Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

domingo, 26 de maio de 2013

Resumo: SA Spurs vs Memphis Grizzlies (jogo 3) WCF



Com San António a liderar a série 2-0 frente a Memphis, podíamos dizer que este seria o jogo mais importante das WCF.
Para os Grizzlies o termo "Go hard or go home" resume a magnitude deste primeiro jogo na Grindhouse.
Já os Spurs com uma vitória estariam com um pé e meio na final. Não digo com os dois porque o destino pode pregar-nos uma grandessíssima partida, mas se a equipa do Texas chegasse à vitória o mais certo seria que o seu destino fosse mesmo esse.
O 1º período vai ser explicado pelo próprio Coach Pop aqui:

 
San António ficou no autocarro enquanto a equipa de Memphis capitalizava isso mesmo.
No primeiro quarto os Spurs fizeram 11 TOs (Tony Paker, que tinha feito apenas 5 TOs nos dois primeiros jogos da série, já levava 4 neste período).
Muita correria descontrolada feita pelas 2 equipas mas só a equipa de Memphis parecia estar focada na sua tarefa.
Os Grizzlies entraram no jogo como a equipa "desesperada" que eram e que necessitava de ganhar, a qualquer custo, jogando com muita intensidade.

Popovich frustrado com a sua equipa,  faz uma substituição de hóquei. Tirou os 5 titulares ao mesmo tempo e meteu a jogar 5 suplentes.
Pelos vistos essa "mensagem" foi entregue mas já lá iremos.

Memphis que a certa altura esteve a ganhar por 18 acabou o período na liderança. Já contava com 4 triplos e estava com uma percentagem de lançamento muito eficiente (57%FG).

San António com um dos piores períodos destes playoffs, terminou o quarto a lançar uns míseros 21% FG e com 11 TOs.
Este números desastrosos deram bastantes pontos fáceis à equipa da casa que estava claramente por cima.

O 2º período começou com uma contrariedade para os "Ursos". Tayshaun Prince torceu pé e foi a cambalear para o balneário, tendo regressado mais tarde claramente diminuído.
Memphis teve uma queda vertiginosa de produtividade  depois de um período inicial de muita inspiração, abanou muito no segundo quarto.
Allen que esteve encarregue de Green no inicio da partida, estava agora encarregue de defender o base All Star francês mas ao contrário do que se passou antes, San António e a sua típica movimentação de bola fizeram de Parker um alvo dificil de travar.
Pondexter entrou muito bem do banco contribuindo com pontos e Marc Gasol, que tinha o irmão mais velho Pau a ver o jogo na bancada, estava a acertar com a seu tiro de meia distância.
O ataque inconstante dos Grizzlies (que até estava a fazer movimentações interessantes no ataque) fez com que a equipa simplesmente não conseguisse de marcar.


A equipa dos Spurs com Tony Parker ao leme, entrou a arder.
Sem quaisquer problemas de TOs no segundo quarto, exploraram muito bem os problemas defensivos de Zach Randolph, que parecia estar "preso na lama" sempre que Tony Parker o atacava.
Vimos durante a noite toda, Tim Duncan a preparar-se para fazer um  Pick and Roll, mas o base francês como queria encarar Z-Bo na troca mandava-o embora, e fazia-o (P&R) com Diaw em vez.
Quando falamos dos problemas defensivos de Z-bo podemos também falar dos de Marc Gasol.
O reinante DPY devido a sua falta de mobilidade para vir cá fora dar um tempo de ajuda, estava completamente à mercê do Francês.

 
Os Spurs acabaram o período a apenas com 2 TOs enquanto Memphis lançava 37% no mesmo espaço de tempo.
San António "entupia" o garrafão correndo os seus riscos com os lançamentos exteriores e o plano pelos vistos correu bastante bem.



Depois de estar a perder por 18 os Spurs conseguiram cortar a desvantagem para 4 ao intervalo.
Em destaque pela equipa que liderava, Marc Gasol, ia bem encaminhado para um triplo-duplo com 8pts, 6res e 5 ast.



Sinais + ao intervalo: 
  • Pondexter e Gasol ativos a nível ofensivo na 1ª parte
  • Entrada muito forte dos Grizzlies no 1º período.
  • o 2º periodo dos Spurs que não baixaram os braços e reentraram no jogo.
Sinais - ao intervalo:
  • 1º periodo de San Antonio foi das coisas mais caóticas que já vimos esta equipa fazer.
  • O ataque que Memphis que apesar de estar fluido e com movimentações interessantes sem bola, simplesmente deixou de conseguir meter a bola no cesto.
 

O 3º período foi equilibrado com Parker de um lado a desmantelar a defesa de Memphis, terminando invariavelmente com o seu floater da praxe.
A defesa dos Spurs continuava a sufocar Z-Bo perto do cesto aplicando double até mesmo triple teams.  Os jogadores exteriores de Memphis, por não ter um tiro de 3 pontos consistente, não conseguiam manter os seus defesas em "bicos de pés" e essa falta de respeito congestionou o garrafão e o espaço de manobra dos postes caseiros.

Mike Conley com um péssimo jogo até ao 3º período levava 2 lançamentos convertidos em 11 tentados, 5 TOS e 2 ast.

À entrada para o 4º período a equipa de Memphis apenas tinha  6 lances livres, um valor muito baixo para uma equipa que conta nas suas fileiras com duas grandes referências interiores.
Ginobili entrou muito bem no período penetrando sempre que podia e Tony Paker continuou endiabrado.
Diaw e Matt Bonner também conhecido como Red Mamba esteviveram muito bem negando a posição a Z-Bo no interior e lutando com ele sempre que o mesmo chegava à área próxima do cesto.


Zach Randolph tinha no final do 4º período 8 ressaltos ofensivos mas nada era fácil para ele.
Desde lutar pelos ressaltos passando por lutar pela posição e a terminar lutando para conseguir bons lançamentos...
Nada foi dado de "borla" a Z-Bo neste jogo e o mesmo estava completamente "enjaulado" estando com ou sem a bola nas suas mãos.
 Mike Conley esteve muito melhor no último quarto tendo o mesmo marcado 8 pontos nesse espaço de tempo.
Pondexter continuava a contribuir ofensivamente e a ajudar a equipa a manter-se na luta.
Memphis que desperdiçou oportunidade de desfazer o empate no ultimo lançamento de jogo por Mike Conley preparava-se para jogar contra uma equipa que só nestes playoffs já têm 4 jogos decididos em prolongamento.



O prolongamento (e grande parte do 4º período) podem ser resumidos numa palavra:
EXECUÇÃO!!

San António mostrando experiência e tudo aquilo que os faz ser um dos principais candidatos ao titulo teve uma execução ofensiva no 4º período e no prolongamento extraordinária.
Penetrações controladas sempre à procura do homem livre, passes feitos com régua e esquadro, criação de lançamentos fáceis dando como prioridade a partilha da bola, movimentações fluídas e permanentes dos jogadores sem bola, enfim......
Um recital para quem gosta da essência do jogo e não está apenas apaixonado pelas estrelas e os Highlights.


 

 

Memphis simplesmente não conseguiu aguentar o ritmo e a eficiência que San António apresentou.


Tanto Gasol como Z-Bo pareciam esgotados no prolongamento deixando os "Ursos" sem qualquer hipótese de arrecadar a vitória.
O numero de lances livres falhados pela equipa da casa acabaram por custar caro no final (lançaram 55% da linha).

A equipa de San António conseguiu marcar mais pontos na área pintada do que a equipa de Memphis (58-42), o que é um sinal preocupante se grande parte dos pontos da equipa dependem dos seus jogadores interiores.
O Big 3 dos Spurs, Manu ,Duncan e Parker marcaram 69 dos 104 pontos da equipa.



 
MVP
Tim Duncan
24 pts - 10 res - 5 ast - 2 blk
 
 
Tony Parker também merecia o prémio de melhor jogador da partida mas o período inicial do encontro deitou essas aspirações por água a baixo.
 O "velhinho" Tim Duncan ultrapassa assim Wilt Chamberlain em duplos-duplos nos playoffs e isola-se na 2ª posição atrás de Magic Johnson,
 
Ilações finais


A equipa de Memphis...

 

Depois da sua melhor época de sempre, a equipa sensação da liga que ganhou muitos adeptos ultimamente cai de pé .

A falta de consistência ofensiva da equipa fez com que não conseguissem acompanhar a maquina ofensiva que é a equipa de San António.

A série esta 3-0 e ainda não acabou mas se nunca ninguém na historia da NBA conseguiu virar, não vão ser os Grizzlies que o vão fazer.

Ainda não podemos dar o óbito como certo mas a equipa está em estado vegetal e só falta mesmo desligar as máquinas.

 

 

A equipa de SA António...

Os jogadores se San António têm bastantes motivos para sorrir.
Está na hora de dar o crédito a esta equipa que até agora tem mostrado que é na minha opinião o principal candidato ao titulo deste ano (peço desculpa aos campeões em titulo Miami Heat).

Os Spurs nas ultimas 5 ou 6 épocas têm mostrado que são candidatos ao titulo durante a
época regular acabando invariavelmente por se despenhar nos playoffs
Mas desta vez deram o "pico" na altura certa e a sua execução ofensiva combinada com a defesa intensa que praticam vai criar imensos problemas a qualquer equipa que apareça pela frente na final.

Se San António acabar com a serie este domingo terá 10 dias para descansar antes da derradeira etapa começar por isso sorriam e descansem rapazes, porque  a mais importante batalha ainda está por travar.


Cláudio Landim

 

Sem comentários:

Enviar um comentário