anel e 1 prémio de MVP forem acrescentados ao já medalhado trajecto do poste de San António.


A bola agora está do teu lado Tim.....
Vamos ver se me fazes mudar de opinião nas próximas 2 semanas !





5 comentários:

  1. Excelente artigo sobre dois grandes jogadores. O meu voto também vai para o Kobe, mas eu também não sou um observador parcial, pois também eu sangro "purple and gold". Eu infelizmente só comecei a acompanhar NBA ainda mais tarde, aliás a ordem foi fã de Kobe, só depois de Lakers e então de NBA. Mas realmente não se poderiam comparar maneiras de jogar e de se relacionar com o público mais distintas que entre estes dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo o dirá quem acabará no topo.

      Obrigado pelo comentário André ;)

      Eliminar
  2. Grande artigo! Pena não haver uma revista da NBA portuguesa com artigos como este em Portugal, penso que seria um sucesso!
    Abraço ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revistas? Nem de cromos da Panini :/
      Um dia vamos conseguir mudar mentalidades!

      Obrigado pela leitura.
      ;)

      Eliminar
  3. Desde já os meus parabéns! O meu voto iria para o Duncan. Prefiro atletas mais disciplinados e que sejam mais para a equipa que para eles mesmos, o Timmy é assim. O Kobe, com todo o respeito, não. É enorme, sem dúvidas, mas tal como dissestes os seus problemas fora de campo podem destabilizar uma equipa. Talvez o Pop seja responsável por parte do sucesso, da seriedade e até dos números não tão espectaculares como os 81 pontos do Black Mamba.

    Abraço

    ResponderEliminar