Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Resumo: Indiana Pacers vs Miami Heat (jogo 1) EFC







Jogo louco!!!!!

O primeiro jogo das finais de conferência de Este não podia ser melhor do que foi ontem! (a não ser que sejas um fã de Indiana ou um "hater" de Miami.

Confesso que larguei o bloco de notas depois do triplo que o Paul George marcou e que foi um jogo tão intenso que não sabia por onde começar.

Que tal pelo inicio?


Miami começou o jogo com Haslem a jogar na posição de PF em vez de Shane Battier para diminuir a desvantagem de tamanho em relação aos postes de Indiana .

Wade começou o jogo a defender P. George enquanto Lebron se encarregava de Lance Stephenson.
Assistimos a um 1º período trapalhão em que as 2 equipas cometeram muitos TOs.
Haslem, Lebron ,Bosh ,Stephenson e Hibbert tiveram que ir para o banco mais cedo cada um com 2 faltas.
De assinalar no 1º período  as exibições de West e Lebron que lideraram as suas equipas em pontuação, tendo o primeiro acabado o período com 10 pontos e o segundo com 9.

Indiana entrou no 2º período muito melhor.

A defesa dos Pacers começou a carburar e estavam muito bem nesse capitulo do jogo, tanto nas rotações defensivas que selaram o "garrafão" como na recuperação até aos atiradores na linha de 3 pontos.
No ataque os Pacers usaram algumas variantes dos ataques que o Coach Thibs usou na serie anterior em que Miami enfrentou Chicago. Estratégia interessante do treinador de Indiana assimilando alguns dos conceitos e jogadas que deram problemas aos Heat como bloqueios no lado fraco do ataque e cortes nas costas da defesa.

Do lado de Miami, Wade ia mostrando que está recuperado da lesão no joelho que o afligia estando o mesmo muito activo, tanto a penetrar para o cesto como na luta das tabelas.
Quanto ao resto do Big 3, Lebron marcou 0 (zero) pontos no 2º período e Bosh fez a sua 3ª falta, tendo por esse motivo ido para o banco mais cedo.

O ataque de Miami estava desinspirado e pouco criativo. A bola não passava a baixo do nível da linha de lance livre praticamente.  Movimentos previsíveis sem movimentação da bola de lado para lado e com os jogadores no lado fraco do ataque a brincarem às estátuas e aos espantalhos.






Sinais + ao intervalo: 
  • David West a fazer um estupendo jogo ofensivo já levava 18 pontos ao intervalo.
  • Defesa de Indiana no 2º período
Sinais - ao intervalo:
  • Paul George e Chris Bosh ambos com 2 pontos passaram ao lado da 1ª parte da partida.
  • O Ataque de Miami estagnado e sem criatividade.
Indiana sem nenhum triplo marcado liderava 42-37.
Tinha claro domínio na luta das tabelas e conseguiu controlar o ritmo do jogo no 2º período abrandando-o o máximo possível.
Já Miami estava sem "fogo" e só mesmo uma melhor atitude e intensidade na 2ª parte poderiam fazer mudar as coisas.

E foi exactamente isso que aconteceu no 3º período. 
A equipa de South Beach entrou em campo com vontade de ganhar o jogo e 
Indiana demorou um pouco a responder a esse ímpeto inicial por parte dos Heat.
Os problemas de faltas dos "Bigs" de Indiana condicionaram ainda mais a sua capacidade de resposta mas ainda assim conseguiram manter-se por perto e aguentar o "vendaval".
Chris Bosh e Lebron marcaram 19 dos 27 pontos conseguidos pelos Heat nesse período.
Chalmers tdeve uma lesão no ombro e não voltou a entrar.

Os Pacers contra-atacaram carregando na tabela ofensiva e com um "joker" saído do banco.
Tyler Hansbrough, também conhecido por "Psycho T"  teve um papel importantíssimo para a sua equipa terminando o período com 10 pontos e 6 ressaltos (muitos deles ofensivos) o que trouxe uma injecção de energia tremenda a partir do banco.


No 4º período aconteceram varias coisas interessantes que não se vêm em todos os jogos.
Passo a explicar:

  • Chris Bosh ganhou o seu 1º ressalto da série
  • Ray Allen falhou um lance livre que provavelmente selaria a vitoria da equipa
  • Paul George passou a bola para um colega no banco a 18 segundos do fim
  • David West não marcou nenhum ponto dentro do garrafão
  • E por falar em coisas que não vemos todos os dias aqui está a cereja no topo do bolo:



Paul George marca um triplo do outro lado da estrada empatando o jogo e levando-o para o prolongamento!!! (Aqui na Europa nós fazemos falta a ganhar por 3! Ver se aprendem de uma vez por todas).

Durante os primeiros 4:35 min prolongamento  Lebron James não marcou qualquer pontos mas na hora da decisão o "King" não se escondeu e marcou o cesto da vitória que faz com que Miami vá para o 2º jogo das ECF a liderar a série 1-0.


Se foram passos? Foram!!!
Duas vezes, tanto no arranque como a acabar a passada mas a arbitragem durante este jogo foi péssima e tanto Indiana como Miami foram beneficiadas/prejudicadas  neste jogo.
Mais importante neste lance foi a péssima defesa de Paul George que em vez de dar o tiro exterior a LbJ, tenta tapar a linha de 3 pontos, o que abre uma auto estrada para o cesto (das alemãs onde não há limite de velocidade) .
Quanto a decisão do Coach Frank Vogel em sentar Roy Hibbert na ultima posse de bola....
Tudo o que tenho a dizer é que com 2 segundos em campo ninguém adivinharia que Lebron James tivesse tempo para penetrar. Para evitar que numa troca com o gigante de 2,19m fica-se com alguém mais móvel e rápido retirou-o de campo.

MVP
Lebron James
30 pts-10 ast-10 res 
O MVP da liga esteve ao seu nível e decidiu um jogo que estava a 2 segundos de ser de Indiana. Embora a espaços tenha desaparecido do jogo a sua presença fez-se notar e acabou mesmo com um triplo-duplo.

Ilações finais

Tanto Miami como Indiana fizeram tudo para perder este jogo. 
Indiana deu pontapés na sorte desta maneira:

  • Demonstraram  falta de confiança no passe e no drible (devido às deficiências que os seus jogadores mostram no manuseamento da bola 
  •  De tempos a tempos a equipa tem em meter a bola nos seus postes e desmontar a defesa de Miami de dentro para fora o que durante vários períodos do jogo  subitamente deixa de acontecer.
  • Hibbert e Hill têm que estar muito melhor especialmente no 1º no domínio das tabelas, visto a diferença de altura tão grande entre ele e os postes de Miami.
  • Indiana tem de manter o jogo "feio"  abrandando o ritmo do jogo mas não podem cometer tantos TOs à custa de poderem sair do jogo 2 com uma derrota bem pesada no saco.
Quanto a Miami:
  • Não pode continuar a deixar o West abusar do Battier
  • Birdman esteve excelente!! Tanto na defesa a proteger o cesto como no ataque a aparecer atrás dos defensores depois de uma penetração. Tem de jogar mais minutos.
  • Não se deixa lançar quando se está a ganhar por três a 1 segundo do final. (FAÇAM FALTA!)
  • O ataque de Miami não mete medo mas contra esta equipa chega visto que Indiana também tem um ataque cheio de problemas.
  • E para terminar, na defesa Miami não pode continuar a defender assim os Pick & Rolls:
1-Na imagem vemos 2 jogadores a fazer um blitz ao base após P&R
2-West recebe a bola sozinho
3- Lebron deparando-se com o cesto iminente tenta ajudar mas chega tarde
 4- Ou LbJ ajuda e Paul George fica sozinho para lançar de 3, ou o Bosh ajuda e o jogador que ele defende fica sozinho em baixo do cesto para um dunk fácil.


Miami simplesmente tem de mudar a abordagem à defesa do Pick and Roll.
 As "armadilhas" e os 2x1 que os Heat fazem em todos os P&R são completamente tóxicos se não forem alternados com outro tipo de defesa.
Contra Chicago esta abordagem fez com que os Bulls se mantivessem em jogos que supostamente nem deveriam estar.



Foi um jogo emocionante e na minha opinião Miami vai entrar com muita mais garra e força no jogo 2.
Indiana fez o que pôde e ia saindo de South Beach com a vitória mas quem tem Lebron em campo arrisca-se a ganhar mais vezes do que aquilo que perde.
Sexta-Feira temos o "2º round" e espero sinceramente que mexa tanto com as nossas emoções como mexeu  o 1º.


Cláudio Landim



Sem comentários:

Enviar um comentário