Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Duelo de lançadores: Korver vs Curry




Ultimamente tem havido grande discussão quer aqui na página quer a nível geral sobre quem é o melhor lançador da NBA.



STEPHEN CURRY        ou           KYLE KORVER ?





Como sou conhecedor dos estilos de ambos jogadores, decidi fazer uma pequena análise sobre cada um, e por fim escolher um dos dois como o melhor lançador.
Aos mais sensíveis, digo que não sendo eu o dono da verdade, peço para respeitarem a minha opinião pois também respeitarei a vossa.



Comecemos então, na imagem em baixo, é uma comparação de stats de cada um:






Desta comparação o que devem reter é as percentagens de lançamento dos dois jogadores.
(FG% e 3P%)

Como já viram, basicamente a grande diferença dos 2 é no lançamento de 3 pontos onde Kyle Korver é muito mais eficiente.
Basicamente mete o mesmo numero de triplos que o Curry, com cerca de menos 2 tentativas por jogo que o mesmo.




Passando à frente, analisaremos os dois jogadores e o seu estilo de lançamento, inclusive as suas stats nos diferentes tipos de lançamentos.
Começaremos pelo Korver:










Analisando ao pormenor os lançamentos do Korver vemos que se resume basicamente a Catch and Shoot, ou seja lançamento após passe de um colega, seguido de lançamento imediato sem drible. Este tipo de lançamento representa cerca de 73,7% dos seus lançamentos esta época.

Quem for um seguidor dos jogos dos Hawks sabe que é um jogador fenomenal a sair dos bloqueios indirectos (Para mim o melhor da liga). Para quem não está familiarizado com estes termos técnicos é um bloqueio feito sem interferir com o portador da bola.

Neste tipo de movimentos considero-o o melhor pois todo o processo é prefeito quando executado pelo Korver. Estejam atentos e reparem nestes pormenores:
- Korver passa "ombro a ombro" com o colega(s) que vai fazer o bloqueio, deixando assim o seu defensor preso ou atrasado nos bloqueios.


- A maneira como recebe a bola, olhos na bola e corpo já enquadrado com o cesto, depois é só premir o gatilho e cai bomba (FAZ ISTO DE FORMA QUASE AUTOMÁTICA JÁ).

Ou seja, na teoria, é uma lançamento muito mais equilibrado logo as % de entrar são maiores.

Outra coisa que devem reparar é que penetrações ao cesto não entram no dicionário do Korver, e lançamentos perto de cesto são coisa rara.
Digamos que é um verdadeiro Sniper !











  


Se o Korver é o melhor do negócio a sair dos bloqueios indirectos, o Curry está nos melhores jogadores a sair dos bloqueios directos. (Bloqueios feitos ao portador da bola).
Reparem quantas vezes as defesas deixam Curry em duelos com os Big's da equipa que geralmente acabam com um lançamento convertido pelo mesmo.



Quando ao seu estilo de lançamento é diversificado pois tanto lança perto do cesto, como é bom a penetrar para o cesto sendo esse tipo de lançamentos 30% dos seus tiros este ano. (Uma das diferenças para o Korver que é praticamente inexistente perto do cesto.)

O tiro em que mais se destaca são os Pullups (Tiro após drible), pois tanto o faz quando sai de um bloqueio directo, quer numa situação de 1x1 quando cria espaço para o seu lançamento.

Como diz o Landim, tem lançamentos disparatados e embora meta alguns esses lançamentos contribui para que baixe a sua %. 
A meu ver irá aumentar o seu 3P% quando melhorar o seu shoot selection (Isto é analisar quando deve, ou não lançar), 
Mas também é verdade que é isso que torna o seu jogo belo, aquelas bolas que ninguém conta :) verdade ?





...





Feita a pequena análise individual deixo aqui esta imagem dos sítios de onde lançam e onde são mais eficazes:








RESUMINDO, são dois jogadores em que a sua principal arma é o lançamento, e sendo eu um grande e enorme fã do Curry escolho como melhor lançador o Kyle KorverMAS (!!!!) escrevam isto, quando o Stephen Curry conseguir "distinguir" um bom lançamento de um mau, vejo o reinado do Korver a acabar.



Actor do filme: "SNIPER AMERICANO" 




PS.1 - As stats foram sacadas na segunda semana de Janeiro.

PS.2 - A continuar assim para o ano o KLAY THOMPSON rebenta com os dois :)


Espero que respeitem a minha opinião e que argumentem com a vossa, e sobretudo que analisem bem as stats, elas não enganam :)


FIM




Espero que vocês sugiram mais temas a debater. :) Pois este blog também precisa de vocês para ter vida 

Abraço. 
Filipe Pinto da Costa 

2 comentários:

  1. Muito boa análise. Concordo com a escolha, afinal estamos a falar de melhor lançador e estas estatisticas do Korver são assombrosas! O facto de ser um role player também o favorece pois só tem que fazer aquele tipo de lançamentos enquanto que o Curry tem um maior leque (levando também a mais erros sobre qual optar em cada momento).

    ResponderEliminar
  2. THanks for sharing this is awesome how can i watch
    Nba live stream

    ResponderEliminar