Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Desconto de Tempo


Olá pessoal, benvindos à primeira edição da nova rubrica do NBA FANS - PORTUGAL, o Desconto de Tempo! Rubrica esta onde tentarei responder a algumas dúvidas de quem nos acompanha na aventura de seguir a NBA e também tecer algumas considerações pessoais sobre o temas abordados. Quanto a esta última parte aviso já que não sou parcial nem imparcial. Tenho a minha opinião e a minha visão das coisas e é desta que falarei aqui, seja ela certa ou erradas.
Vamos lá então começar...


Olá pessoal antes de mais grande iniciativa esta do Desconto de Tempo.
Eu sigo basquetebol da NBA apenas a alguns anos, mas sempre muito superficialmente, mas esta época tive mais atento e tentei-me instruir um pouco sobre a questao dos salary caps e dos contratos. Mas agora com o draft e o Lebron a accionar aquela opção surgiram duas dúvidas:
1 - Como se processa ao certo o assinar de um contrato com os rookies escolhidos.
Se há regras para quantos anos podem assinar o valor e que tipos de opções podem exercer? E como funciona no caso dos rookies que não gostam da equipa que os draftaram? 
- 2 Que tipos de contract options existem? Há uma serie de opções possíveis ou podem criar-se as que quiserem?

Filipe Casinhas
Sintra


Olá Filipe, obrigado pela força.

Quanto à tua primeira pergunta, existem regras específicas e valores, previamente definidos no contrato colectivo de trabalho (CBA) entre a NBA e a Associação de Jogadores (NBAPA), para os contratos dos rookies escolhidos na primeira ronda. Os valores são definidos mediante a posição no draft em que o jogador é escolhido (a primeira escolha recebe mais que a segunda, a segunda recebe mais que a terceira e assim sucessivamente até à trigésima escolha). No entanto as equipas e os jogadores têm alguma margem de negociação dado que o contrato pode ser assinado entre 80% e 120% do valor definido para a posição do draft em causa. Mas o mais normal é assinar-se o contrato pelos 120%.
Quanto à duração do contrato, este é sempre por 2 anos com Team Options para um terceiro e um quarto ano. Há ainda a possibilidade da equipa estender uma Qualifying Offer para um quinto ano.
Os jogadores escolhidos na segunda ronda geralmente recebem o salário mínimo da liga para jogadores com 0 anos de experiência.

Quanto a jogadores não gostarem da equipa para onde são draftados, ora bem, são basicamente uns mal-agradecidos por desrespeitarem um franchise que lhes dá a oportunidade de receberem milhões de dólares para fazerem aquilo que (em princípio) adoram e não terem que levantar-se às 06h e 07h da manhã para irem para um trabalho qualquer que não gostam e receber um ordenado mínimo. Mas acontece.
Basicamente o CBA prevê em vários cenários que o jogador fique um ano sem jogar e depois entre no draft novamente. E ser olhado de lado por toda a liga, desde owners, GMs, coaches e mesmo colegas jogadores. Mas infelizmente, o mais normal é o jogador levar a dele avante e ser trocado. Se calhar o caso mais mediático é o do Steve Francis que em 1999 foi draftado na segunda posição pelos Vancouver Grizzlies. Declarou publicamente que não queria jogar na equipa canadiana (alegou que era muito longe da sua casa em Maryland, o nível de impostos no Canadá, perdas publicitárias e até a vontade de deus) e acabou trocado para os Houston Rockets antes de começar a época. Mas há mais casos como por exemplo Danny Ferry, o GM dos Atlanta Hawks que, não querendo jogar pelos Clippers (que o escolheram na segunda posição do draft de 1989), foi jogar um ano para Itália antes de ser trocado para os Cavs.

Quanto à tua segunda pergunta, respondo-a no próximo Desconto de Tempo.

#Costa


Explica lá esta cena do cap space.

Nélson Évora
Cabo Verde


Olá Nélson.

Quem tem ensinou como fazer perguntas, enganou-te bem…
Cap space é o montante que uma equipa tem disponível para assinar free agents. O cap space de uma determinada equipa é um valor que representa a diferença entre o salary cap (valor máximo para salários de uma equipa, tirando excepções) e o valor total de salários dessa mesma equipa.

#Costa


Gostava de saber, na situação atual, quais são/seriam as equipas com possibilidade de contratar o Lebron/Melo, e também as que poderiam juntar os dois.
Cumprimentos!


André Almeida
Vila Franca de Xira


Olá André.

Ora bem, para analisar realisticamente os destinos das maiores superstars do jogo (Lebron e  Melo são dois exemplos), são precisos ter em conta diversos factores diferentes. Os principais, para mim, são a capacidade financeira, a capacidade desportiva (roster, coach) e a capacidade do mercado onde opera a equipa. E é sempre um “guessing game”. “Educated guess” mas uma “guess” na mesma.

Começando pelo fim da tua pergunta, Tendo em conta que o Lebron quer um max contract (e justamente quanto a mim) e o Melo não recebe pouco, acho que apenas uma equipa teria capacidade para juntar os dois: os Miami HEAT. Mas para isso teriam de separar “Los Tres Amigos”. Não estou a ver isso acontecer. Não estou a ver acontecer com o intuito de juntar o Lebron ao Melo, note-se. Mas a NBA é onde “Everything Happens”...
Tudo o resto na liga ou teria que fazer gigantescas e virtualmente impossíveis manobras no roster ou obrigar os dois jogadores a cortes extremos no seu salário ou são destinos pouco atractivos.

Acerca de destinos para o Melo, realisticamente vejo dois: se a prioridade para ele realmente é ganhar e ganhar já, mesmo que para isso abdique de dinheiro, então a decisão em termos dos factores que enumerei em cima e também em termos de “fit” para o seu jogo (ainda por cima mantendo-se numa mais acessível conferência Este) é os Chicago Bulls. Mas penso que a decisão que ele vai tomar (e já há reports nesse sentido, apesar de não serem definitivos), será regressar aos Knicks. É a equipa da sua cidade, para onde exigiu ser trocado há 4 anos, onde a sua família está confortável e onde ele pode ganhar mais dinheiro (porque os Knicks têm os Bird Rights do Melo). E ainda por cima, Phil Jackson é o novo presidente da equipa e ele sempre foi conhecido como o “superstar whisperer”.
Claro que Lakers, Rockets e Mavericks também seriam destinos mais ou menos plausíveis para o Melo mas todos eles têm mais factores contra do que os dois de cima.

Acerca de destinos para o Lebron, também acho que existem duas opções mais prováveis. Existe a manutenção em Miami, que considero ser a hipótese mais forte ou, numa perspectiva mais emocional, um regresso a Cleveland. As dúvidas sobre o futuro da equipa Miami pode fazer o Lebron rumar aos Cavs, onde, na minha opinião não teria uma equipa tão forte como em Miami (pelo menos não inicialmente a não ser que troquem pelo Love como parece terem alguma intenção). Mas a verdade é que os Cavs estão a preparar-se para o regresso de King James e neste momento ele manter-se em Miami, apesar de eu ainda achar que é o mais provável, já vai cheirar a meia desilusão para Cleveland. E o King pode dar-se ao luxo de partir-lhes o coração novamente?
Tal como o Melo, existem outros destinos que poderiam ser opções para o Lebron mas nenhum deles é plausível.

Continuo a achar que ambos ficam onde estão mas as movimentações de hoje deixaram-me mais em dúvida em relação ao Lebron…

#Costa


Gostava de saber a vossa opinião sobre o que os Milwaukee Bucks vão ou podem fazer para tirar melhor proveito do Giannis, agora que escolheram o Jabari no Draft. Tendo em conta que são os dois SF, acham que vão arranjar maneira de conciliar os dois ou vão queimar um deles, não lhe dando tantos minutos para poder evoluir da melhor forma?

Rui Pena
Vila Nova de Famalicão


Olá Rui.

A minha opinião (#Costa) é que os Bucks não têm de fazer nada de especial.
O Giannis é um jogador que já mostrou ter potencial mas que precisa de tempo para desenvolvê-lo. E apesar de tudo acho que ainda não tem uma posição bem definida na NBA. O Jabari Parker, apesar de chegar agora à liga (e também estar na sua learning curve) parece-me mais capaz de contribuir consistentemente. No entanto se for como dizes, com a posição de SF dos Bucks entregue a esses dois jogadores, não te preocupes que ninguém sairá “queimado”. Existem muitos minutos para distribuir pelos dois…

#Costa


Gostaria de saber o que é um salary cap, cap holds e roster charges.
Eu gosto de NBA e acompanho toda a época mas quando chega esta fase de transferências há algumas coisas que não percebo.
Desculpem se as perguntas forem ridículas.

Steve Soares
Braga


Olá Steve.

Como é óbvio não são perguntas ridículas porque deparo-me com imensos comentários, na página da NBA Fans - Portugal, de pessoas que não sabem como essas coisas funcionam e por isso cometem erros de análise.
O salary cap é o valor máximo que uma equipa tem para salários de jogadores. Este valor é habitualmente ultrapassado porque existem várias excepções à disposição das equipas. Mas o salary cap é um número pelo qual se mede a flexibilidade financeira de uma equipa e a capacidade que esta tem em poder contratar novos jogadores, porque, para a assinar um free agent (FA), uma equipa precisa de ter disponível, abaixo do salary cap, do valor que pretende gastar com esse jogador. Exemplo: o Lebron quer um max contract, que este ano é cerca de 20,6M para ele. Uma equipa que não os HEAT (Miami tem os bird rights dele, por isso é diferente) que o queira contratar tem de ter 20,6M disponíveis entre o seu payroll (valor total de salários) e o salary cap que em 2014/2015 vai ser de 63,065M.

Falamos sobre as Cap Holds e os roster charges no próximo Desconto de Tempo.

#Costa


Boas Pessoal da NBA Fans - Portugal!!
Antes de mais deixem-me dar-vos os Parabéns! Desde o aparecimento do Professor Barroca que a comunidade portuguesa de NBA Fans não tinha um upgrade tão grande na qualidade da informação que é transmitida!! Vocês percebem do assunto e nós gostamos de aprender com vocês!
A minha dúvida tem a ver com a Lottery do Draft. Mesmo depois de ver o sorteio das equipas em directo, não consegui perceber como funciona o sistema e como é que são determinados o lugar que cada equipa ocupa para depois fazerem a sua escolha no draft!
Um grande abraço e continuem com o "Mega" Trabalho que estão a fazer!

Luis Lopes
Bragança


Olá Luis e obrigado pela força.

A NBA Draft Lottery é um sorteio que define a ordem inicial das equipas no draft.
Nesta lotaria entram as 14 equipas que não se classificaram para os Playoffs e que visa sortear as 3 (apenas as primeiras 3) primeiras posições do draft. A partir daí é por ordem inversa do seu record na fase regular (com sorteios intercalares para equipas que tenha acabado com records iguais).
Como funciona a Lottery: primeiro as equipas são organizadas pelo record na fase regular. Quanto pior o record, mais probabilidade têm. A equipa, das 14 que teve o melhor record é a que tem menos probabilidade de chegar à 1st pick. Depois é um sorteio (condicionado, ou seja, nem todos, como referido em cima, têm as mesmas hipóteses de ganhar) que decide a ordem do draft. Na Lottery deste ano a ordem saiu direitinha, excepto os Cleveland Cavaliers que apesar de ter apenas 1,7% de ganhar a primeira pick, saiu-lhes a sorte grande. E isso o que alterou a ordem? Ora bem, o 9º (Cavs) passou para 1º, logo o 1º passou para 2º, o 2º para 3º, o 3º para 4º e assim sucessivamente até ao 8º que passou para o 9º. Do 10º ao 14º manteve-se tudo inalterado. Fora da lottery é o record que manda (inversamente, claro).

#Costa


Esta semana ficamos por aqui. Para a semana vou responder às restantes perguntas do Filipe Casinhas e do Steve Soares e continuar a ir à caixa de correio buscar mais perguntas que precisam de respostas.
Até p'ra semana, pessoal!!!

Não se esqueçam de mandar as vossas opiniões e dúvidas para correio.nbafansportugal@gmail.com com o vosso nome e naturalidade.



2 comentários:

  1. Obrigado pelo eslarecimento
    eu vivo em braga mas nasci no canada e confundi natualidae com nacionalidade.Desculpem o meu erro

    ResponderEliminar