Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
English French German Spain Italian

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Para onde vais tu, Dwight?!



E a dúvida, em 2013, é tão actual para Dwight Howard, como o “hit single(link) da banda britânica o era em 1982. Estamos a falar obviamente da sua condição de free agent e da decisão que tomará neste verão pois esta terá impacto no que será a sua carreira profissional e no seu legado enquanto jogador de basquetebol.


Aqui deixamos duas visões antagónicas sobre o futuro de um dos mais dominantes jogadores da NBA e um dos dois (juntamente com Chris Paul) nomes mais importantes da free agency.
A 1ª será defendida por um fã de LA que acha que Dwight ficará e a 2ª será defendida por um fã dos Bulls que não tem nenhum interesse em qualquer uma das equipas envolvidas.




Should I Stay…


Olá...
Eu sou o Cláudio Landim, fã dos Los Angeles Lakers e acho que o Dwight Howard vai ficar em LA. Tudo o que vão ler a seguir será uma análise facciosa e parcial, logo se não quiserem sair daqui a coçar a cabeça podem saltar para a parte em que o João, usando argumentos sólidos e racionais, diz porquê que o D12 não vai ficar em LA.

Aqui vou eu....

Quero antes demais dizer que o Dwight não tem nada a ganhar com esta situação.
Já sabemos como é que os fãs da NBA funcionam e tome ele a decisão que tomar será preso por ter cão ou por não ter.


Se ele ficar vão-no atacar dizendo:



  • "Ele só se preocupa com a fama e está mais preocupado em se tornar numa estrela de cinema do que em jogar basket" 
  • "Ele tem medo de assumir numa equipa só sua, onde ele é a estrela principal e tem de carregar o conjunto às costas. Por isso é que ele fugiu de Orlando"
  • "Ele não tem os c%$#% para fazer aquilo que realmente queria! Dwight Coward"

Se por acaso ele sair vamos ouvir o contrário:
  • "Ele derreteu sob os holofotes de LA. As luzes da ribalta não podem estar focada num jogador que não aguenta a pressão"
  • "Mais uma vez ele prova que não consegue manter-se numa equipa que está com problemas e que não lhe oferece a situação perfeita ."
  • "Ele só foi embora porque é vaidoso e porque o Ego dele não aguenta dividir o protagonismo com outras estrelas na equipa.(Kobe)"

A seguir tenho um conselho para todos aqueles adeptos que conseguem falar de um jogador de BASQUETEBOL e dizer que "ele não é assim tão bom" só porque não gostam dele.
E aqui incluem-se muitos fãs de LA que pelos vistos acham que nós vamos ficar OK se ele for embora.
NÃO, NÃO VAMOS!

Se não gostam dele não o convidem para a vossa festa de anos!! Que tal !?

Se acham que colar uns placares nas paredes é demais para um jogador como Dwight, se acham que a cidade está a "baixar as calças" para garantir a sua continuidade, olhem para a comitiva de luxo que os Rockets trouxeram até LA, para o convencer a rumar em direcção ao Texas.

Se o rapaz não merece e eles fazem isto  para garantir os seus serviços, alguém no meio disto tudo está errado.
Pergunto-me quem será!?

Muitos de nós colocamos Kobe antes dos Lakers e só porque vemos Dwight como uma ameaça ao seu trono, queremos enxotá-lo da cidade. 

Se esse é o teu caso, por que equipa vais torcer quando a Black  Mamba se retirar? 
Pelo Inatel?


  • Vamos deixar de fingir que os Lakers ficarão "bem" se Dwight for à sua vida.
  • Vamos deixar de fingir que Kobe irá durar para sempre e que nos conseguirá levar ao título só com Nash e Gasol.
  • E para terminar vamos deixar de fingir que fazemos parte do melhor franchise deste planeta!


Pensado melhor....
Esqueçam o último ponto!


As equipas na corrida para a obtenção do poste mais valioso da NBA são:

GS Warriors - Atlanta Hawks - Dallas Mavericks - Houston Rockets - LA Lakers


ATL não tem neste momento qualquer tipo de hipótese de agarrar o astro, que pelos vistos não demonstra ter vontade de jogar na sua cidade natal.
A única maneira de o arrastar para lá seria com a tão falada parelha entre ele e CP3 mas como o base já renovou com os Clippers essa possibilidade voou pela janela fora. Atlanta não é um candidato ao título, não se encontra num mercado apetecível e não traz qualquer tipo de vantagem monetária por isso acho que podemos descartar este destino.!


GS é outra equipa que só pode garantir os serviços de Dwight Howard na PS3.
A equipa não tem espaço para oferecer um contracto ao poste e está sujeita a que o mesmo peça um Sign and Trade para Golden State.
Será que Dwight quer ir para lá? Não! 
A equipa e o mercado não são os ideais e a concorrência consegue oferecer outras coisas que os mesmos não conseguem.

PS: Quem achava que uma troca que envolva BogutBarnes OU Thompson seria justa para LA tem de largar o sumo de uva.

A pior época dos últimos anos por parte de LAL coincidiu com a melhor época por parte da equipa de GSW e Bogut+Barnes+Thompson+Lee+Jack+ Curry (que até nem joga muito) conseguiram apenas mais 2 vitórias que os tão gozados "LOL".

Dá que pensar na "justiça" que essa troca traria aos LossAfterLoss não é?!

Acham que Houston trocaria James Harden por estes 2?
Acham que os Wolves ou os Knicks trocariam Love ou Melo por estes 2?

Então o quê que vos faz pensar que a troca seria justa se um Howard saudável estará num patamar acima destes jogadores anteriormente mencionados?!
Senso comum por favor!
Fica para a próxima Guerreiros Dourados com calcanhares de porcelana...


Os Mavs de Mark Cuban já andam atrás de Dwight há 3 anos. Lembram-se do projecto 3D? Dirk, Deron e Dwight?

Aquele que fez com que Cuban estourasse com a equipa campeã para tentar apanhar os tubarões?

Acabou por ficar com um balde cheio de esferovite nas mãos e o Ego ferido.
A história acabou de se repetir com CP3 que também estava na lista do Milionário (ou Bilionário sei lá, que bom para ele) e parece que a novela "Dwight"terá o mesmo desfecho. 
Os Mavs têm para oferecer a Howard uma estrela já no trajecto descendente da carreira (como os Lakers só que estes têm 3) e bastante dinheiro para gastar nas épocas vindouras ( como os Lakers, só que LA tem ainda mais dinheiro para gastar).

Houston oferece os mesmos benefícios fiscais e mais uma série de coisas que fazem com que os MAVS não tenham "pedalada" para competir nesta corrida (mesmo que um dos carros à sua frente rebente um pneu). So Sorry but you're dismissied!




Restam-nos os LA Lakers e os pistoleiros Houston Rockets.

Porquê pistoleiros? Porque disparam para tudo o que é lado e correm o risco de ter o mesmo destino que Cuban teve quando tentou agarrar as pombas todas de uma vez só.


Aqui fica a lista de casualidades desta aventura sem fim que têm sido estes  Houston Rockets. Espero não me ter esquecido de ninguém :(

-Carlos Delfino, Aaron Brooks ,Francisco Garcia, Thomas Robinson, Chase Budinger, Luis Scola, Goran Dragic, Kyle Lowry, Patrick Patterson, Marcus Morris, Jordan Hill e pelos vistos Lin e Asik já estão também com o "pescoço na forca".


É a isto que vocês chamam estabilidade?

Conhecem o jogo " A dança das cadeiras"?

Se pusermos 15 porcos espinho (a arder) e dissermos-lhes para fazer essa brincadeira, vamos encontrar lá mais estabilidade do que o que prometem a Dwight em Houston.

Querem mais estabilidade? (Ok, já que insistem)

Costuma-se dizer que "A melhor maneira de prever o futuro é olhar para o passado" e os Lakers têm uma passado preenchido de conquistas e glória.


  • Desde 1980 os Lakers têm 16 finais e 10 anéis.
  • Os Lakers falharam os playoffs 5 vezes desde 1948
  • Os Rockets falharam os Playoffs 8 VEZES desde o ano 2000!
  • A equipa de Houston ganhou 2 series de playoff nos últimos 18 anos!!!
Se Dwight quer ganhar um título existe alguma equipa na NBA que o faça com mais regularidade que LA? 
Existem 2 ou 3 equipas na NBA que se regem pelo lema "CHAMPIONSHIP or BUST!" e os Houston Rockets não são uma delas!
Existe alguma equipa que tenha tanto dinheiro como LAL mas que ainda assim o queria gastar  de maneira consciente? (Sorry NY Knickerbockers). Que raio de nome! 

Mikan, West, Wilt, ,Kareem,Magic, Shaq, Kobe e Dwight!
Esta linhagem de estrelas torná-lo-á num ÍCONE e não apenas num jogador de basquetebol muito bom! Aqui em casa o Landim Sénior conhece o Kobe e Rose. Mas não conhece o Durant que neste momento já produz mais que os dois.
Porque será?! Publicidade

Olhem para Hakeem que na minha opinião é o melhor poste de todos os tempos...
Se Hakeem tivesse feito o que fez em LA, neste momento seria uma autêntica lenda e não apenas "aquele poste com um nome esquisito que é muito bom mas que só ganhou quando o Jordan se reformou ".

Não são vocês que dizem que o Dwight adoraaaaa de atenção? Isto tudo é o quê então?


Falando de basquetebol e daquilo que acontece dentro de campo, a onda de hipocrisia dispara.
Eu sei que sabe bem ver LA perder riam-se enquanto podem. Eu sei que se LA perdesse Dwight Howard seria para muitos de vocês a cereja no topo do bolo depois de uma época infernal.

Eu posso-vos dizer que antes da época fiz a previsão animalesca em que LA seria a melhor ou a segunda melhor equipa da NBA e engoli todas as palavrinhas que escrevi nesse texto inflamado, uma por uma.

Mas venderem-nos a ideia de que esta época foi a regra e não a excepção dizendo que para o ano (mesmo com Dwight) LA vai estar a lutar para chegar aos playoffs é ir longe demais.
Eu tenho uma pergunta para vocês:



Não têm vergonha de dizer  que Houston tem uma equipa melhor que LA quando estão a discutir sobre basquetebol com os vossos amigos?
Para quem não reparou os "LOL" mesmo a gatinhar acabaram com um recorde melhor que os Rockets e na 2ª metade da época (a seguir ao jogo all star) tiveram o 4º melhor recorde da liga.
É aqui que começa a hipocrisia! Vamos lá olhar para algumas das contradições que me têm feito alguma confusão nas últimas semanas:


"O Lin é Overrated"
Agora já é uma peça bastante importante se os Houston conseguirem Dwight.

"O Chandler Parsons é um jogador com um FUTURO promissor"
 Agora já é quase uma estrela e será parte do Big 3 caso D12 aterre no Texas.

"Dwight devia ir embora porque o Nash e o Gasol são velhos e o Kobe vem de uma lesão no tendão de Aquiles."
Isto não faria com que Dwight fosse o nr 1 da equipa como ele tanto quer ?

"Dwight tem de sair porque os Lakers este ano vão ser a mesma nódoa que no ano passado. Não têm plano para o futuro como os Houston têm com Harden"
Segundo as minhas fontes o nosso plano para o futuro chama-se: "VamosRoubaraEstrelaDaTuaEquipaNoVerãoDe2014 PorqueTemos$30MilhõesParaGastar"

"Kobe e Dwight não se dão. Estão sempre às turras porque não podem haver 2 Alpha Males na equipa"


Dá para ver....
"Howard não quer jogar com um jogador exterior que esteja com a bola na mão tanto tempo como Kobe "
 Sinceramente só podem estar a gozar. 
(Tenho aqui ao meu lado um sujeito barbudo chamado JAMES HARDEN e ele está a mandar cumprimentos.)

"Em Houston ele seria o ponto principal do ataque porque tem atiradores à sua volta e será o único a jogar no interior"
 Ser o ponto principal do ataque não quer dizer que ele acabe a maior parte dos ataques com um lançamento. Em Orlando por exemplo ele era usado para atrair double teams e depois cuspir a bola para fora, onde os atiradores estavam a espera. Como 90% dos postes da NBA não conseguem defender Howard 1vs1 onde é que acham que as equipas vão fazer doubles? No Lin? 
James Harden continuará a ser a 1ª opção no ataque!




"Howard terá mais possibilidades de vencer em Houston porque tem uma equipa jovem."
  Quantas equipas jovens é que ganharam um título da NBA nos últimos 20 anos?
Eu espero... Sentado para não me cansar...


"Dwight Howard é um jogador imaturo e ficaria melhor numa equipa onde não houvesse ninguém do seu status para o confrontar."
Então estão me a querer dizer que D12 no meio de veteranos com carreiras muito mais consolidadas que a sua é indisciplinado mas teria muito mais cabeça numa equipa de putos  jovens onde os 3 melhores jogadores nem 25 anos têm?
Uau...


"O sistema de MDA não encaixa na maneira como Dwight quer jogar!" 
  1.  Façam-me um favor. 
    Sempre que um amigo vosso usar as palavras RUN & GUN ou 7 SECONDS OR LESS para explicar aquilo que Mike D'Antoni implementou nos Lakers mandem-no para o %$#&  NBA League Pass e mostrem-lhe alguns jogos. 
    Já se está a tornar ridícula a insistência numa coisa que nem sequer está a ser usada..
  2.  Dwight é um pick & roll player e Mike D'Antoni construiu a sua carreira em torno do ___&___. (pista: duas palavras, a 1ª rima com Sic e a 2ª com Sol)
  3. Dwight Howard quer jogar de costas para o cesto e apesar das más línguas que dizem que ele não tem toques suficientes no poste baixo, ele foi o jogador que mais post ups fez em toda a NBA.

Monetariamente eu posso ver 30 milhões de razões pelas quais ele ficará em LA (se é que me faço entender). Os Lakers podem oferecer mais um ano de contracto que os Houston Rockets e aumentos anuais maiores do que a equipa do Texas lhe poderá proporcionar.

Outro dos factores monetários em que os Lakers têm  vantagem em relação à concorrência é que os mesmos podem pagar adiantado.
Muito pouca gente sabe eu sei porque eu e o Shaq temos o mesmo contabilista mas Shaq e Kobe receberam grande parte dos seu salários antes de entrar em campo sequer e isso pode ser extremamente importante nestas negociações.

Olhando para D. Rose e para o seu contracto de $200M com a Adidas respondam-me a isto:
Onde é que acham que a marca quer que Dwight assine e onde é que acham que ele vai receber mais dinheiro da mesma? "Mas, mas, mas, Houston é a 4ª maior cidade dos EUA".
Se o Dwight não for um Cowboy nos tempos livres, não sei para quê que ele quer tanto espaço coberto de pó.

A imprensa na Califórnia adora uma personagem carismática que possa ser vendida ao público e Dwight encaixa no perfil (link). Numa Era onde os jogadores fazem mais dinheiro em publicidade do que propriamente a jogar, acham que não faz diferença nenhuma?

E que tal um show de TV? Parece que a Time Warner Cable, que assinou um contracto de 3 mil milhões de $ com os Lakers, prometeu a Dwight um show de TV se o mesmo continuar na cidade. Ajuda a limpar a imagem do astro não acham? (Cá para mim vão ser desenhos animados).


E aqui deixo a minha principal razão pela qual acho que Dwight vai vestir de Purple and Gold na próxima época.
Um motivo tão ou mais importante que o dinheiro, mais importante que os títulos, mais importante que o clima, a cidade, os colegas de equipa, publicidade ect...

Sabem o quê que acontece quando as crianças por curiosidade, tocam no forno e queimam o dedo sem querer?
99% dessas crianças nunca mais vai cometer o mesmo erro.

Mas por acaso há alguém que ainda não pensou na possibilidade dele ter
aprendido com os erros que cometeu?

Dwight Howard por mais que seja imaturo não é criança nenhuma e  a sua imagem deu um tombo gigantesco depois do Dwightmare

Aquele gigante que era sem dúvida uma das personalidades mais queridas da NBA e que encantava os fãs com seu sorriso contagiante, já não existe.

Desde que Lebron deixou de ser o saco de pancada da NBA com muita pena minha, Dwight tomou o seu lugar como "Vilão" e os fãs da liga (assim como fizeram com Lebron) começaram a usar razões "extra basquetebol" para tentar encontrar falhas no seu jogo.

"Não tem estofo, não tem espírito de campeão, nunca ganhará um título, nem sequer no top 10 de jogadores está, entre muitos outros" Tudo isto era dito para atacar Lebron e agora serve para atacar Superman.
Entre os fãs da NBA existem mais psicólogos formados que passam a vida a falar de "estofo e coisas" do que falar do lindo jogo que é o basquetebol! Isso deixa-me fo$%&$ triste!

Dwight olha para o espelho retrovisor e vê a altura em que era amado por todos nós...
Dwight olha para o lado e vê James que há 15 meses atrás era  LeBronze e agora é LeGold!!
Dwight olha para Nate Robinson que era o seu companheiro de palhaçadas no concurso de afundaços e vê que enquanto a sua imagem sofreu um AVC, a de Nate continua lá no alto.
Dwight olha para o Dwightmare e vê que aquela decisão mudou a sua vida....
E com isto tudo vocês acham que o Super Homem vai-se submeter de novo ao mesmo processo?
Acham mesmo que ele vai embora ou isso é tudo vontade de ver LA perder?


Vencer cura tudo e Dwight Howard se quer beber da poção mágica, tem de aceitar o seu destino.
Quantos jogadores desde calibre já disseram que não aos Lakers e se puseram a andar?
.................

Então não será este o primeiro!
Mikan-West-Wilt-Kareem-Magic-Shaq-Kobe-Dwight



PS. Se ele por algum motivo for embora, podem-me encontrar ali na ponte Vasco da Gama com uma garrafa de licor na mão, praticando o meu 2º desporto favorito:

Bungee Jumping sem corda .....



#IBleedPurple&Gold #Tank4Wiggins






…Or Should I Go?


Toda a lógica e mais alguma diz que Dwight Howard deve renovar contrato com os LA Lakers. São várias as razões que suportam esta visão do futuro do D12 mas será mesmo assim? Toda a lógica diz que ele deve ficar? Não. Também há motivos lógicos pelos quais ele pode sair. E a verdade é que ele está aberto a ouvir propostas...



1º Dinheiro, Dinero, Money, Argent, Soldi, Geld!


Aquela que é apontada como a razão mais importante para Howard ficar em LA é o dinheiro. 
E porquê? Porque a regra manda que os jogadores (e os seus agentes) optem por mais dinheiro. Não é normal deixar dinheiro na mesa de negociações. Sim, podemos argumentar que o Big 3 de Miami deixou dinheiro em cima da mesa para assinarem todos por Miami, mas isso é a excepção, não a regra. 
E em números (dadas as especificidades dos Bird Rights), os Lakers podem oferecer 5 anos de um contrato máximo com aumentos anuais de 7,5% enquanto outra qualquer equipa pode oferecer 4 anos de um contrato máximo com aumentos de 4,5%Isto quer dizer que os Lakers podem oferecer cerca de $118M enquanto a outra "apenas" pode oferecer cerca de $88M.
Ora, estes $30M são apontados como uma razão para o D12 não sair de LA. Mas eu digo que isto não é efectivamente um factor. Digamos que uma equipa como os Mavs ou os Rockets, duas equipas apontadas como interessadas no jogador:




Diferença de $30M, certo? Errado


Na Califórnia, os impostos pesam mais aos ricos. E há taxas sobre o que o Howard ganharia em LA. Impostos esses que são zero (0) no Texas. Existem mais algumas particularidades aqui que não interessam explicar mas a conclusão é que jogando em LA, o Howard no final do contrato pagaria cerca de $15,7M em impostos. E jogando no Texas pagaria 600m. Ou seja, afinal não são 30 milhões que ele deixaria em cima da mesa mas metade…
Mais, comparando períodos iguais (em La ganharia cerca de $91M e ), os quatro anos de contrato em LA teria um peso fiscal de cerca de $12M perante 600m no período homólogo no Texas. Ou seja, após impostos, o Howard em quatro anos ganharia mais $8M a jogar pelos Rockets do que pelos Lakers.

Mas tem a questão de LA poder oferecer mais um ano de contrato. Mas esse ano entra nas contas? De certeza? Então vamos lá ver. O quinto ano de contrato renderia ao Dwight $25,3M após impostos e tirando a vantagem que os quatro anos dão em termos salariais a jogar no Texas (cerca de $8M), faria com que a vantagem de ter um quinto ano em LA seria de cerca de $17M. Tendo isto em conta tenho uma pergunta: não compensaria ao Dwight Howard fazer apenas 4 anos de um qualquer contrato que assine agora, para depois, com menos um ano nas pernas poder assinar um contrato melhor, mais longo que o beneficie no longo prazo? Tal como os recentes exemplos do Andre Iguodala ou do Monta Ellis? 
Do meu ponto de vista, o 5º ano de contrato não é assim tão importante. Não o suficiente para travar uma qualquer saída.

2º Volatilidade Pessoal (Dwightmare)


Howard sempre foi conhecido como um grandalhão bem-disposto, sempre com um sorriso nos lábios. Boa disposição essa, que por muitos é confundida (erradamente, penso eu) como falta de profissionalismo. Mas, de qualquer maneira, D12 é um jogador muito particular que durante um ano (a época do lockout), levou ao desespero os fãs dos Magic com as suas indecisões. Exigiu ser trocado, entregou uma lista de destinos (Lakers, Mavericks ou Nets), fez com que o seu treinador fosse despedido




e no final de tudo isto, abdicou da opção que tinha para sair do último ano de contrato apenas para depois chegar ao final da época e voltar a pedir para sair (o que aconteceu, para os Lakers). 

Ora isto mostra o quão volátil é D12.
As razões para isto acontecer podem até não ser inteiramente por causa dele, mas tudo reflecte-se nele. E ninguém pode dizer que o Dwight Howard é um jovem equilibrado, ponderado e que sabe o que quer. Quem disser isso ou não tem acompanhado a NBA no ano e meio passado ou não está a ser sério, ou então é fã dos Lakers e está a entrar no Wishfull Thinking. E isto o que tem a ver com a continuidade dele em LA? Se calhar nada. Se calhar tudo. E porquê?

Os Lakers são uma das (senão “a”) maiores franchises da história da NBA. É vista como uma entidade ganhadora num mercado grande e reluzente. Tudo isto é verdade. E isso faria pressupor que, se os Lakers quisessem renovar com um jogador seu, renovavam e pronto, porque um jogador dificilmente encontraria uma situação melhor e só a grandeza da instituição já convenceria o jogador. Eu acho que isso tem um fundo de verdade. No entanto, isso funciona mais facilmente com um jogador normal. E o Howard é especial. Especialmente volátil. Especialmente indeciso. Isto fará com que ele saia de LA? Não estou a afirmar isso. Mas estou a afirmar que, embora noutras situações isso fosse impossível, neste caso, ninguém pode dizer isso. E isso é uma esperança dada às equipas que querem-no fora de LA.

3º Liderança



Dwight Howard quer ser The Man. Nas suas próprias palavras, disse que quer ser um grande líder. O “main event”. Sonha estar numa posição de ser ele a levar a sua equipa ao título como muitos Big Men antes dele o fizeram (e em LA há uma linhagem deles). Mas o Dwight Howard não é “The Man” em LA. Os Lakers ainda são a equipa de Kobe Bryant mesmo com a lesão no calcanhar de Aquiles. A Black Mamba já disse que quer jogar mais dois anos. O Dwight quando foi apresentado disse que queria aprender com Kobe a ser um grande líder. Mas a questão é, quando ele chegou, o Kobe tinha mais dois anos de contrato. Ainda é assim, mas o Kobe já fala em jogar mais um. Estará Dwight disposto a esperar mais dois anos antes de ser “The Man in LA”? Se calhar sim. Mas isso não é um slam dunk de maneira nenhuma. E esta busca por liderança pode lançar dúvidas na mente de Howard.

4º Projecto desportivo


LA tem uma equipa cheia de nomes. Quatro starters têm grande hipóteses de serem Hall of Famers e caso as lesões não tivessem assolado a época dos Lakers, a equipa poderia ter tido uma deep run nos Playoffs. Mas, à entrada para a época 2013/2014 que equipa é essa?


PG Steve Nash 39 anos
SG Kobe Bryant 35 anos
SF Metta W. Peace 34 anos
PF Pau Gasol 33 anos
C Dwight Howard 27 anos

Bem, esta é uma equipa recheada de talento em ambos os lados do campo mas há coisas que simplesmente não podemos ignorar. 
Steve Nash é um excelente jogador e para mim dos melhores PGs de sempre. Mas vai fazer 40 anos durante a próxima temporada. Kobe é um dos melhores de sempre, mas vem de uma lesão no calcanhar de Aquiles  Embora guerreiro como ele é está a recuperar dessa lesão grave com 34 anos. Metta World Peace já foi dos maiores especialistas defensivos da liga. Palavra-chave é “foi”. Pau ainda é um Big Man com muita qualidade mas a idade também não perdoa. E depois há o Howard. Resta acrescentar que a flexibilidade este ano é pouca em LA e não há draft picks. Talento existe. Mas é preciso comparar as expectativas que existiam o ano passado e acrescentar um ano a todos os jogadores.
Tudo isto está na mente de Howard!!!



Outro pormenor do projecto desportivo de LA. Não existe flexibilidade financeira este verão, mas haverá no próximo. Em 2014/2015, apenas Steve Nash tem contrato. Dependendo do que querem dizer as palavras de Bryant, quanto a jogar em 2014/2015, talvez seja possível juntar a Howard e ao backcourt veteraníssimo, um max player. Alguém como Lebron, por exemplo… Mas será isto exequível? Não sei. E a questão de liderança de D12 não será afectada em caso de mais galos sejam adicionados ao plantel? Potenciais ameaças à liderança de Howard na free agency de 2014 (algo extremamente provável de acontecer) não estará também na mente do poste?



MAS existem alternativas desportivas melhores para Dwight Howard do que uma equipa de Hall of Famers numa big franchise? É uma questão de opinião. Eu acho que existe.
Chama-se Houston Rockets. Uma equipa residente no “tax zero” state que tem uma das mais jovens e excitantes equipas (diferente de melhores) da NBA. 
E o que poderá essa equipa oferecer ao Howard em termos de projecto desportivo? Ora bem, os Rockets têm um dos melhores jogadores da Liga da actualidade, um jogador jovem que está ansioso por aliar-se a outra estrela para competir pela NBA. Obviamente, falo de James Harden. Um jogador que não se importaria de deferir a liderança do franchise àquele que é considerado por muitos como o melhor center da liga. E que mais? Bem, tem uma equipa jovem que joga bem e com um jogador como o Howard é fácil acreditar que serão candidatos a mais do que a primeira ronda dos playoffs. Chandler Parsons está a transformar-se num excelente small Forward (um dos steals do seu draft) e o Jeremy Lin e o Omer Asik são jogadores capazes. O turco, dada a boa época que fez, até pode ser trocado com o intuito de retocar uma equipa já de si intrigante.
No ano passado foram a segunda equipa da Liga a marcar mais pontos. No entanto foram a 28ª que mais pontos sofre. Não será difícil de adivinhar que, embora tenha um Center que defende bem, juntando à equipa o Center que melhor defende, haverão sempre melhorias que facilmente a tornarão numa equipa mais difícil de bater…
E, ao contrário dos Lakers, é uma equipa jovem que não vai ter de mudar o roster todo no final deste ano. É uma equipa que pode dar ao Howard o que ele pretende (um espaço onde ele possa liderar a sua equipa aos anéis)? Creio que sim. Creio que é possível.
Para além de tudo isto, em Houston, Howard vai encontrar um ambiente mais descontraído (em comparação com LA, claro), algo que tudo tem a ver com a sua personalidade, onde não terá uma herança pesada por cima dos seus ombros, uma herança de nome complicado: MikanWiltKareemShaq!!!  

Existem motivos para Dwight Howard ficar em LA? Existem sim. Mas também existem razões mais do que suficientes para que ele queira sair…





Será que os fãs dos Los Angeles Lakers também terão de fazer uma música destas para D12??? 



Talvez nem ele saiba ainda, por isso não percam o próximo episódio porque nós também não....






13 comentários:

  1. Demorou a sair do forno, mas adorei!


    continua o bom trabalho Landim ;)

    ResponderEliminar
  2. landim eu axo q foste um bocado fanboy e hater ao msm tempo, o hakeem n é conhecido por aquilo q tu disseste ele é conhecido pk nunca se tinha visto um poste tão rápido e versátil como ele.
    e quanto ao melhor franchise do planeta eskeces te dos celtics que tem mais titulos q os lakers e q foram às finais menos vezes.
    e axo que devias ter cuidado com oq dizes sobre os gsw, "calcanhares de porcelana" mas acabaram com um melhor recorde q os teus lakers e foram mais longe nos playoffs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. -Depois de Kobe e a par de Nash, Hakeem é o meu jogador favorito.

      Quanto ao resto prefiro não comentar.
      Obrigado pela leitura ;)

      Eliminar
  3. Eu se fosse o Howard ficava em LA, como sou adepto dos Heat, e não gosto particularmente dos Lakers, espero que saía.

    PS: Isto é um elogio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com sorte ainda assina com Miami pelo contracto mínimo ;)

      Eliminar
  4. boas

    sendo fan dos heat,gostaria que ele saisse...como adepto da nba,gostaria que ele fikasse....se eu fosse o DH12....FICARIA!
    bom post!!!

    nezzi atm

    ResponderEliminar
  5. Gostei do tom arrogante com que escreveste isto.
    Engraçado e diferente dos artigos aborrecidos que encontramos por ai lol.

    Bom trabalho mas o João tem razão, ele vai sair ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não vai lol.

      Obrigado pela leitura e pelo elogio Kidd ;)

      Eliminar
  6. Bom artigo! Duas perspectivas bem fundamentadas que demonstram que a decisão quanto ao futuro de Dwight Howard é tudo menos óbvia!

    ResponderEliminar
  7. Quem é o Carlos Garcia?

    ResponderEliminar